Apresentação

decorative line

Apresenta os fundamentos da Elétrica, Eletrônica e Áudio, além de disciplinas importantes, como Inglês Técnico, Organização e Normas Técnicas, Arquitetura de Computadores, com ênfase em redes e TI, e Segurança do Trabalho. Nas etapas finais, o aluno terá especialização em técnicas em gravação, técnicas em sonorização, e áudio para broadcast.

Certificações e Encaminhamentos*

decorative line

Conteúdo Programático Resumido

decorative line
  • Eletrônica 1
  • Eletricidade
  • Áudio Fundamentos
  • Áudio Equipamentos
  • Sistemas Digitais
  • Organização e Normas Técnicas
  • Desenvolvimento de Projetos
  • Análise de Circuitos
  • Eletrônica II
  • Inglês Técnico
  • Arquitetura de Computadores
  • Segurança do Trabalho
  • Sistemas e Técnicas de Gravação
  • Sistemas e Técnicas de Sonorização
  • Televisão & Broadcast

Detalhes

decorative line

Carga horaria

1.200 horas


Duração

3 semestres


Local

Sede do IATEC – Centro do Rio de Janeiro

Início

23/07/18 às 19h


Por que estudar no IATEC?

  • Laboratório Audiovisual
    Equipados com iMacs, Pro Tools, Live, Logic, Final Cut, After Effects, Photoshop e principais softwares de edição e tratamento Audiovisual.
  • Estúdio Escola
    Ambiente profissional para aulas, com gravação Multitrack, edição 5.1, permitindo o exercício prático dos diversos cursos de produção musical.
  • CERTIFICAÇÃO OFICIAL AVID
    Treinamentos em Pro Tools 101, Pro Tools 110, Pro Tools 310, Venue 110v e Venue 210v liderados por instrutores certificados pela Avid.
  • CERTIFICAÇÃO OFICIAL ABLETON
    Treinamento no software de produção musical Live, ministrado por instrutores também credenciados e licenciados pela Ableton.
  • BIBLIOTECA
    Farto material para pesquisa de alunos e professores. São aproximadamente 1.400 obras em seu acervo, composto por revistas, livros, CD’s, VHS’s, DVD’s.
  • AMBIENTE VIRTUAL AVA PARA SUPORTE AOS ALUNOS
    Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.
  • PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR
    A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
  • ÁREA DE OPORTUNIDADES PARA ALUNOS
    Site exclusivo para cadastro e divulgação de vagas de trabalho e estágio entre Alunos e Empresas credenciadas ao IATEC.

Conheça seus professores

decorative line
details image

Artur Brandão


Engenheiro, sócio diretor da Ello Projetos, responsável por toda a gestão da empresa, captação de clientes e de novos parceiros.

Sou responsável pela execução de projetos de tecnologia, atendendo independentemente a empresas privadas e estatais em todo Brasil.

A Ello Projetos e Consultoria Ltda, é uma empresa voltada a serviços na área de Engenharia e Consultoria Audiovisual e de Telecomunicações e atuo nos mais diversos setores da economia notadamente na indústria de Óleo & Gás com ênfase na criação e manutenção de Salas de Controle e de Realidade Virtual no Brasil e no exterior.

details image

Carlos Pedruzzi


Como Diretor do IATEC desde a sua fundação, e agora como professor.

Engenheiro de Telecomunicações, consultor e operador de sistemas de sonorização.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillons em Copacabana, Rock in Rio, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Simone, e atualmente para Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá, Quarteto do Rio, João Donato, Paula Morelenbaum.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

details image

Celso Lara


Professor do IATEC nas disciplinas de: Eletricidade, Eletrônica, Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores no Curso Técnico de Eletrônica com ênfase em áudio desde 2012.

Pós graduado em Engenharia Mecatrônica, Licenciatura plena em Eletrônica, Técnico em Eletrônica e Eletrotécnica.

Atuou em várias instituições de ensino como Coordenador técnico (atual) e Professor da Universidade Estácio de Sá.

Diretor da Empresa Embrasonic Segurança e Eletrônica.

details image

Ezio Filho


Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em projetos como o de recuperação de discos de 78RPM no Instituto Moreira Salles (no qual também fez o projeto e instalação dos equipamentos de recuperação), em discos de artistas como Os Cariocas, Wanda Sá, Kleiton e Kledir, songbook Edu Lobo, entre outros.

