Apresentação

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Para se estabelecer no mercado de produção musical é fundamental uma formação que forneça o conhecimento necessário da teoria e das práticas de trabalho em técnicas de gravação, edição, mixagem e masterização, além do domínio de softwares específicos.


A Especialização em Produção Musical proporciona esta formação completa, com diversas disciplinas que abordam as múltiplas etapas da produção. Com um bom conhecimento da teoria e da prática relativas ao assunto, um novo mundo abrirá suas portas. Há um vasto mercado de trabalho na área, que envolve estúdios de gravação, rádio, TV, gravadoras, Igrejas, e produtoras de artistas.

Certificações e Encaminhamentos*

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Registro Profissional.

Conteúdo Programático

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    ÁUDIO FUNDAMENTOS

  • A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
  • Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z
  • Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência
  • Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco
  • Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação
  • Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas

    ÁUDIO EQUIPAMENTOS E APLICAÇÕES

  • Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
  • Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia
  • Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
  • Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
  • Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
  • Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
  • Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
  • Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

    MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO

  • Mixagem: Fluxograma de trabalho | Edição | Fase | Monitoração – Níveis de SPL na Mix, Calibração L/R + Sub, Referência | Distribuição Espacial, as 3 dimensões – 1ᵃ dimensão (pan, estéreo expander, dobras), 2ᵃ dimensão (EQ, regiões de frequências e suas características, interrelações entre regiões de frequências, regras básicas, EQ em uso na mix) | 3ᵃ dimensão (ambiência, compressão, layers, summing mix, interfaces digitais, preparando o Master)
  • Masterização: Fluxograma de Trabalho | EQ | Dinâmica – compressão básica, compressão multibanda, compressão paralela | Decodificação M/S | Finalizando a Master

    TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO

  • Introdução: Preparação | Equipamentos | Instrumentos | Ambiente | Limpeza | Marcações
  • Fluxo de Trabalho: Gravando a banda inteira ao mesmo tempo | Gravando uma guia com os instrumentos primeiro, depois re-gravando os instrumentos individualmente | Gravando alguns instrumentos essenciais (Bateria, Baixo, Guitarra e Voz) primeiro, e depois os outros individualmente | Gravando os instrumentos individualmente, sobre uma guia pré-gravada
  • Equipamentos: Pre-amplificação | Estrutura de ganho | Equalização | Compressão | Escolha do microfone Técnicas de Microfonação: Posicionamento do microfone | A fase | Técnicas de captação estéreo - Coincidente (X-Y), Semi coincidente (ORTF), Espaçado (AB), M/S
  • Microfonando Instrumentos: Bateria | Baixo acústico | Baixo elétrico | Violão | Guitarra | Bandolim/Cavaco | Cordas | Metais | Piano acústico | Percussão | Vocais e Locução

    WORKSTATIONS DE ÁUDIO

  • Apresentação das DAWs (Digital Audio Workstations): Pro Tools | Logic | Studio One | Sonic Solutions | Nuendo
  • Sistemas de Gravação: Hardwares – montagem | Softwares – configurações, principais diferenças entre as DAWs (suas ferramentas, características no processo de gravação)
  • O Pro Tools: Prática de Gravação | Prática de Edição

Detalhes

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Carga horária

153 horas


Dias e Horários

Segunda a sexta
18h45 às 21h45

Local

Sede do IATEC
(Centro do Rio de Janeiro)

Início

24/06/2019


Por que estudar no IATEC?

  • BIBLIOTECA
    Farto material para pesquisa de alunos e professores. São aproximadamente 1.400 obras em seu acervo, composto por revistas, livros, CD’s, VHS’s, DVD’s.
  • AMBIENTE VIRTUAL AVA PARA SUPORTE AOS ALUNOS
    Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.
  • PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR
    A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
  • ÁREA DE OPORTUNIDADES PARA ALUNOS
    Site exclusivo para cadastro e divulgação de vagas de trabalho e estágio entre Alunos e Empresas credenciadas ao IATEC.

