Apresentação

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A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.

Certificações e Encaminhamentos*

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Registro Profissional.

Conteúdo Programático

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    ÁUDIO FUNDAMENTOS

  • A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
  • Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z
  • Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência
  • Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco
  • Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação
  • Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas

    ÁUDIO EQUIPAMENTOS E APLICAÇÕES

  • Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
  • Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia
  • Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
  • Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
  • Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
  • Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
  • Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
  • Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

    GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE RF

  • Sistemas de Transmissão e Recepção
  • Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência
  • Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch
  • Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores
  • Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo
  • Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas

    ÁUDIO PARA TV E CINEMA

  • Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras
  • Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3x1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)
  • Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático

    TÉCNICAS DE CAPTAÇÃO DE ÁUDIO

  • Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual - Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track
  • Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca
  • Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code
  • Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição

    WORKSTATIONS DE ÁUDIO

  • Apresentação das DAWs (Digital Audio Workstations): Pro Tools | Logic | Studio One | Sonic Solutions | Nuendo
  • Sistemas de Gravação: Hardwares – montagem | Softwares – configurações, principais diferenças entre as DAWs (suas ferramentas, características no processo de gravação)
  • O Pro Tools: Prática de Gravação | Prática de Edição

Endereços

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Por que estudar no IATEC?

  • AMBIENTE VIRTUAL AVA PARA SUPORTE AOS ALUNOS
    Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.
  • PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR
    A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
  • ÁREA DE OPORTUNIDADES PARA ALUNOS
    Site exclusivo para cadastro e divulgação de vagas de trabalho e estágio entre Alunos e Empresas credenciadas ao IATEC.

Conheça seus professores

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Carlos Roberto Pedruzzi

Carlos Roberto Pedruzzi


Como Diretor do IATEC desde a sua fundação, e agora como professor.

Engenheiro de Telecomunicações, consultor e operador de sistemas de sonorização.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillons em Copacabana, Rock in Rio, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Simone, e atualmente para Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá, Quarteto do Rio, João Donato, Paula Morelenbaum.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Eduardo La Cava

Eduardo La Cava


Bacharel em Cinema e Engenharia Elétrica, Eduardo La Cava é atualmente sonoplasta da TV Globo.

Trabalhou na recuperação dos primeiros discos de 78 RPM prensados no Brasil para o renomado projeto Casa Édison, lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Também foi profisisonal da Rob Filmes, fazendo a finalização de comerciais para as salas de cinema..

Fred Junior

Fred Junior


Técnico de gravação, PA e proprietário da JM Sonorizações. Começou profissionalmente com áudio em 1990 no Studio K, Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991/1992), Banda Bagabalô (Reggae sem Fronteiras) e Banda Usina Pop (Usina Pop).

Em sonorização, como técnico de PA e técnico de monitor trabalhou com: Banda Auê, The Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zé da Velha e Silvério Pontes e Zélia Duncan, entre outros. Foi também o responsável técnico pelos espetáculos Tralalá –100 anos de Lamartine Babo (direção Ricardo Cravo Albim) e As Violetas Voltaram. É professor do IATEC desde 2001 e leciona nos cursos PET Sistemas de Sonorização, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Técnicas de Sonorização.

João Mugrabi

João Mugrabi


Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos a grandes eventos.

Além de instrutor do IATEC, presta serviços na área de áudio para o jornalismo do SBT Rio, além de atuar como técnico de som em diversos shows e eventos.

João Vicente

João Vicente


Há 15 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização. Atualmente fazendo o P.A. da banda Benditos e monitor da cantora Zélia Duncan.

Trabalhou em empresas como Mac Audio, BKS Audio; e com diversos artistas como: Beth Carvalho, Lobão, Latino, Emílio Santiago, Hamilton de Holanda, entre outros.

Paulo Ferreira

Paulo Ferreira


Trabalha há 16 anos na Rede Globo em pós-produção. Atuou como produtor de áudio em novelas e minissérie como Kubanacan, Senhora do Destino, Celebridade, Malhação, Cobras e Lagartos, Hoje é dia de Maria 1 e 2, Queridos Amigos, Conexão Xuxa, Caldeirão do Huck e Amazônia entre outras. Ministrou a palestra “Como despertar a atenção do consumidor utilizando os recursos do áudio”, na Universidade do Vale do Paraíba. Participou também do 6º Festival de Cinema Vídeo e D Cine de Curitiba em 2002 tratado do assunto Áudio na Pos –Produção e do I Encontro Nacional dos Profissionais do áudio, 19º Seminário Técnico Nacional em 1999.

Marcio Reis

Marcio Reis


Marcio Reis é Técnico de PA, Engenheiro de Gravação e professor do IATEC.

Já trabalhou com artistas do gabarito de Leila Pinheiro, Leo Gandelman, Pepeu Gomes e Lulu Santos, entre outros; e em eventos de peso, como Reveillon de Copacabana, Encontro do Papa com as Famílias, Bossa Nova – 50 anos e Festival Chapada in Jazz.

Renato Muñoz

Renato Muñoz


Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma Xef Sound (Rio de Janeiro). No ano seguinte, assumiu o PA da cantora Elba Ramalho, onde trabalhou até 1997. Entre 1993 e 1998, trabalhou no Estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu e Marisa Monte, entre outros. Em 1997, assumiu o PA do Barão Vermelho e depois também o PA do Frejat em seu projeto solo, quando foi responsável pela gravação e mixagem dos dois discos do cantor. Ganhador do prêmio profissional de PA do ano, também prestou serviços para a firma de sonorização Lang Brothers.

Stephanye Correa

Stephanye Correa


Diplomada no Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio do IATEC, frequentou a Berklee College of Music e é formada pela Britsh Council (Reino Unido) em curso de capacitação técnica para profissionais na área de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. Já atuou como Operadora de som no Teatro Maison de France; SESC Copacabana, Teatro Carlos Gomes, entre outros.

Ricardo Gama

Ricardo Gama


Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o responsável pelo desenho de áudio de diversos programas da linha de shows como Esquenta, TV Xuxa, entre outros. Como sonoplasta, trabalha na TV Globo desde 1995 em programas como Angel MIX, Domingão do Faustão, Toma lá da cá, Criança Esperança, BBB (2 ao 11), eventos especiais e musicais como 100 anos de MPB, Festival dos Festivais, Roberto Carlos, Visita do PAPA, varios Carnavais, Rock in Rio e SWU, entre outros. Trabalhou na TV Manchete gravando trilhas para novelas e programas como Pantanal (incidentais), Cabaré do Barata, Um Toque de Classe, além de diversos Carnavais. Trabalhou no Estúdio F/AVERT Produções, como técnico de gravação, e na LABOTEC como técnico de PA/FOH em shows como Seis e Meia, Teatro Carlos Gomes, no Projeto Luz do Solo, e eventos corporativos. Estagiou na Intersong/Polygram e foi técnico de manutenção da Taito Fliperamas.

Investimento

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