Especialização em Sonorização de Shows e Eventos (Turma Presencial)
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Vídeo
Disciplinas que compõem o programa
Áudio Fundamentos
A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância - Z
Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência
Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis - a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis - curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco
Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação
Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas
Áudio Equipamentos
Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação - omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações - de sinal, de caixa e de energia
Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks - controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante
Consoles Digitais e Mixagem
Desenvolvimento dos Consoles Digitais
Áudio Digital para Consoles Digitais
Configurações de um Console Digital: O patch bay
Módulos dos Consoles Digitais: Equalização | Processamento dinâmico | Processadores de efeitos
Automação
Gerenciamento de Sistemas de RF
Sistemas de Transmissão e Recepção
Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência
Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch
Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores
Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo
Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas
Sistemas de Áudio sobre Rede de IP
Protocolos de Transmissão de Áudio Digital: Transporte de Áudio Digital – Word Clock, Sample Rate, Banda (número de canais), Dados | Protocolos de 2 canais – AES/EBU, SPDIF | Protocolos Multicanais – ADAT (Lightpipe), COBRANET, DANTE, MADI, AVB | Formas de Transmissão P2P x IP – Principais diferenças
Protocolos de Transmissão IP: Hardware – Par trançado, Fibra ótica, Conectores, Switches, Acessórios | Software – Dante Controller, Ravena Aneman, HiQ Net | Topologias de redes mais utilizadas – Barramento, Anel, Estrela
Aplicações de Redes de Áudio IP: Projeto – Necessidade do sistema, Componentes do sistema, Fluxo do sinal | Configuração – Prática de configuração de Rede em Protocolo DANTE
Elétrica Aplicada aos Sistemas de Sonorização
As Fontes de Energia e os Equipamentos: Transformador – Monofásico, Trifásico | Gerador – Monofásico, Trifásico | Aterramento | Main Power | Estabilizador | Cabos – especificações e padrão de cores | Multímetro – medidas de voltagem, medidas de corrente
A Carga: Regime de trabalho (Duty Cycle) | Fator de Crista | Cálculo da potência – potência instalada | Cálculo da carga – potência consumida | Distribuição da energia pelo sistema
Medição de Desempenho em Sistemas de Sonorização
Equipamentos: O Decibelímetro | O Analisador de Espectro | Softwares – A função de transferência, Medição de amplitude, Medição de fase, Medição de delay, outras medições
Uso dos softwares para alinhamento de Sistemas
Dimensionamento e Instalação de Sistemas
Os Equipamentos: Consoles – Para aplicações ao vivo, Analógicas x Digitais | Ligações – Cabos de microfone, Subsnakes, Splitters, Multicabos, Rede | Gerenciadores – Entradas e saídas, Processamento interno | Amplificadores – Gerenciamento nos amplificadores, Amplificadores em caixas | Sistemas de Caixas – Array x Line Array, Distribuição de Caixas (L/R apoiado, L/R suspenso, Outer fill, Center fill, Front fill, Down fill, Delays, Subs (apoiado, suspenso, cardióide, supercardióide))
O Sistema e o Ambiente: O Ambiente do Evento | Geometria | Distribuição do Público | Softwares de Previsão de Comportamento
Instalação, Teste, Alinhamento e Equalização: Instalações Fixas x Instalações Móveis | Infraestrutura necessária para o “fly” e sua instalação | Instalação dos Subs | Testes de funcionamento | Alinhamento de cada grupo de caixas e entre eles | Equalização de cada grupo de caixas e entre eles
Operação de Sistemas em Sonorização
As Funções em Sonorização: Produtor do Evento | Produtor Técnico do Evento | Produtor Técnico da Banda | Técnico Responsável pelo Sistema | Técnico de Mixagem FOH | Técnico de Mixagem MON | Outros Profissionais
Coordenação e Planejamento: Tipo de Evento | Onde e quando será realizado | O Rider | A posição do House Mix
Monitoração: Caixas de chão e suas posições | Side fills, no chão e fly | In ear, fones | Subs | Shaker
Mixagem: Conhecer os instrumentos – ouvir os instrumentos em vários locais de seu entorno | Conhecer o programa – As variadas estéticas | Como captar o programa – Escolha do microfone ou DI, Posicionamento do microfone, Uso de mais de um microfone para a mesma fonte, Uso de microfone e DI para a mesma fonte | Uso de Compressores, Gates e outros processadores de dinâmica | Uso de Efeitos | Outras técnicas na mixagem
Metodologia
● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação, no qual estarão registrados seu desempenho, baseado em testes e questionários, e sua assiduidade.
Detalhes

Carga horária
138h

Dias e Horários
Segunda a sexta, 9h às 17h

Local
Fundição Progresso / Mac Audio

Início
04/07/2022
Porque estudar no IATEC?

- 01
Benefícios e Financiamento
Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.
- 02
Ambiente virtual AVA para suporte aos alunos
Sistema de conteúdos online, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula, apostilas, vídeos e ferramentas de comunicação com professores.
- 03
Parcerias com empresas do setor
A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
Conheça os seus professores

Carlos Roberto Pedruzzi
Professor
Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA. …

Fred Junior
Instrutor
Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e…

João Mugrabi
Instrutor
Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos…

João Vicente
Instrutor
Há 20 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e…

Renato Muñoz
Instrutor
Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma…

Stephanye Correa
Instrutor
Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo,…

Alexandre Simi
Instrutor
Técnico de Monitor do Skank / Técnico Freelancer na empresa Loudness

Celso Lara
Instrutor
Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC - Instituto de Artes e…

Marcus Watson
Professor
Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI…

Johanna Weglinski
Professor
Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle…

Rodrigo Duarte
Professor
Técnico de Áudio formado na Rio Música pelo Prof. Fábio Henriques, começou a carreira em 2002…
Observações
Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
CRONOGRAMA DE AULAS
Obs: Aulas teóricas presenciais na Fundição Progresso (RJ) / aulas práticas presenciais na Mac Audio (RJ)
Áudio Fundamentos
04/07/2022 - 9h as 17h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
05/07/2022 - 9h as 17h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
06/07/2022 - 9h as 17h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
07/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
08/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
11/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
12/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
Áudio Equipamentos
13/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
14/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
15/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
18/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
Consoles Digitais
19/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (A definir)
20/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (A definir)
Sistemas de Áudio sobre Rede IP
21/07/2022 - 9h as 13:30h (Teórica - Fundição Progresso)
22/07/2022 - 9h as 13:30h - (Prática - Mac Audio)
Gerenciamento de Sistemas de RF
25/07/2022 - 9h as 13:30h (Teórica - Fundição Progresso)
26/07/2022 - 9h as 13:30h - (Prática - Mac Audio)
Elétrica aplicada aos Sistemas de Sonorização
27/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço - (Prática - Mac Audio)
Dimensionamento e Instalação
28/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
29/07/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço - (Prática - Mac Audio)
Medição de Desempenho em Sistemas de Sonorização
01/08/2022 - 9h as 16h - 1h de almoço (Prática - Mac Audio)
Operação de Sistemas
02/08/2022 - 9h as 17:30h - 1h de almoço (Teórica - Fundição Progresso)
03/08/2022 - 9h as 17:30h - 1h de almoço (Prática - Mac Audio)
Endereços:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 - Lapa/RJ
Mac Audio: Avenida Ten. Cel. Muniz Aragão, 965 - Anil - Jacarepaguá/RJ
Investimento
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15% Off até 06/06
Esgotado
2º Lote
10% Off até 27/06
Esgotado