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Treinamento em EASE
APRESENTAÇÃO:  Em desenvolvimento pela AFMG há mais de 20 anos, o EASE vem definindo o padrão mundial para simulações acústicas, se tornando uma ferramenta indispensável para o engenheiro acústico e o projetista de sistemas sonoros.

Com o programa, o profissional é capaz de construir um modelo tridimensional de um espaço, inserir fontes sonoras a partir do maior banco de dados de caixas disponível no mercado e - com base em suas propriedades mecânicas, geométricas e acústicas - executar simulações capazes de calcular diversos parâmetros acústicos, ou ainda, utilizar o modelo para estudos de padrões de reflexão.

Entre os inúmeros parâmetros estão o Tempo de Reverberação, Níveis de Pressão Sonora dos sons Direto e Total, Intervalo de Atraso de Tempo Inicial (ou ITDG), diversos índices de inteligibilidade e claridade. Em um passo subsequente, algoritmos avançados tornam possíveis avaliações com maior acuidade em menos tempo e permitem ainda a inserção do espectador no ambiente virtual, através da auralização. Com esta técnica de simulação é possível ouvir a resposta de um sistema em um determinado local da plateia antes mesmo dele ser construído. Adicionando-se, dessa forma, avaliações subjetivas ao processo. A auralização pode ainda ser utilizada em fase final para apresentação a clientes, em companhia do módulo de renderização arquitetônica do EASE.
O CURSO: Apresenta os conceitos fundamentais para a utilização do software, através de aulas teóricas e práticas, explorando dúvidas comuns. Ênfase é dada em modelamento de salas e análises acústicas e eletroacústicas básicas.
EMENTA: • Introdução e visão geral sobre o EASE
• Conceitos e técnicas de simulação acústica
• Os módulos do programa e definições gerais
• Construção e fechamento de modelos
• Banco de dados de Materiais
• Modelos para cálculo do tempo reverberação e seus limites
• Utilizando o EASE para encontrar o tratamento acústico correto – Optimize RT
• Inserção e edição de sistemas sonoros
• Renderização do modelo com o Eyes
• Primeiros cálculos com o Standard Mapping
• Banco de dados de fontes sonoras e os módulos correspondentes
• O formato GLL para modelagem de sistemas sonoros
• Simulação de line-arrays com o EASE.
• Auralização do som direto através do Standard Mapping
• Funções avançadas para modelagens mais rápidas e eficientes: Objects e Tables
• Recursos de importação e exportação de desenhos arquitetônicos
• Apresentações utilizando o Vision
• Diferenças chave entre o EASE e o EASE Jr
• Gerenciamento de licenças e instalação.
PRÉ-REQUISITO: 1. Conhecimentos fundamentais em acústica e projeto de sistemas sonoros
1.1. Recomendação mínima de cursos:
1.1.1. Fundamentos de Áudio e Acústica
1.1.2. Sistemas de Sonorização

2. Inglês intermediário (recomendação mínima).

3. Computador portátil (laptop) para utilização durante o curso
PÚBLICO-ALVO: Projetistas de acústica e sistemas de sonorização.
METODOLOGIA: Recomenda-se ao aluno explorar o EASE e suas capacidades ao máximo anteriormente ao curso.

O conteúdo será ministrado sob a forma de aulas expositivas dialogadas, onde serão abordados os temas propostos, com apoio do quadro e de recursos audiovisuais, seguindo parcialmente a bibliografia básica. Adicionalmente às teorias, serão realizados exercícios práticos e demonstrações.
OBSERVAÇÃO: • O treinamento é restrito a 8 vagas

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