Também fez projetos de acústica, como o do H1 Produções e Estúdio (Portugal), Estudio da Somlivre (Rio de Janeiro), além de compositor de trilhas sonoras para TV e publicidade.

Baixista e diretor musical da cantora Zélia Duncan desde o início da carreira. Como músico já trabalhou com artistas como Tim Maia, Edu Lobo, Djavan, Leila Pinheiro, entre outros.

details image

Luiz Henrique


Atua profissionalmente como Professor efetivo na Escola Técnica Ferreira Viana (ETEFEV) vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Vinculado à Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) atua como Responsável pela Divisão de Capacitação Profissional do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Também atua como Coordenador Técnico e Consultor de Ensino Profissional no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC).

details image

Marcos Watson


Atuando na área de acústica e áudio desde 2002 em projetos realizados com Sólon do Valle e Carlos Roberto Pedruzzi. Da parceria com Carlos Pedruzzi, em 2016 surgiu a CONTROLE Eletroacústica, consultoria e projetos nas áreas de áudio, acústica e sonorização. Funcionário da PETROBRAS desde 2004, atualmente coordena projetos de engenharia de E&P.

  • Especialista em Gerenciamento de Projetos (MBA em 2006 pela FGV e Certificado PMP desde 2009 pelo PMI).
  • Especialista em Informática Educativa (UFLA, 2004), Finanças (UFAM, 2006) e EaD (UFF, 2014).
  • Professor da FAETEC desde 2003, atualmente lecionando no Curso Técnico de Informática do Instituto de Educação (ISERJ).
  • Atuou como docente da Pós-Graduação do ITESC (Conforto Ambiental: Acústica - 2010) e Graduação (CEFET-RJ - 2003 a 2005 e FILC - 2003).
  • Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Áudio (ênfase em Acústica), desde então participa da vida instituição: Curso de Áudio (Acústica), IATEC Engenharia e desde 2011 no EaD e na disciplina de Acústica.
details image

Virgílio Leandro


Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá e experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em REDES DE COMPUTADORES. Já ministrou em instituições como a UFRJ, SENAI, Universidade Estácio de Sá e UNIABEU.

details image

Stephanye Correia


Diplomada no Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio do IATEC, frequentou a Berklee College of Music e é formada pela Britsh Council (Reino Unido) em curso de capacitação técnica para profissionais na área de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. Já atuou como Operadora de som no Teatro Maison de France; SESC Copacabana, Teatro Carlos Gomes, entre outros.

details image

Wagner Pedretti


Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio Engineering Society (AES). Atua na área de soluções acústicas para templos, estúdios e ambientes diversos.

Formou mais de 60 turmas – aproximadamente mais de 700 alunos, ministrando as matérias: Pro Tools,Técnicas de Sonorização, Áudio Básico e Edição, Mixagem e Masterização.

Dentre seus alunos, destacam-se Mario Jorge Bruno (técnico e sócio da Companhia dos Técnicos), Vinni (cantor), Alex Meirelles (tecladista do Cidade Negra) e Lazão (baterista do Cidade Negra).

Executou mais de 2.000 shows como técnico de PA ou monitor nas maiores casas de show do Brasil, como Canecão, Apoteose, Maracanãzinho, Credicard Hall, Siará Hall, Chevrolet Hall, Rio Sampa e Mineirinho.

Trabalhou como técnico de PA, técnico de monitor ou engenheiro de gravação com os artistas Fernanda Brum, Tutuca Borba (Roberto Carlos), Sergio Knust (Yahoo), Nill (ex-Dominó), Chris Duran, Eyshila, Marina de Oliveira, Voices, 4 por 1, Alda Célia, Jozziane, Marquinhos Gomes, Elaine de Jesus, Raissa e Ravel, Projeto Vida Nova de Irajá, Marco Aurélio, Celina Borges, Adriana, Projeto Vida Nova Parque fluminense, Canta Brasil 500, Canta Rio, Embaixada do Reage, Regis Danese, Banda Doulos, Alfalife, Marcos Góes, Grazy Maia, Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, Banda Pódium, Igreja Batista Nova Filadélfia, Igreja Batista Fonte da Vida (PR), Igreja Batista Nova Ebenezer, Alex e Alex, Emerson Pinheiro, Deusmar, Marcos Kinder, Klênio, Café com Jazz, Linha 2, Léo Trajano, God´s Boy, Grupo Luz, Haguidene, Lizlanne, Cristina Helen, Josy Santos, Família Olicar, Luiz Cláudio, Ariane, Banda e Voz, Carlinhos Felix, Canto da Terra, Vinni, Lazão, entre muitos outros artistas.

