• acompanhe
|
cadastro
/ esqueci minha senha

Depoimentos

Lazão – Baterista e fundador do Cidade Negra

O IATEC é formado por um grupo de profissionais altamente qualificados que desenvolve um trabalho extremamente competente, proporcionando acesso à música e à tecnologia, conciliando conhecimento técnico e teórico, otimizando música e arte. Cheguei ao IATEC através do Daniel Figueiredo (instrutor do curso Home Studio), quando precisei montar e aprender a operar o meu próprio home Studio, e até hoje sempre recorro a eles.

 

Bernard Fines – Formado em engenharia acústica na França, cantor e músico

Quando optei pela profissão de músico e produtor, percebi que, na prática, eu não sabia nada! No IATEC encontrei profissionais reconhecidos e que atuam na área em que ensinam. Todos os cursos que fiz no IATEC – Home Studio, Masterização, Técnicas de Sonorização, Produção Fonográfica, Produção Executiva, Produção de Música Eletrônica e Leis de Incentivo – trouxeram respostas concretas, fazendo com que eu estivesse apto a resolver problemas em situações reais.

 

Nestor Lemos – Técnico de monitor do grupo Roupa Nova há mais de 20 anos

Quando o Roupa Nova trocou a mesa analógica pela digital, o IATEC mandou um professor exclusivamente para me ajudar a entender a mesa. Fiquei muito grato pela consideração e o apoio do IATEC. Isto só fez comprovar o que já sabíamos: que o IATEC não é só uma das melhores escolas como também um grande parceiro.

 

Lucio Ribeiro – Aluno de curso externo realizado em Vitória (ES)

Fiz parte da turma do curso de áudio ministrado pelo IATEC em Vitória, no Grupo Buiaz. Gostaria de agradecer ao professor Paulo Ferreira por mostrar como nossa profissão deve ser conduzida e valorizada por nós, profissionais do áudio, e como devemos valorizar e mostrar paixão no que trabalhamos, defendendo de forma brilhante nosso ponto de vista e o nosso local dentro de uma equipe de audiovisual. Saiba que suas palavras foram um sopro de vida para todos. Muito obrigado por mostrar como o nosso trabalho é fundamental e principalmente apaixonante.

 

Guga Borba – Aluno de curso externo realizado em Campo Grande (MS)

Trabalho com produção há alguns anos e gostaria de parabenizar o curso de Direção de Palco e Produção Técnica, e principalmente o Fred, que esteve conosco nestes dias ministrando o curso aqui em Campo Grande, pela grande quantidade de informações técnicas que ele nos revelou sobre universo da produção, e pela experiência que nos apresentou de maneira eficaz, didática e muito descontraída. Agradeço e parabenizo em nome de todos nós que trabalhamos na área em nossa região.

 

Gisela Canevari – Responsável pela Reggae Brasil, editora musical que administra as composições de Da Gama, guitarrista do Cidade Negra

Decidi fazer o curso de Produção Fonográfica no IATEC para ter melhor desempenho à frente da Reggae Brasil e também para compreender melhor e ser mais participativa durante a fase de gravação de cada novo álbum do Cidade Negra. O curso ofereceu elementos indispensáveis ao meu trabalho. Hoje, por exemplo, sei como é o processo para autorização de uma obra, tenho o ouvido mais atento aos ruídos, conheço o Pro Tools. O IATEC oferece bons cursos e bons profissionais.

 

Mário Jorge – Técnico de gravação, produtor fonográfico e um dos sócios do estúdio Cia. dos Técnicos

Decidi fazer o treinamento em Pro Tools no IATEC para me reciclar e atualizar. Apesar de ter este equipamento no estúdio eu tinha pouco contato com ele e essa falta de conhecimento acabava me limitando, mesmo trabalhando com produtores que ainda operam e preferem o analógico. O IATEC é uma escola de excelência, que oferece profissionais altamente gabaritados.

 

Gisele Frade – Atriz e musicista. Iniciou a carreira cantando em coral, participou da novela infantil Chiquititas e integrou o grupo musical As crianças mais amadas do Brasil

Eu não tinha noção alguma de áudio, de novas tecnologias e equipamentos e isso me fazia falta, principalmente, porque além de ser atriz, também toco baixo. Foi quando decidi fazer o curso de Áudio Básico no IATEC. O que aprendi foi bastante significativo até mesmo para o meu trabalho na TV. Hoje sei o que é uma mesa de som e entendo de equalização. O curso é muito bom, as aulas são produtivas e me deu o conhecimento que eu precisava.

