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Especialização em Iluminação Cênica
APRESENTAÇÃO:  Seja um especialista em iluminação para espetáculos e eventos!
A iluminação é uma das grandes responsáveis pela valorização de um espetáculo, pois cria o clima esperado e, em alguns momentos, atua até como cenário. A partir dos anos 1990, as técnicas de desenho de luz e o trabalho dos operadores ganharam enorme desenvolvimento. Paralelamente, houve uma evolução dos equipamentos, dos efeitos mais artesanais às sofisticadas mesas de luz. O mercado se profissionalizou e hoje, um show, uma peça teatral ou uma festa necessitam de iluminação específica.
O CURSO: • Apresentar uma visão geral da iluminação cênica, contando um pouco de sua história, o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas;


• Abordar conceitos como temperatura e índice de reprodução de cor, características da luz e da visão humana, eletricidade básica etc;


• Explicar as diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem;


• Visitar teatros e empresas de iluminação;


• Utilizar o Oficial Avolites, console digital mais usado do mercado;


• Treinar em LED’s e Moving Lights.

EMENTA: ILUMINAÇÃO CÊNICA I

- História da Iluminação Cênica – Brevíssima história destacando os principais fatos, descobertas e o pensamento que norteou a Iluminação Cênica dos primórdios até os dias atuais.

- Conceitos de eletricidade – Conceito de energia. Produção, condução e consumo da Energia elétrica. As três grandezas principais: Potência, Tensão e Corrente a interação entre elas.

- O espectro Luminoso – A composição da luz na visão da física. O conceito de onda luminosa. Os componentes da onda luminosa: Amplitude e frequência.

- Olho humano e visão – Os principais componentes do olho humano e seu papel na percepção visual. As células fotossensíveis e suas funções na captação da luz. Cones e Bastonentes. Visão fotópica e escotópica. Efeito Purkinje.

- Fontes luminosas – As principais fontes luminosas e sua forma de produzir luz. Lâmpadas incandescentes, incandescentes halógenas, de descarga em gases e os diodos emissores de luz.

- Cromaticidade – O conceito de cor ao longo da história. A percepção da cor e as interações entre as cores. O conceito de “espaço” de cor e os principais espaços. A síntese aditiva e a síntese subtrativa.

- A temperatura de cor – O conceito de Temperatura de Cor Correlata e sua aplicação. A utilização da escala Kelvin para quantificação da impressão luminosa.

- IRC – Índice de Reprodução de Cor – O conceito de IRC e sua aplicação prática. A importância da reprodução correta de cores para a visualização presencial e para a reprodução através de mídias eletrônicas. Como aferir o índice nas fontes luminosas.

- As características físicas da luz – As principais características da luz na visão da física. A reflexão, a transmissão, a absorção e a refração e sua influência no resultado do trabalho em Iluminação.

- As características fundamentais da luz - As características que fundamentam a utilização da luz na visão da fotografia e da cena. A intensidade, a qualidade, a direção e a altura.

- Iluminação Básica – A Luz como componente na cena. Angulação e direção. As principais nomenclaturas utilizadas.

- Equipamentos de iluminação convencional: Abordagem dos principais equipamentos convencionais de iluminação, suas aplicações, características e limitações. Plano-convexo, Fresnel e elipsoidal entre outros.

- Equipamentos de iluminação robotizada – Abordagem dos principais equipamentos robotizados, suas aplicações, características e limitações. Moving lights, “Scaners”, “Par” Led e “Ribaltas” de led.

- Conceitos sobre protocolo DMX 512 – Conceito e funcionamento do principal protocolo de comunicação entre equipamentos de iluminação e consoles de comando (“mesas” de luz).

- Documentos de iluminação – A Luz como Design e projeto. O “mapa” de luz (Planta da disposição física dos equipamentos); O Agrupamento (a relação de efeitos específicos); A Relação de Memórias (relação da combinação dos efeitos em intensidades e demais parâmetros) e o Roteiro de Operação (documento que indica ao operador de luz as interações entre outros componentes do espetáculo – texto, gestos, movimentos, intervenções sonoras etc) e os efeitos luminosos previstos.



ILUMINAÇÃO CÊNICA II

- Segurança do Trabalho – O conceito básico de segurança nas relações de trabalho e suas principais regras. Regras de segurança no trabalho em espetáculos e eventos culturais.

- Convenções Internacionais - leis, portarias e decretos complementares que fundamentam a segurança no trabalho – Brevíssima história da construção do conceito de Segurança no trabalho.

- Normas Regulamentadoras – As principais NRs que fundamentam a aplicação das normas de segurança no trabalho.

- Norma Regulamentadora de nº 10 – Trabalho com eletricidade – Abordagem dos pontos principais da NR 10, sua aplicabilidade e implementação.

- Norma Regulamentadora de nº 35 – Trabalho em altura – Abordagem dos pontos principais da NR 35, sua aplicabilidade e implementação.

- DMX 512 – Princípio de funcionamento e normas – Aprofundamento da abordagem do protocolo, principais normas e componentes, seu funcionamento e endereçamento visando a utilização na parte prática do curso.

- Equipamentos de iluminação convencional na prática – Observação e manuseio dos principais equipamentos convencionais utilizados em iluminação cênica.

- Equipamentos de iluminação robotizada na prática – Observação e manuseio dos principais equipamentos robotizados utilizados em iluminação cênica.

- Equipamentos de suporte e sustentação na prática – Observação e manuseio dos principais equipamentos de apoio, suporte e sustentação.

- Sistemas de comando e fiação na prática – Observação e manuseio de alguns equipamentos de comando e transmissão de dados e energia.



CONSOLES AVOLITES: TIGER TOUCH

- Apresentar e introduzir o console Avolites Tiger Touch e detalhar todas as suas novas funcionalidades e possibilidades de uso: Console layout | Wipeall | Patching dimmers & fixtures | Creating palettes – shared/normal | Record by channel/fixture/stage | Creating & editing memories | Timings for memories – HTP/LTP, modes, fixture overlap, attribute times | Selective clear and locate | Recording chases | Unfolding and editing chases | Recording cue stacks | Editing cue stacks | Key profiles, priorities, release | Shape Generator | Saving and loading a show | Macros.
PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisito.
PÚBLICO-ALVO: • Iniciantes e interessados na área de iluminação e cenografia; • Profissionais da área que buscam reciclagem e certificação, como músicos e técnicos. • Iniciantes e profissionais de outras áreas do espetáculo interessados em compreender as técnicas de montagem e acabamento visando um melhor relacionamento com os técnicos da iluminação.
METODOLOGIA: ● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação, no qual estarão registrados seu desempenho, baseado em testes e questionários, e sua assiduidade.
OBSERVAÇÃO: Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
Turma: ESP-IC
Professor(es): Francisco Rocha, Luiz Casemiro,
Data:
18/02/2019
Local:
IATEC Centro
Carga horária:
87h
Dias da semana:
Segundas
Formato:
Extensivo
Horário: 9h às 18h
Informações:
Matrículas até 18/12 (15%): R$ 2319,21
Matrículas até 18/01 (10%): R$ 2455,64
Valor: R$ 2.728,49
ou até 12x de R$ 265,83 (2,49% a.m.)

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