Especialização em Áudio para TV e Cinema | IATEC | Curso de Áudio, Iluminação, Vídeo, Pro Tools e Acústica no Rio de Janeiro

Especialização em Áudio para TV e Cinema

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Sobre o curso

Especialização em Áudio para TV e Cinema
A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.

Disciplinas que compõem o programa

Áudio Fundamentos

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.

Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas

Áudio Equipamentos e Aplicações

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Workstations de Áudio

Apresentação das DAWs (Digital Audio Workstations): Pro Tools | Logic | Studio One | Sonic Solutions | Nuendo

Sistemas de Gravação: Hardwares – montagem | Softwares – configurações, principais diferenças entre as DAWs (suas ferramentas, características no processo de gravação)

O Pro Tools: Prática de Gravação | Prática de Edição

Gerenciamento de Sistemas de RF

Sistemas de Transmissão e Recepção

Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência

Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch

Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores

Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo

Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas

Técnicas de Captação de Áudio

Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual - Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track

Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca

Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code

Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição

Áudio para TV e Cinema

Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras

Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3x1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)

Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático

Detalhes

Carga horária

Carga horária

153h

Dias e Horários

Dias e Horários

Segunda a Sexta, 9h às 18h

Local

Local

IATEC Rio

Data de início

Início

13/01/2020

Porque estudar no IATEC?

Porque estudar no IATEC
  • 01

    Benefícios e Financiamento

    Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

  • 02

    Estúdio Escola

    Ambiente profissional para aulas, com gravação Multitrack, edição 5.1, permitindo o exercício prático dos diversos cursos de produção musical.

  • 03

    Ambiente virtual AVA para suporte aos alunos

    Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.

  • 04

    Parcerias com empresas do setor

    A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

  • 05

    Área de oportunidades para alunos

    Site exclusivo para cadastro e divulgação de vagas de trabalho e estágio entre Alunos e Empresas credenciadas ao IATEC.

Conheça os seus professores

Carlos Roberto Pedruzzi

Carlos Roberto Pedruzzi

Diretor Técnico e Pedagógico

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização e técnico de PA: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio, Free Jazz Festival; Paul McCartney, Eric Clapton, Placido Domingos, entre outros.

Fred Junior

Fred Junior

Instrutor

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Proprietário da Union Systems Som, Luz e Imagem.

Renato Muñoz

Renato Muñoz

Instrutor

Há 28 anos na área de Áudio, foi técnico de PA da Elba Ramalho, trabalhou no Estúdio Nas Nuvens, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marisa Monte e Frejat.

João Vicente

João Vicente

Instrutor

Técnico de monitor da cantora Zélia Duncan. Há 15 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização.

Stephanye Correa

Stephanye Correa

Instrutor

Diplomada no Curso Técnico do IATEC, frequentou a Berklee College of Music e é formada pela Britsh Council (Reino Unido) em curso de capacitação técnica para profissionais na área de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco.

João Mugrabi

João Mugrabi

Instrutor

Atua na área de áudio do jornalismo do SBT Rio, além de técnico de som em diversos shows e eventos.
Especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos.

Paulo Ferreira

Paulo Ferreira

Instrutor

Trabalha há 16 anos na Rede Globo em pós-produção. Atuou como produtor de áudio em novelas e minissérie como Kubanacan, Senhora do Destino, Celebridade, Malhação, Cobras e Lagartos, Hoje é dia de Maria 1 e 2, Queridos Amigos, Conexão Xuxa, Caldeirão do Huck e Amazônia, entre outras.

Ricardo Gama

Ricardo Gama

Instrutor

Sonoplasta na rede Globo há 24 anos, já atuou em diversos programas da linha de shows como Esquenta, TV Xuxa, Domingão do Faustão, Toma lá da cá, Criança Esperança, Big Brother Brasil, entre outros.

Eduardo La Cava

Eduardo La Cava

Instrutor

Sonoplasta da TV Globo. Bacharel em Cinema e Engenharia Elétrica. Trabalhou na recuperação dos primeiros discos de 78 RPM prensados no Brasil para o renomado projeto Casa Édison, lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Investimento

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