Em 2010, foi o responsável pelo Projeto do CNPQ Universal, no cargo de engenheiro de gravação, edição e mixagem (base de síntese de voz).

details image

Paulo Ferreira


Trabalha há 16 anos na Rede Globo em pós-produção. Atuou como produtor de áudio em novelas e minissérie como Kubanacan, Senhora do Destino, Celebridade, Malhação, Cobras e Lagartos, Hoje é dia de Maria 1 e 2, Queridos Amigos, Conexão Xuxa, Caldeirão do Huck e Amazônia entre outras. Ministrou a palestra “Como despertar a atenção do consumidor utilizando os recursos do áudio”, na Universidade do Vale do Paraíba. Participou também do 6º Festival de Cinema Vídeo e D Cine de Curitiba em 2002 tratado do assunto Áudio na Pos –Produção e do I Encontro Nacional dos Profissionais do áudio, 19º Seminário Técnico Nacional em 1999.

details image

Eduardo la Cava


Bacharel em Cinema e Engenharia Elétrica, Eduardo La Cava é atualmente sonoplasta da TV Globo.

Trabalhou na recuperação dos primeiros discos de 78 RPM prensados no Brasil para o renomado projeto Casa Édison, lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Também foi profisisonal da Rob Filmes, fazendo a finalização de comerciais para as salas de cinema.

details image

Ricardo Gama


Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o responsável pelo desenho de áudio de diversos programas da linha de shows como Esquenta, TV Xuxa, entre outros.

Como sonoplasta, trabalha na TV Globo desde 1995 em programas como Angel MIX, Domingão do Faustão, Toma lá da cá, Criança Esperança, BBB (2 ao 11), eventos especiais e musicais como 100 anos de MPB, Festival dos Festivais, Roberto Carlos, Visita do PAPA, varios Carnavais, Rock in Rio e SWU, entre outros.

Trabalhou na TV Manchete gravando trilhas para novelas e programas como Pantanal (incidentais), Cabaré do Barata, Um Toque de Classe, além de diversos Carnavais.

Trabalhou no Estúdio F/AVERT Produções, como técnico de gravação, e na LABOTEC como técnico de PA/FOH em shows como Seis e Meia, Teatro Carlos Gomes, no Projeto Luz do Solo, e eventos corporativos.

Estagiou na Intersong/Polygram e foi técnico de manutenção da Taito Fliperamas.

details image

Renato Muñoz


Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma Xef Sound (Rio de Janeiro).

No ano seguinte, assumiu o PA da cantora Elba Ramalho, onde trabalhou até 1997.

Entre 1993 e 1998, trabalhou no Estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu e Marisa Monte, entre outros.

Em 1997, assumiu o PA do Barão Vermelho e depois também o PA do Frejat em seu projeto solo, quando foi responsável pela gravação e mixagem dos dois discos do cantor. Ganhador do prêmio profissional de PA do ano, também prestou serviços para a firma de sonorização Lang Brothers.

250

Estudantes Felizes

480

Projetos entregues

Gostou?

Veja as vantagens de preencher o formulário agora:

Participe gratuitamente da palestra
"Oportunidade de Mercado e Orientações nas Carreiras de Áudio"
no dia 18/06/2018, às 19h.

Receba uma apostila de apresentação do Curso Técnico em Áudio
com o conteúdo programático detalhado
e os valores de investimento.

Os primeiros 10 cadastrados ganham
10% de desconto em todas as mensalidades
e isenção da taxa de matricula, caso decidam se matricular no Curso Técnico de Áudio


Após o preenchimento do formulário você receberá um link exclusivo para acessar e assistir a palestra online.