Conheça seus professores

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Carlos Roberto Pedruzzi

Carlos Roberto Pedruzzi


Como Diretor do IATEC desde a sua fundação, e agora como professor.

Engenheiro de Telecomunicações, consultor e operador de sistemas de sonorização.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillons em Copacabana, Rock in Rio, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Simone, e atualmente para Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá, Quarteto do Rio, João Donato, Paula Morelenbaum.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Ezio Filho

Ezio Filho


Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em projetos como o de recuperação de discos de 78RPM no Instituto Moreira Salles (no qual também fez o projeto e instalação dos equipamentos de recuperação), em discos de artistas como Os Cariocas, Wanda Sá, Kleiton e Kledir, songbook Edu Lobo, entre outros.

Também faz projetos de acústica, como o do H1 Produções e Estúdio (Portugal), entre outros, além de compostor de trilhas sonoras para TV e publicidade.

Baixista e diretor musical da cantora Zélia Duncan desde o início da carreira. Como músico já trabalhou com artistas como Tim Maia, Edu Lobo, Djavan, Leila Pinheiro, entre outros.

Fred Junior

Fred Junior


Técnico de gravação, PA e proprietário da JM Sonorizações. Começou profissionalmente com áudio em 1990 no Studio K, Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991/1992), Banda Bagabalô (Reggae sem Fronteiras) e Banda Usina Pop (Usina Pop).

Em sonorização, como técnico de PA e técnico de monitor trabalhou com: Banda Auê, The Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zé da Velha e Silvério Pontes e Zélia Duncan, entre outros. Foi também o responsável técnico pelos espetáculos Tralalá –100 anos de Lamartine Babo (direção Ricardo Cravo Albim) e As Violetas Voltaram. É professor do IATEC desde 2001 e leciona nos cursos PET Sistemas de Sonorização, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Técnicas de Sonorização.

João Mugrabi

João Mugrabi


Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos a grandes eventos.

Além de instrutor do IATEC, presta serviços na área de áudio para o jornalismo do SBT Rio, além de atuar como técnico de som em diversos shows e eventos.

João Vicente

João Vicente


Há 15 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização. Atualmente fazendo o P.A. da banda Benditos e monitor da cantora Zélia Duncan.

Trabalhou em empresas como Mac Audio, BKS Audio; e com diversos artistas como: Beth Carvalho, Lobão, Latino, Emílio Santiago, Hamilton de Holanda, entre outros.

Lucas Ramos

Lucas Ramos


Professor certificado pela Apple (Apple Certified Trainer) e pela Ableton (Ableton Certified Trainer). Graduação em Engenharia de Áudio na School of Audio Engineering (SAE), em Bancoc, Tailândia; Tecnologia de Gravação e Produção Fonográfica na Universidade Estácio de Sá e certificação de Operador de ProTools pela Digidesign (Nova York, EUA).

Foi professor de engenharia de áudio na School of Audio Engineering, em Bancoc, Tailândia (2007). Hoje, atua na área de trilhas sonoras e pós-produção para TV e cinema. Além disso, trabalha como professor no IATEC (Ableton Live, Logic, Técnicas de Gravação, entre outros cursos), e escreve duas colunas mensais para a revista Áudio Música & Tecnologia, sobre Ableton Live e Home Studios (Em Casa).

Marcio Reis

Marcio Reis


Marcio Reis é Técnico de PA, Engenheiro de Gravação e professor do IATEC.

Já trabalhou com artistas do gabarito de Leila Pinheiro, Leo Gandelman, Pepeu Gomes e Lulu Santos, entre outros; e em eventos de peso, como Reveillon de Copacabana, Encontro do Papa com as Famílias, Bossa Nova – 50 anos e Festival Chapada in Jazz.

Renato Muñoz

Renato Muñoz


Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma Xef Sound (Rio de Janeiro). No ano seguinte, assumiu o PA da cantora Elba Ramalho, onde trabalhou até 1997. Entre 1993 e 1998, trabalhou no Estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu e Marisa Monte, entre outros. Em 1997, assumiu o PA do Barão Vermelho e depois também o PA do Frejat em seu projeto solo, quando foi responsável pela gravação e mixagem dos dois discos do cantor. Ganhador do prêmio profissional de PA do ano, também prestou serviços para a firma de sonorização Lang Brothers.

