Especialização em Produção Musical | IATEC | Curso de Áudio, Iluminação, Vídeo, Pro Tools e Acústica no Rio de Janeiro

Especialização em Produção Musical

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Sobre o curso

Especialização em Produção Musical
Seja um especialista em produção musical com formação completa! Para se estabelecer no mercado de produção musical é fundamental uma formação que forneça o conhecimento necessário da teoria e das práticas de trabalho em técnicas de gravação, edição, mixagem e masterização, além do domínio de softwares específicos. A Especialização em Produção Musical proporciona esta formação completa, com diversas disciplinas que abordam as múltiplas etapas da produção. A Especialização em Sistemas de Sonorização, além de introduzir os interessados na prática de sonorização de shows e eventos, incluindo alinhamento de PA, passagem de som e mixagem, fornece uma preparação completa, que passa pelos fundamentos, equipamentos, sonorização e especialização em consoles digitais.

Disciplinas que compõem o programa

Áudio Fundamentos

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.

Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas

Áudio Equipamentos e Aplicações

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Workstations de Áudio

Apresentação das DAWs (Digital Audio Workstations): Pro Tools | Logic | Studio One | Sonic Solutions | Nuendo

Sistemas de Gravação: Hardwares – montagem | Softwares – configurações, principais diferenças entre as DAWs (suas ferramentas, características no processo de gravação)

O Pro Tools: Prática de Gravação | Prática de Edição

Técnicas de Gravação

Introdução: Preparação | Equipamentos | Instrumentos | Ambiente | Limpeza | Marcações

Fluxo de Trabalho: Gravando a banda inteira ao mesmo tempo | Gravando uma guia com os instrumentos primeiro, depois re-gravando os instrumentos individualmente | Gravando alguns instrumentos essenciais (Bateria, Baixo, Guitarra e Voz) primeiro, e depois os outros individualmente | Gravando os instrumentos individualmente, sobre uma guia pré-gravada

Equipamentos: Pre-amplificação | Estrutura de ganho | Equalização | Compressão | Escolha do microfone
Técnicas de Microfonação: Posicionamento do microfone | A fase | Técnicas de captação estéreo - Coincidente (X-Y), Semi coincidente (ORTF), Espaçado (AB), M/S

Microfonando Instrumentos: Bateria | Baixo acústico | Baixo elétrico | Violão | Guitarra | Bandolim/Cavaco | Cordas | Metais | Piano acústico | Percussão | Vocais e Locução

Mixagem e Masterização

Mixagem: Fluxograma de trabalho | Edição | Fase | Monitoração – Níveis de SPL na Mix, Calibração L/R + Sub, Referência | Distribuição Espacial, as 3 dimensões – 1ᵃ dimensão (pan, estéreo expander, dobras), 2ᵃ dimensão (EQ, regiões de frequências e suas características, interrelações entre regiões de frequências, regras básicas, EQ em uso na mix) | 3ᵃ dimensão (ambiência, compressão, layers, summing mix, interfaces digitais, preparando o Master)

Masterização: Fluxograma de Trabalho | EQ | Dinâmica – compressão básica, compressão multibanda, compressão paralela | Decodificação M/S | Finalizando a Master

Detalhes

Carga horária

Carga horária

153h

Dias e Horários

Dias e Horários

Terças e Quintas / Segundas e Quartas, 18h45 às 21h45

Local

Local

Centro/Rio

Data de início

Início

07/04/2020

Porque estudar no IATEC?

Porque estudar no IATEC
  • 01

    Benefícios e Financiamento

    Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

  • 02

    Estúdio Escola

    Ambiente profissional para aulas, com gravação Multitrack, edição 5.1, permitindo o exercício prático dos diversos cursos de produção musical.

  • 03

    Ambiente virtual AVA para suporte aos alunos

    Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.

  • 04

    Parcerias com empresas do setor

    A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

  • 05

    Área de oportunidades para alunos

    Site exclusivo para cadastro e divulgação de vagas de trabalho e estágio entre Alunos e Empresas credenciadas ao IATEC.

Conheça os seus professores

Carlos Roberto Pedruzzi

Carlos Roberto Pedruzzi

Diretor Técnico e Pedagógico

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização e técnico de PA: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio, Free Jazz Festival; Paul McCartney, Eric Clapton, Placido Domingos, entre outros.

Ezio Filho

Ezio Filho

Instrutor

Proprietário do Estúdio Audiolume, baixista e diretor musical da cantora Zélia Duncan. Já trabalhou com artistas como Tim Maia, Edu Lobo, Djavan e Leila Pinheiro, entre outros.

Fred Junior

Fred Junior

Instrutor

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Proprietário da Union Systems Som, Luz e Imagem.

João Mugrabi

João Mugrabi

Instrutor

Atua na área de áudio do jornalismo do SBT Rio, além de técnico de som em diversos shows e eventos.
Especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos.

João Vicente

João Vicente

Instrutor

Técnico de monitor da cantora Zélia Duncan. Há 15 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização.

Stephanye Correa

Stephanye Correa

Instrutor

Diplomada no Curso Técnico do IATEC, frequentou a Berklee College of Music e é formada pela Britsh Council (Reino Unido) em curso de capacitação técnica para profissionais na área de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco.

Vânius Marques

Vânius Marques

Instrutor

Com sólida formação acústica, trabalhou com os maiores artistas da MPB. É especialista em gravações, mixagens, masterizações, restaurações, engenharia de shows, áudio para cinema e mixagem 5.1, bem como em consultoria, treinamento e cursos na área de áudio.

Wagner Pedretti

Wagner Pedretti

Instrutor

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio Engineering Society (AES). Atua na área de soluções acústicas para templos, estúdios e ambientes diversos.

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