Especialização em Áudio para TV e Cinema (Turma Híbrida)
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Vídeo-aula via Zoom
A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.
Vídeo
Disciplinas que compõem o programa
Áudio Fundamentos
A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z
Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência
Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco
Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação
Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas
Áudio Equipamentos e Aplicações
Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia
Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante
Apresentação do Pro Tools
Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação
Gerenciamento de Sistemas de RF
Sistemas de Transmissão e Recepção
Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência
Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch
Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores
Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo
Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas
Técnicas de Captação de Áudio
Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual - Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track
Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca
Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code
Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição
Áudio para TV e Cinema
Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras
Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3x1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)
Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático
Metodologia
● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação, no qual estarão registrados seu desempenho, baseado em testes e questionários, e sua assiduidade.
Detalhes

Carga horária
138h

Dias e Horários
Ver Cronograma em 'Observações'

Local
Turma Híbrida (IATEC Rio)

Início
06/04/2021
Porque estudar no IATEC?

- 01
Benefícios e Financiamento
Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.
- 02
Ambiente virtual AVA para suporte aos alunos
Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.
- 03
Parcerias com empresas do setor
A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
Conheça os seus professores

Carlos Roberto Pedruzzi
Diretor Técnico e Pedagógico
Diretor do IATEC desde a sua fundação, é coordenador e professor do Curso Regular de Áudio. …

Fred Junior
Instrutor
Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e…

Renato Muñoz
Instrutor
Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma…

João Vicente
Instrutor
Há 15 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e…

Stephanye Correa
Instrutor
Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo,…

João Mugrabi
Instrutor
Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos…

Paulo Ferreira
Instrutor
Trabalha há 16 anos na Rede Globo em pós-produção. Atuou como produtor de áudio em novelas e…

Ricardo Gama
Instrutor
Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o responsável pelo…

Eduardo La Cava
Instrutor
Sonoplasta da TV Globo. Bacharel em Cinema e Engenharia Elétrica. Trabalhou na recuperação dos…
Observações
Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s), não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
CRONOGRAMA DE AULAS
Áudio Fundamentos
6-abr online - 18:45h as 21:45h
8-abr online - 18:45h as 21:45h
13-abr online - 18:45h as 21:45h
15-abr online - 18:45h as 21:45h
20-abr online - 18:45h as 21:45h
22-abr online - 18:45h as 21:45h
27-abr online - 18:45h as 21:45h
29-abr online - 18:45h as 21:45h
4-mai online - 18:45h as 21:45h
6-mai online - 18:45h as 21:45h
11-mai online - 18:45h as 21:45h
12-mai online - 18:45h as 21:45h
17-mai online - 18:45h as 21:45h
19-mai online - 18:45h as 21:45h
24-mai online - 18:45h as 21:45h
Áudio Equipamentos
27-mai online - 18:45h as 21:45h
1-jun online - 18:45h as 21:45h
8-jun online - 18:45h as 21:45h
10-jun online - 18:45h as 21:45h
15-jun online - 18:45h as 21:45h
17-jun online - 18:45h as 21:45h
22-jun online - 18:45h as 21:45h
24-jun online - 18:45h as 21:45h
Pro Tools
29-jun online - 18:45h as 21:45h
1-jul online - 18:45h as 21:45h
6-jul online - 18:45h as 21:45h
8-jul Presencial - 18:45h as 21:45h
13-jul Presencial - 18:45h as 21:45h
15-jul Presencial - 18:45h as 21:45h
20-jul Presencial - 18:45h as 21:45h
Gerenciamento de Sistemas de RF
21-jul online - 18:45h as 21:45h
26-jul online - 18:45h as 21:45h
28-jul Presencial - 18:45h as 21:45h
Técnicas de Captação de Áudio
2-ago online - 18:45h as 21:45h
4-ago online - 18:45h as 21:45h
9-ago online - 18:45h as 21:45h
11-ago online - 18:45h as 21:45h
16-ago Presencial - 18:45h as 21:45h
18-ago Presencial - 18:45h as 21:45h
23-ago Presencial - 18:45h as 21:45h
Áudio para tv
25-ago online - 18:45h as 21:45h
30-ago online - 18:45h as 21:45h
1-set online - 18:45h as 21:45h
6-set online - 18:45h as 21:45h
8-set Presencial - 18:45h as 21:45h
13-set Presencial - 18:45h as 21:45h
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