 

Pedro Duboc – Aluno

O IATEC é sem sombra de dúvida uma escola para profissionais. Falo isso pois, ao terminar uma jornada de 15 cursos e após ter recebido meu DRT junto ao SATED/RJ, fui prontamente contratado pela TV Globo como operador de áudio! Devo isso em grande parte aos professores e à toda a equipe do IATEC pelo excelente ensino e presteza no atendimento durante o tempo desta parceria!

 

Alexandra Oliveira dos Anjos – Aluna

Participei da III Semana de Automação da IFMT (em 2009), aonde fiz o curso de Técnico em Eletrônica, e concorria à premiação de melhor projeto científico, que consistia em fazer uma transmissão em tempo real pela internet através da montagem de um estúdio de TV. Ficamos em primeiro lugar e agradeço ao IATEC pois o conhecimento que obtive estudando com vocês teve, sem dúvida nenhuma, grande parcela de responsabilidade pela vitória desse prêmio. Espero logo, logo poder concluir o curso regular para fazer o Regular de Áudio.

 

Priscilla Reis – Sócia da APTA Produtora, participou do curso Planejando para Internacionalizar, do IATEC e SEBRAE/RJ

Venho aqui parabenizar a iniciativa das duas entidades, por oferecer um curso de altíssima qualidade, enriquecedor e que foi muito além da minha expectativa! Grata pela oportunidade de participar deste curso! Certamente abrirão novos horizontes para a empresa que estou constituindo. Parabéns pelo time de instrutores, pela receptividade e pelo cronograma em si. Abraços musicais

 

Raphael Dias – Engenheiro de som, músico e sócio da empresa MusicSolution

Ter um estúdio de gravação com condições plenas de atuação disponível para os alunos – como é o do IATEC – é mais do que uma vantagem, é uma grande oportunidade para quem quer aprender de verdade. É a melhor forma de experimentar as aulas teóricas, aproximando os alunos da realidade do mercado de trabalho.

 

Rafael Rodrigues de Moraes – Músico, compositor, guitarrista e vocalista da banda de rock Opinião Pública

Cheguei ao IATEC através de um anúncio e logo fiz o Curso de Áudio. Era necessário aumentar meus conhecimentos nesta área para ter condições de interferir no processo de gravação das minhas músicas. O IATEC contribuiu de forma decisiva para a minha vida profissional, complementando com a base técnica o conhecimento artístico que eu tinha. Isso me proporcionou uma visão abrangente da minha atividade. Também foi através de um cartaz afixado no IATEC que me inscrevi e acabei ganhando o troféu de melhor Banda de Rock, em um festival de novas bandas, e uma viagem para Boston (EUA) onde fiz um workshop.

 

Enrico De Paoli – Sound designer de estúdio e ao vivo, trabalha com mixagem em seu estúdio Incrível Mundo das Mixagens e ministra workshops

Tive a felicidade de fazer o curso de Medições em Áudio no IATEC com três grandes nomes do áudio brasileiro e mundial: Carlos Pedruzzi, Sólon do Valle e Carlos Correia. O mais divertido é que, ao mesmo tempo em que hoje tenho maturidade em saber que não sairia do curso sabendo tudo que eles sabem, e sim o que tenho que estudar, me certifiquei mais ainda de que, quanto mais se sabe, mais conhecimento se tem para aprender coisas novas.

 

Lucas Zardo – Foi professor de Gravação e Acústica, engenheiro, produtor musical, músico, ocupa cargo de gerência na Rede Globo

No curso de Acústica é fundamental para o entendimento poder ouvir o que acontece em cada diferente situação. Ter os equipamentos de medição, sistemas de som, datashow e até um estúdio disponíveis fazem a aula mais dinâmica e mais interessante, além de o aprendizado ser muito mais rápido.

 

Kelpo Gills – Músico, compositor, técnico de som, ex-professor de Pro Tools e produtor musical da Rede Record

Como aluno e instrutor, posso afirmar que o IATEC foi de grande importância para a minha formação profissional, não só por oferecer uma base teórica de conteúdo sólido e significativo mas também por oferecer toda a infraestrutura necessária para que possamos por em prática o que aprendemos em sala de aula – o que realmente faz a diferença. O curso oferece workstations, estúdio de gravação profissional e professores gabaritados, profissionais de destaque no mercado – ferramentas necessárias para consolidarmos o aprendizado.

 

Por que estudar no IATEC?