Especialização em Sonorização de Shows e Eventos | IATEC | Curso de Áudio, Iluminação, Vídeo, Pro Tools e Acústica no Rio de Janeiro

Especialização em Sonorização de Shows e Eventos

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Sobre o curso

Especialização em Sonorização de Shows e Eventos
Aprenda a dimensionar e operar um Sistema de Sonorização profissional! O Especialista em Sistemas de Sonorização é responsável por dimensionar e ajustar os sistemas especificamente para o local de cada evento, mantendo-os em bom funcionamento. Além disso, de acordo com muitos dos mais renomados profissionais da área (seja para um show, uma peça de teatro, uma palestra ou um culto em uma igreja), um grande técnico precisa não só dominar teorias e ferramentas, mas confiar no que ouve e em seus padrões.

Disciplinas que compõem o programa

Áudio Fundamentos

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.

Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas

Áudio Equipamentos

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Consoles Digitais e Mixagem

Desenvolvimento dos Consoles Digitais

Áudio Digital para Consoles Digitais

Configurações de um Console Digital: O patch bay

Módulos dos Consoles Digitais: Equalização | Processamento dinâmico | Processadores de efeitos

Automação

Gerenciamento de Sistemas de RF

Sistemas de Transmissão e Recepção

Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência

Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch

Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores

Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo

Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas

Sistemas de Áudio sobre Rede de IP

Protocolos de Transmissão de Áudio Digital: Transporte de Áudio Digital – Word Clock, Sample Rate, Banda (número de canais), Dados | Protocolos de 2 canais – AES/EBU, SPDIF | Protocolos Multicanais – ADAT (Lightpipe), COBRANET, DANTE, MADI, AVB | Formas de Transmissão P2P x IP – Principais diferenças

Protocolos de Transmissão IP: Hardware – Par trançado, Fibra ótica, Conectores, Switches, Acessórios | Software – Dante Controller, Ravena Aneman, HiQ Net | Topologias de redes mais utilizadas – Barramento, Anel, Estrela

Aplicações de Redes de Áudio IP: Projeto – Necessidade do sistema, Componentes do sistema, Fluxo do sinal | Configuração – Prática de configuração de Rede em Protocolo DANTE

Elétrica Aplicada aos Sistemas de Sonorização

As Fontes de Energia e os Equipamentos: Transformador – Monofásico, Trifásico | Gerador – Monofásico, Trifásico | Aterramento | Main Power | Estabilizador | Cabos – especificações e padrão de cores | Multímetro – medidas de voltagem, medidas de corrente

A Carga: Regime de trabalho (Duty Cycle) | Fator de Crista | Cálculo da potência – potência instalada | Cálculo da carga – potência consumida | Distribuição da energia pelo sistema

Medição de Desempenho em Sistemas de Sonorização

Equipamentos: O Decibelímetro | O Analisador de Espectro | Softwares – A função de transferência, Medição de amplitude, Medição de fase, Medição de delay, outras medições

Uso dos softwares para alinhamento de Sistemas

Dimensionamento e Instalação de Sistemas

Os Equipamentos: Consoles – Para aplicações ao vivo, Analógicas x Digitais | Ligações – Cabos de microfone, Subsnakes, Splitters, Multicabos, Rede | Gerenciadores – Entradas e saídas, Processamento interno | Amplificadores – Gerenciamento nos amplificadores, Amplificadores em caixas | Sistemas de Caixas – Array x Line Array, Distribuição de Caixas (L/R apoiado, L/R suspenso, Outer fill, Center fill, Front fill, Down fill, Delays, Subs (apoiado, suspenso, cardióide, supercardióide))

O Sistema e o Ambiente: O Ambiente do Evento | Geometria | Distribuição do Público | Softwares de Previsão de Comportamento

Instalação, Teste, Alinhamento e Equalização: Instalações Fixas x Instalações Móveis | Infraestrutura necessária para o “fly” e sua instalação | Instalação dos Subs | Testes de funcionamento | Alinhamento de cada grupo de caixas e entre eles | Equalização de cada grupo de caixas e entre eles

Operação de Sistemas em Sonorização

As Funções em Sonorização: Produtor do Evento | Produtor Técnico do Evento | Produtor Técnico da Banda | Técnico Responsável pelo Sistema | Técnico de Mixagem FOH | Técnico de Mixagem MON | Outros Profissionais

Coordenação e Planejamento: Tipo de Evento | Onde e quando será realizado | O Rider | A posição do House Mix

Monitoração: Caixas de chão e suas posições | Side fills, no chão e fly | In ear, fones | Subs | Shaker

Mixagem: Conhecer os instrumentos – ouvir os instrumentos em vários locais de seu entorno | Conhecer o programa – As variadas estéticas | Como captar o programa – Escolha do microfone ou DI, Posicionamento do microfone, Uso de mais de um microfone para a mesma fonte, Uso de microfone e DI para a mesma fonte | Uso de Compressores, Gates e outros processadores de dinâmica | Uso de Efeitos | Outras técnicas na mixagem

Detalhes

Carga horária

Carga horária

153h

Dias e Horários

Dias e Horários

Segunda a sexta, 9h às 18h

Local

Local

IATEC Rio

Data de início

Início

13/01/2020

Porque estudar no IATEC?

Porque estudar no IATEC
  • 01

    Benefícios e Financiamento

    Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

  • 02

    Estúdio Escola

    Ambiente profissional para aulas, com gravação Multitrack, edição 5.1, permitindo o exercício prático dos diversos cursos de produção musical.

  • 03

    Ambiente virtual AVA para suporte aos alunos

    Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.

  • 04

    Parcerias com empresas do setor

    A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

  • 05

    Área de oportunidades para alunos

    Site exclusivo para cadastro e divulgação de vagas de trabalho e estágio entre Alunos e Empresas credenciadas ao IATEC.

Conheça os seus professores

Carlos Roberto Pedruzzi

Carlos Roberto Pedruzzi

Diretor Técnico e Pedagógico

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização e técnico de PA: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio, Free Jazz Festival; Paul McCartney, Eric Clapton, Placido Domingos, entre outros.

Fred Junior

Fred Junior

Instrutor

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Proprietário da Union Systems Som, Luz e Imagem.

João Mugrabi

João Mugrabi

Instrutor

Atua na área de áudio do jornalismo do SBT Rio, além de técnico de som em diversos shows e eventos.
Especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos.

João Vicente

João Vicente

Instrutor

Técnico de monitor da cantora Zélia Duncan. Há 15 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização.

Renato Muñoz

Renato Muñoz

Instrutor

Há 28 anos na área de Áudio, foi técnico de PA da Elba Ramalho, trabalhou no Estúdio Nas Nuvens, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marisa Monte e Frejat.

Stephanye Correa

Stephanye Correa

Instrutor

Diplomada no Curso Técnico do IATEC, frequentou a Berklee College of Music e é formada pela Britsh Council (Reino Unido) em curso de capacitação técnica para profissionais na área de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco.

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