LIVE 23/06 - Estúdios de pequeno porte, com vocação multiuso | IATEC | Curso de Áudio, Iluminação, Vídeo, Pro Tools e Acústica no Rio de Janeiro

Últimas notícias

LIVE 23/06 - Estúdios de pequeno porte, com vocação multiuso

21

Jun

LIVE 23/06 - Estúdios de pequeno porte, com vocação multiuso
Publicado em 21/06/2020

Carlos Pedruzzi Convida: Alfredo Sertã, Ezio Filho, Marcus Watson e Sergio Nogueira
23/06/2020, 18h - https://www.youtube.com/watch?v=12CPlzwNDvc&feature=youtu.be

O Tema desse novo encontro é a realidade dos estúdios de pequeno porte, que possuem vocação multiuso, conciliando as demandas de mercado para produções musicais, dublagens, narrações, audiobooks, trilhas, jingles, cinema, TV.

Temas Centrais:

1) O problema real

2) O espaço, necessidades e adequação - nivelando os fundamentos

3) Setup de equipamentos / infraestrutura - foco de atuação

4) Formação do profissional multiuso - perfis de atuação

5) Conhecimentos técnicos básicos: software de gravação multipista, acústica, eletricidade, MIDI, áudio

6) Conhecimentos musicais básicos: instrumentação, harmonia, arranjo, teoria musical

7) Mercado - possibilidades, realidade, perspectivas

8) Atuação do estúdio - Foco

9) Escalabilidade

 

Essas e outras questões serão abordadas pelos convidados, com a mediação do Eng. Carlos Pedruzzi, e com a participação do público.

 

Conheça os convidados:

Carlos Roberto Pedruzzi

controle-ea.com.br

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento e isolamento acústicos, operador de sistemas de PA e Monitor em shows de música. Alguns trabalhos de destaque em sonorização são: Projeto Aquariu’s na Quinta da Boa Vista, Forte Copacabana, Palácio do Catete, Enseada de Botafogo, Praia do Leme, Aterro do Flamengo, com público de até 200.000 pessoas; Reveillons em Copacabana, com público de 2.000.000 de pessoas; Missa Campal com SS Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo, com público de 2.000.000 de pessoas; Rock in Rio I e II; Eventos Religiosos, Evento Gospel comemorativo dos 500 anos do Brasil (MK Publicita), Paul MacCartney, Tina Turner, Chegada de Papai Noel no Maracanã, com público de até 200.000 pessoas; Feiras Agropecuárias em Macaé, Campos, Cordeiro, Paty do Alferes, Juiz de Fora, Itaipava; Free Jazz Festivais no Teatro do Hotel Nacional, Rio; Prêmios Sharp de música, Shell de música, O Globo de Jornalismo; Shows de Artistas brasileiros e estrangeiros, no Brasil e no exterior, dentre eles, Orquestra Sinfônica Brasileira, Maria Bethânia, Quarteto Tom Jobim, Billy Paul, Plácido Domingos, Groove Washington Jr., Marina Lima, Guilherme Arantes, Zélia Duncan, Simone, João Donato, Marcos Valle, Roberto Menescal, Os Cariocas, Quarteto em CY, Wanda Sá e Ed Motta. Homenageado pela AES Brasil 2019 (Sociedade de Engenharia de Áudio) pela carreira consagrada, por suas realizações profissionais, pelo compartilhamento de seu conhecimento e pela ajuda na formação de diversas gerações de novos profissionais de áudio.

 

Alfredo Sertã

acr.com.br

youtube.com/user/alfredoserta

facebook.com/alfredosertaoficial

instagram.com/o_sabor_do_piano

Pianista, compositor e arranjador, é um músico bastante atuante no Rio de Janeiro. É formado em Engenharia pelo UFRJ onde se especializou em acústica e áudio. Em 1994 fundou com o músico Ronaldo Cotrim a produtora de áudio e estúdio de gravação ACR produções musicais (espaço que dirige até os dias atuais). Estudou piano e composição com alguns dos pianistas mais renomados do cenário carioca como Delia Fischer e Roberto Burguel e já tem 5 CDs gravados. Dois deles em parceria com o guitarrista e violonista John Cassio além do premiado CD “Fábulas de Leonardo da Vinci” lançado em 2008 pelo selo Biscoito Fino e relançado em 2015 pela Editora Melhoramentos. Em 2008 e 2010 foi convidado pela Secretaria de Cultura do Governo Acre para ministrar cursos de gravação em home studio e composição na Usina de Artes João Donato (Rio Branco/AC). Como pianista solo atua fixamente em alguns espaços musicais da cidade como o Barra Shopping e o Clube Paissandu. Como compositor e arranjador já compôs trilhas sonoras para atores e diretores consagrados como Moacir Góes, Beth Goulart, Chico Diaz, Nicete Bruno, Luciano Vidigal, Cavi Borges e Sergio Rezende. Como produtor musical já realizou arranjos para Xuxa (Universal), Sony Music e Glaucio Cristelo (Somlivre). Em 2020 lançou o projeto "O Sabor do Piano" que tem por objetivo a democratização de conhecimentos sobre música e sobre o instrumento para público de um modo geral através dos seus canais nas redes sociais.