Stephanye Correa

Stephanye Correa


Diplomada no Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio do IATEC, frequentou a Berklee College of Music e é formada pela Britsh Council (Reino Unido) em curso de capacitação técnica para profissionais na área de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. Já atuou como Operadora de som no Teatro Maison de France; SESC Copacabana, Teatro Carlos Gomes, entre outros.

Vânius Marques

Vânius Marques


Com sólida formação acústica, trabalhou com os maiores artistas da MPB. É especialista em gravações, mixagens, masterizações, restaurações, engenharia de shows, áudio para cinema e mixagem 5.1, bem como em consultoria, treinamento e cursos na área de áudio. Em 2000, recebeu dois prêmios Grammy Latino como engenheiro de gravação, com Zeca Pagodinho ao vivo (Melhor álbum de samba/pagode) e com Livro, de Caetano Veloso (Melhor álbum de música popular brasileira). Gerenciou e coordenou a área de áudio de estúdios e gravadoras como Sony Music, Continental Chantecler, Master Estúdio, Audiotech Edições Musicais, Vison Digital, Companhia dos Técnicos, AR e Blue Estúdio. Aperfeiçoou-se em tecnologia digital (PCM F1, Adat, DA88, Sonic Solutions e Pro-Tools). Hoje, mixa e masteriza em seu próprio estúdio, Artes Associadas (www.artesassociadas.com.br), além de prestar serviços e atuar em parceria com grandes músicos e estúdios.

Wagner Pedretti

Wagner Pedretti


Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio Engineering Society (AES). Atua na área de soluções acústicas para templos, estúdios e ambientes diversos. Formou mais de 60 turmas – aproximadamente mais de 700 alunos, ministrando as matérias: Pro Tools, Técnicas de Sonorização, Áudio Básico e Edição, Mixagem e Masterização. Dentre seus alunos, destacam-se Mario Jorge Bruno (técnico e sócio da Companhia dos Técnicos), Vinni (cantor), Alex Meirelles (tecladista do Cidade Negra) e Lazão (baterista do Cidade Negra). Executou mais de 2.000 shows como técnico de PA ou monitor nas maiores casas de show do Brasil, como Canecão, Apoteose, Maracanãzinho, Credicard Hall, Siará Hall, Chevrolet Hall, Rio Sampa e Mineirinho. Trabalhou como técnico de PA, técnico de monitor ou engenheiro de gravação com os artistas Fernanda Brum, Tutuca Borba (Roberto Carlos), Sergio Knust (Yahoo), Nill (ex-Dominó), Chris Duran, Eyshila, Marina de Oliveira, Voices, 4 por 1, Alda Célia, Jozziane, Marquinhos Gomes, Elaine de Jesus, Raissa e Ravel, Projeto Vida Nova de Irajá, Marco Aurélio, Celina Borges, Adriana, Projeto Vida Nova Parque fluminense, Canta Brasil 500, Canta Rio, Embaixada do Reage, Regis Danese, Banda Doulos, Alfalife, Marcos Góes, Grazy Maia, Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, Banda Pódium, Igreja Batista Nova Filadélfia, Igreja Batista Fonte da Vida (PR), Igreja Batista Nova Ebenezer, Alex e Alex, Emerson Pinheiro, Deusmar, Marcos Kinder, Klênio, Café com Jazz, Linha 2, Léo Trajano, God´s Boy, Grupo Luz, Haguidene, Lizlanne, Cristina Helen, Josy Santos, Família Olicar, Luiz Cláudio, Ariane, Banda e Voz, Carlinhos Felix, Canto da Terra, Vinni, Lazão, entre muitos outros artistas. Em 2010, foi o responsável pelo Projeto do CNPQ Universal, no cargo de engenheiro de gravação, edição e mixagem (base de síntese de voz).

Investimento

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