Especialização em Iluminação Cênica (Turma Híbrida)
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Vídeo-aula via Zoom
Seja um especialista em iluminação para espetáculos e eventos! A iluminação é uma das grandes responsáveis pela valorização de um espetáculo, pois cria o clima esperado e, em alguns momentos, atua até como cenário. A partir dos anos 1990, as técnicas de desenho de luz e o trabalho dos operadores ganharam enorme desenvolvimento. Paralelamente, houve uma evolução dos equipamentos, dos efeitos mais artesanais às sofisticadas mesas de luz. O mercado se profissionalizou e hoje, um show, uma peça teatral ou uma festa necessitam de iluminação específica.
Vídeo
Disciplinas que compõem o programa
Iluminação Cênica I
- História da Iluminação Cênica – Brevíssima história destacando os principais fatos, descobertas e o pensamento que norteou a Iluminação Cênica dos primórdios até os dias atuais.
- Conceitos de eletricidade – Conceito de energia. Produção, condução e consumo da Energia elétrica. As três grandezas principais: Potência, Tensão e Corrente a interação entre elas.
- O espectro Luminoso – A composição da luz na visão da física. O conceito de onda luminosa. Os componentes da onda luminosa: Amplitude e frequência.
- Olho humano e visão – Os principais componentes do olho humano e seu papel na percepção visual. As células fotossensíveis e suas funções na captação da luz. Cones e Bastonentes. Visão fotópica e escotópica. Efeito Purkinje.
- Fontes luminosas – As principais fontes luminosas e sua forma de produzir luz. Lâmpadas incandescentes, incandescentes halógenas, de descarga em gases e os diodos emissores de luz.
- Cromaticidade – O conceito de cor ao longo da história. A percepção da cor e as interações entre as cores. O conceito de “espaço” de cor e os principais espaços. A síntese aditiva e a síntese subtrativa.
- A temperatura de cor – O conceito de Temperatura de Cor Correlata e sua aplicação. A utilização da escala Kelvin para quantificação da impressão luminosa.
- IRC – Índice de Reprodução de Cor – O conceito de IRC e sua aplicação prática. A importância da reprodução correta de cores para a visualização presencial e para a reprodução através de mídias eletrônicas. Como aferir o índice nas fontes luminosas.
- As características físicas da luz – As principais características da luz na visão da física. A reflexão, a transmissão, a absorção e a refração e sua influência no resultado do trabalho em Iluminação.
- As características fundamentais da luz - As características que fundamentam a utilização da luz na visão da fotografia e da cena. A intensidade, a qualidade, a direção e a altura.
- Iluminação Básica – A Luz como componente na cena. Angulação e direção. As principais nomenclaturas utilizadas.
- Equipamentos de iluminação convencional: Abordagem dos principais equipamentos convencionais de iluminação, suas aplicações, características e limitações. Plano-convexo, Fresnel e elipsoidal entre outros.
- Equipamentos de iluminação robotizada – Abordagem dos principais equipamentos robotizados, suas aplicações, características e limitações. Moving lights, “Scaners”, “Par” Led e “Ribaltas” de led.
- Conceitos sobre protocolo DMX 512 – Conceito e funcionamento do principal protocolo de comunicação entre equipamentos de iluminação e consoles de comando (“mesas” de luz).
- Documentos de iluminação – A Luz como Design e projeto. O “mapa” de luz (Planta da disposição física dos equipamentos); O Agrupamento (a relação de efeitos específicos); A Relação de Memórias (relação da combinação dos efeitos em intensidades e demais parâmetros) e o Roteiro de Operação (documento que indica ao operador de luz as interações entre outros componentes do espetáculo – texto, gestos, movimentos, intervenções sonoras etc) e os efeitos luminosos previstos.
Iluminação Cênica II
- Segurança do Trabalho – O conceito básico de segurança nas relações de trabalho e suas principais regras. Regras de segurança no trabalho em espetáculos e eventos culturais.
- Convenções Internacionais - leis, portarias e decretos complementares que fundamentam a segurança no trabalho – Brevíssima história da construção do conceito de Segurança no trabalho.
- Normas Regulamentadoras – As principais NRs que fundamentam a aplicação das normas de segurança no trabalho.
- Norma Regulamentadora de nº 10 – Trabalho com eletricidade – Abordagem dos pontos principais da NR 10, sua aplicabilidade e implementação.
- Norma Regulamentadora de nº 35 – Trabalho em altura – Abordagem dos pontos principais da NR 35, sua aplicabilidade e implementação.
- DMX 512 – Princípio de funcionamento e normas – Aprofundamento da abordagem do protocolo, principais normas e componentes, seu funcionamento e endereçamento visando a utilização na parte prática do curso.
- Equipamentos de iluminação convencional na prática – Observação e manuseio dos principais equipamentos convencionais utilizados em iluminação cênica.
- Equipamentos de iluminação robotizada na prática – Observação e manuseio dos principais equipamentos robotizados utilizados em iluminação cênica.
- Equipamentos de suporte e sustentação na prática – Observação e manuseio dos principais equipamentos de apoio, suporte e sustentação.
- Sistemas de comando e fiação na prática – Observação e manuseio de alguns equipamentos de comando e transmissão de dados e energia.
Consoles Avolites
- Apresentar e introduzir o console Avolites Tiger Touch e detalhar todas as suas novas funcionalidades e possibilidades de uso: Console layout | Wipeall | Patching dimmers & fixtures | Creating palettes – shared/normal | Record by channel/fixture/stage | Creating & editing memories | Timings for memories – HTP/LTP, modes, fixture overlap, attribute times | Selective clear and locate | Recording chases | Unfolding and editing chases | Recording cue stacks | Editing cue stacks | Key profiles, priorities, release | Shape Generator | Saving and loading a show | Macros.
Metodologia
● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação, no qual estarão registrados seu desempenho, baseado em testes e questionários, e sua assiduidade.
Detalhes

Carga horária
72h

Dias e Horários
Segunda a sexta, 9h às 16h

Local
Online + Presencial

Início
Em breve
Porque estudar no IATEC?

- 01
Benefícios e Financiamento
Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.
- 02
Ambiente virtual AVA para suporte aos alunos
Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.
- 03
Parcerias com empresas do setor
A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
Conheça os seus professores

Francisco Rocha
Instrutor
Francisco Rocha é iluminador teatral, professor de iluminação, formas de expressão e…

Vilmar Olos
Professor
Iniciou os trabalhos na área de iluminação cênica em 1999. Atualmente realiza trabalhos como…
Observações
CRONOGRAMA DE AULAS
Fundamentos da Iluminação
02/08 Online - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
03/08 Online - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
04/08 Online - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
05/08 Online - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
06/08 Online - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
Iluminação Prática
09/08 Online - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
10/08 Presencial - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
11/08 Presencial - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
12/08 Presencial - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
13/08 Presencial - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
Consoles de Iluminação - Avolites
16/08 Presencial - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
17/08 Presencial - 09:00h as 16:00 + 1h de almoço
Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
Investimento
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