fbpx

TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO

Sobre o curso

Neste curso o aluno terá conhecimento do ambiente do estúdio, os cuidados com sua acústica e ergonomia; conhecerá os equipamentos – microfones, pré-amplificadores, processadores de dinâmica e outros, e como se dão sua escolha e utilização; verá as técnicas de como conduzir e tratar os sinais musicais durante todo o processo proposto, atento sempre à sua percepção. 

É indicado para todos aqueles que desejam aprimorar suas habilidades nesta área tão cativante e difundida.

Pré-requisitos mínimos: ensino médio completo; conhecimento de áudio básico; conhecimento de Pro Tools.

Grupo exclusivo da turma no whatsapp.

Disciplinas

Introdução

– Preparação

– Equipamentos

– Instrumentos

– Ambiente

– Limpeza

– Marcações

Fluxo de Trabalho

– Gravando a Banda Inteira ao Mesmo Tempo

– Gravando uma Guia com os Instrumentos Primeiro, Depois Re-gravando os Instrumentos Individualmente

– Gravando Alguns Instrumentos Essenciais (Bateria, Baixo, Guitarra e Voz) Primeiro, e Depois os Outros Individualmente

– Gravando os Instrumentos Individualmente, Sobre uma Guia Pré-gravada

Equipamentos

– Pré-amplificação

– Estrutura de Ganho

– Equalização

– Compressão

– Escolha do Microfone

Técnicas de Microfonação

– Posicionamento do Microfone

– A Fase

– Técnicas de Captação Estéreo

Microfonando Instrumentos

– Bateria

– Baixo Acústico

– Baixo Elétrico

– Violão

– Guitarra

– Bandolim/Cavaco

– Cordas

– Metais

– Piano Acústico

– Percussão

– Vocais e Locução

– Fluxograma de Trabalho

– Edição

– Fase

– Monitoração

– Níveis de SPL na Mix, Calibração L/R + Sub, Referência

Distribuição Espacial, as 3 Dimensões:

– 1ª Dimensão (Pan, Estéreo Expander, Dobras)

– 2ª Dimensão (EQ, Regiões de Frequências e suas Características, Interrelações entre Regiões de Frequências, Regras Básicas, EQ em Uso na Mix)

– 3ª Dimensão (Ambiência, Compressão, Layers, Summing Mix, Interfaces Digitais, Preparando o Master)

– Fluxograma de Trabalho

– EQ

– Dinâmica – Compressão Básica, Compressão Multibanda, Compressão Paralela, Decodificação M/S

– Finalizando a Master

Metodologia

● Apostila digital com os assuntos tratados no Curso
● Nas aulas com softwares o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal
● Certificado Digital
● O material didático, gravações de aulas (Online/EAD), vídeos e conteúdos extras são disponibilizados exclusivamente aos alunos via Google Classroom. Para ter acesso é necessário que o aluno tenha uma conta Google.

Detalhes

CARGA HORÁRIA

51h

DIAS E HORÁRIOS

3as, 4as e 5as e sábados | online e práticas presenciais *Ver calendário e horários das aulas em OBSERVAÇÕES

LOCAL

Turma híbrida: aulas online ao vivo via Zoom + aulas práticas presenciais

INÍCIO

12/06/2025

Por que estudar no IATEC

BENEFÍCIOS

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

AMBIENTE VIRTUAL PARA SUPORTE AOS ALUNOS

Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.

PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR

A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

foto_pedruzzi_2022_-_quadrado_site_3

CARLOS ROBERTO PEDRUZZI

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA...