 

Ezio Filho

audiolume.com

instagram.com/audiolume

facebook.com/audiolume

Músico, produtor musical, professor e projetista. Em sua formação musical, estudou harmonia, técnicas de composição contemporânea e instrumentação com seu mestre Sergio Benevenuto e técnicas de arranjo com o professor Blass Rivera, além de ter sido aluno de baixo elétrico de Arthur Maia, com quem acompanhava shows e gravações. Em função de sua atuação na área de produção de discos, montou o estúdio de gravação EG Studio. Atualmente, em seu estúdio e produtora – Audiolume, além de músico e produtor musical, é também técnico de gravação, mixagem e masterização, voltado a produção de audiovisual em formato 2.0 e 5.1 e atendendo a TV, Cinema, produção de Audiobooks e mercado publicitário além de pré-produção, edição de áudio, mixagem e masterização para CDs e DVDs. Em seus trabalhos como produtor musical, atuou para o mercado independente e de pequenos selos fonográficos até grandes gravadoras multinacionais e, mais recentemente, nas áreas de produção de trilhas para TV e mercado publicitário. Como baixista, participou em shows e gravações com grandes artistas como, Leila Pinheiro, Djavan, Simone, Cláudio Zoli, Dalto, Isabella Taviani, Leo Gandelman, Marcio Montarroyos, Victor Biglione, Jean Peirre Zanella (Saxofonista Canadense - Jazz / Instrumental) entre outros. Tocando a Zelia Duncan desde 1989, passou em 1994 a fazer a direção musical de seus shows e como produtor musical em seus DVDs ao vivo: “Sortimento Vivo”, “Pré Pós Tudo Bossa Band – O Show” e “Pelo sabor do Gesto em Cena”. Mixei e masterizou o DVD “Tô Tatiando” no estúdio Audiolume. Atuou como consultor de áudio para o Instituto Moreira Salles (2010-2012), inclusive na recuperação/restauração e masterização de áudio. Como projetista de áudio e acústica trabalhou no estúdio da H1 Produções, em Portugal e o estúdio Audiolume (Barra da Tijuca - RJ). No IATEC, desenvolveu o curso de Edição, Mixagem e Masterização.

 

Marcus Watson

controle-ea.com.br

Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos e músico amador. Analista de Sistemas por formação, atuando na área de acústica e áudio desde 2002 em projetos realizados com Sólon do Valle e Carlos Roberto Pedruzzi. Da parceria com Carlos Pedruzzi, em 2016 surgiu a CONTROLE Eletroacústica. Técnico Eletrônico pelo CEFET-RJ, foi Supervisor de Projetos da CET-RIO / Divisão de Eletrônica, entre 1995 e 2004. Depois de rápida passagem pelo IPLANRIO, ingressou na PETROBRAS em 2004, onde atualmente atua na gestão de perdas de produção. Certificado no PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional) e especialista em Gerenciamento de Projetos (MBA FGV, 2007), Informática Educativa (UFLA, 2004) e atualmente cursando o MBA em BI Master (PUC-Rio) e a pós graduação em Design Instrucional (SENAC). Cursou as pós graduações (sem defender a monografia – extensão) em Finanças (UFAM, 2005-2006) e Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância – PIGEAD (UFF/LANTE, 2013-2014). Professor da FAETEC desde 2003, atualmente lecionando no Curso Técnico de Informática do Instituto de Educação (ISERJ). Atuou como docente da Pós-Graduação do ITESC (Conforto Ambiental: Acústica - 2010) e Graduação (CEFET-RJ – 2003 a 2005 e FILC - 2003). Foi técnico de estúdio e gerente do Estúdio Horizonte, entre 1990 e 1996. Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Áudio (ênfase em Acústica), desde então participa da vida instituição: Curso de Áudio (Acústica), IATEC Engenharia e, desde 2011, no EaD e na disciplina de Acústica para o Curso Técnico e para a Especialização. Proprietário e Editor na Anil Editorial. Finalista do Prêmio Profissão Entretenimento 2017, na categoria Projetista de Sistema de Acústica e Sonorização, indicado pelo Júri Técnico. Em 2019 iniciou a Anil Editorial para atuação em projetos educacionais.

 

Realização:
IATEC

 

Apoio:
Attack
Pro Shows
Disconildo
Revista Backstage

Voltar