Especialização em Áudio para TV e Cinema (Turma Híbrida) | IATEC | Curso de Áudio, Iluminação, Vídeo, Pro Tools e Acústica no Rio de Janeiro

Especialização em Áudio para TV e Cinema (Turma Híbrida)

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Sobre o curso

Especialização em Áudio para TV e Cinema (Turma Híbrida)
Turma híbrida: Online + Prática Presencial (sujeita a confirmação conforme orientação dos protocolos de saúde)
Vídeo-aula via Zoom

A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.

Vídeo

Disciplinas que compõem o programa

Áudio Fundamentos

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.

Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas

Áudio Equipamentos e Aplicações

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Apresentação do Pro Tools

Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação

Gerenciamento de Sistemas de RF

Sistemas de Transmissão e Recepção

Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência

Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch

Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores

Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo

Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas

Técnicas de Captação de Áudio

Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual - Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track

Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca

Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code

Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição

Áudio para TV e Cinema

Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras

Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3x1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)

Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático

Metodologia

● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação, no qual estarão registrados seu desempenho, baseado em testes e questionários, e sua assiduidade.

Detalhes

Carga horária

Carga horária

138h

Dias e Horários

Dias e Horários

Ver Cronograma em 'Observações'

Local

Local

Turma Híbrida (IATEC Rio)

Data de início

Início

17/01/2022

Porque estudar no IATEC?

Porque estudar no IATEC
  • 01

    Benefícios e Financiamento

    Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

  • 02

    Ambiente virtual AVA para suporte aos alunos

    Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.

  • 03

    Parcerias com empresas do setor

    A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

Conheça os seus professores

Carlos Roberto Pedruzzi

Carlos Roberto Pedruzzi

Diretor Técnico e Pedagógico

Diretor do IATEC desde a sua fundação, é coordenador e professor do Curso Regular de Áudio. …

Fred Junior

Fred Junior

Instrutor

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e…

Renato Muñoz

Renato Muñoz

Instrutor

Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma…

Stephanye Correa

Stephanye Correa

Instrutor

Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo,…

João Mugrabi

João Mugrabi

Instrutor

Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos…

Paulo Ferreira

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Trabalha há 16 anos na Rede Globo em pós-produção. Atuou como produtor de áudio em novelas e…

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Instrutor

Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o responsável pelo…

Johanna Weglinski

Johanna Weglinski

Professor

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle…

Observações

Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s), não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.

CRONOGRAMA DE AULAS

Áudio Fundamentos
17/01/2022 - online - 09h as 12h
18/01/2022 online - 09h as 12h
19/01/2022 online - 09h as 12h
21/01/2022 online - 09h as 12h
24/01/2022 online - 09h as 12h
25/01/2022 online - 09h as 12h
26/01/2022 online - 09h as 12h
27/01/2022 online - 09h as 12h
28/01/2022 online - 09h as 12h
31/01/2022 online - 09h as 12h
01/02/2022 online - 09h as 12h
02/02/2022 online - 09h as 12h
03/02/2022 online - 09h as 12h
04/02/2022 online - 09h as 12h
07/02/2022 online - 09h as 12h

Áudio Equipamentos
08/02/2022 - online - 09h as 12h
09/02/2022 - online - 09h as 12h
10/02/2022 - online - 09h as 12h
11/02/2022 - online - 09h as 12h
14/02/2022 - online - 09h as 12h
15/02/2022 - online - 09h as 12h
16/02/2022 - online - 09h as 12h
17/02/2022 - online - 09h as 12h

Pro Tools
18/02/2022 - online - 09h as 12h
21/02/2022 - online - 09h as 12h
22/02/2022 - online - 09h as 12h
23/02/2022 - Presencial - 09h as 17h - 1h de almoço
07/03/2022 - Presencial - 09h as 17h - 1h de almoço

Gerenciamento de Sistemas de RF
08/03/2022 - online - 14h as 17h
09/03/2022 - Presencial - 09:00h as 16:00h - 1h de almoço

Técnicas de Captação de Áudio
10/03/2022 - online - 14h as 17h
11/03/2022 - online - 14h as 17h
14/03/2022 - online - 14h as 17h
15/03/2022 - online - 14h as 17h
16/03/2022 - Presencial - 09:00h as 17:00h - 1h de almoço

Áudio para TV e Cinema
17/03/2022 - online - 14h as 17h
18/03/2022 - online - 14h as 17h
21/03/2022 - online - 14h as 17h
22/03/2022- Presencial - 09:00h as 16:00h - 1h de almoço

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