eziofilho

ÉZIO FILHO

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em…

celsolara

CELSO LARA

Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC - Instituto de Artes e…

Imagem Renato Muñoz 2023 jpg 2

RENATO MUÑOZ

Iniciou profissionalmente no Áudio em 1990. Atua em Estúdios como o Nas Nuvens e Discover…

watson_2

MARCUS WATSON

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI…

Observações

CALENDÁRIO DE AULAS

Técnicas de Gravação

12/06/2025       19:00 às 22:00 –  online

17/06/2025       19:00 às 22:00 –  online

18/06/2025       19:00 às 22:00 –  online

24/06/2025       19:00 às 22:00 –  online

28/06/2025 (sábado)    09:00 as 16:00 – prática presencial

05/07/2025 (sábado)    09:00 as 16:00 – prática presencial

Mixagem e Masterização                        

25/06/2025       19:00 às 22:00 –  online

26/06/2025       19:00 às 22:00 –  online

01/07/2025       19:00 às 22:00 –  online

02/07/2025       19:00 às 22:00 –  online

03/07/2025       18:45 às 21:45 – prática presencial

08/07/2025       18:45 às 21:45 – prática presencial

09/07/2025       18:45 às 21:45 – prática presencial

10/07/2025       18:45 às 21:45 – prática presencial

15/07/2025       18:45 às 21:45 – prática presencial

Aulas online ao vivo via Zoom.

Local das aulas práticas:

2R Estúdio: R. Carlos Machado, 176 – Jacarepaguá/RJ

Investimento

Garanta hoje mesmo a sua vaga!

lote único

12xR$ 172,41

ou R$ 1.667,00 à vista

Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Ezio Filho

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em projetos como o de recuperação de discos de 78RPM no Instituto Moreira Salles (no qual também fez o projeto e instalação dos equipamentos de recuperação), em discos de artistas como Os Cariocas, Wanda Sá, Kleiton e Kledir, songbook Edu Lobo, entre outros.
Também fez projetos de acústica, como o do H1 Produções e Estúdio (Portugal), Estudio da Somlivre (Rio de Janeiro), além de compositor de trilhas sonoras para TV e publicidade.
Baixista e diretor musical da cantora Zélia Duncan desde o início da carreira. Como músico já trabalhou com artistas como Tim Maia, Edu Lobo, Djavan, Leila Pinheiro, entre outros.

Celso Lara

Professor no SENAI/RJ, Universidade Estácio de Sá e no IATEC, entre outras. Especialista em Engenharia Mecatrônica na Universidade Católica de Petrópolis. Graduado em Eletrônica e Matemática (em curso). Técnico em Eletrônica e Eletrotécnica.

Renato Muñoz

Iniciou profissionalmente no Áudio em 1990. Atua em Estúdios como o Nas Nuvens e Discover; e presta serviço para as empresas de som Lang Brothers e Loudness. Trabalhou com artistas renomados como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Barão Vermelho, Skank, Cidade Negra, Titãs, Paralamas do Sucesso e Lulu Santos, entre outros. Trabalhos de mixagem para broadcast em eventos como o Rock in Rio, Lollapalooza, Prêmio Multishow de Música, Copa do Mundo 2014 e MTV (VMB). Professor do IATEC desde a sua fundação.

Marcus Watson

Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos e músico amador. Técnico Eletrônico pelo CEFET-RJ, possui bacharelado e licenciatura em Informática, especialização em Gerenciamento de Projetos, certificado PMP pelo PMI, e especializações em Informática Educativa, Design Instrucional e MBA em Gerenciamento de Projetos, com extensão em finanças corporativas e também em educação a distância.

Atualmente cursando graduação em Arquitetura, especialização na PUC Rio em Business Intelligence e concluindo pós em Projeto de Acústica e Iluminação, da Audium.

Já atuou como assistente do Engs. Sólon do Valle e Carlos Pedruzzi. Com Pedruzzi, criaram a CONTROLE Eletroacústica em 2016.

Professor de Acústica no IATEC e do Curso Técnico de Informática na FAETEC. No IATEC atuou como tutor a distância, coordenador de EaD e consultor no IATEC Engenharia. Editor e Designer Instrucional na Anil Editorial, funcionário da PETROBRAS e membro de diversas organizações. 

Coautor de um livro sobre fundamentos de áudio e colaborador de outro livro sobre a indústria naval e offshore do Brasil. Finalista do Prêmio Profissão Entretenimento em 2017.

Abrir chat
Olá! como podemos ajudar?