• acompanhe
|
cadastro
/ esqueci minha senha
Especialização em Áudio para TV e Cinema
APRESENTAÇÃO:  Venha aprender as técnicas de captação de áudio para rádio, cinema e TV!

A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.
O CURSO: • Ensinar ao aluno as técnicas de captação de áudio para gravações e transmissões no rádio e na TV, além de captação para produções cinematográficas;

• Orientar o aluno na utilização de microfones e gravadores, trabalhando técnicas de captação, gravação, mixagem e sincronismo;

• Apresentar os formatos de áudio mais utilizados, os softwares e a interação entre áudio e vídeo;

• Apontar a importância da trilha sonora e seu aspecto artístico, que pode transmitir diferentes sensações ao espectador, dependendo do formato, da finalidade e do gênero da produção;

• Abordar as técnicas de sonorização na pós-produção e sonoplastia.
EMENTA:
ÁUDIO FUNDAMENTOS

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.

Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas


ÁUDIO EQUIPAMENTOS E APLICAÇÕES

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante


WORKSTATIONS DE ÁUDIO

Apresentação das DAWs (Digital Audio Workstations): Pro Tools | Logic | Studio One | Sonic Solutions | Nuendo

Sistemas de Gravação: Hardwares – montagem | Softwares – configurações, principais diferenças entre as DAWs (suas ferramentas, características no processo de gravação)

O Pro Tools: Prática de Gravação | Prática de Edição


GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE RF

Sistemas de Transmissão e Recepção

Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência

Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch

Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores

Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo

Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas


TÉCNICAS DE CAPTAÇÃO DE ÁUDIO

Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual - Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track

Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca

Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code

Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição


ÁUDIO PARA TV E CINEMA

Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras

Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3x1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)

Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático
PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos.
PÚBLICO-ALVO: • Interessados em ingressar no departamento de áudio em emissoras de rádio, de televisão e de produtoras de vídeo;
METODOLOGIA: ● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação, no qual estarão registrados seu desempenho, baseado em testes e questionários, e sua assiduidade.

OBSERVAÇÃO: Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s), não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
Data:
19/11/2018
Local:
IATEC Centro
Carga horária:
120h
Dias da semana:
Consultar módulos
Formato:
Extensivo
Horário: Ver módulos
Valor: R$ 3.155,83
ou até 12x de R$ 307,47 (2,49% a.m.)
Data:
07/01/2019
Local:
IATEC Centro
Carga horária:
153h
Dias da semana:
Segunda a sexta (5 semanas)
Formato:
Intensivo
Horário: 10h às 17h
Informações:
Matrículas até 7/11 (15%): 2682,45
Matrículas até 7/12 (10%): 2840,24
Valor: R$ 3.155,83
ou até 12x de R$ 307,47 (2,49% a.m.)

Indique esse curso a um amigo!



MAIS BUSCADAS
Curso Técnico em Áudio; Pro Tools, Curso de Áudio; Curso de Iluminaçao; Curso de Iluminaçao; Curso de Pro Tools; Curso de Pro Tools; Curso de Produçao em Eventos; Curso de Gravaçao; Curso de Produçao de shows; Curso de Sonorizaçao de Igrejas - Rio de Janeiro - RJ; Cursos de Pro Tools.