fbpx

ÁUDIO PARA TV E CINEMA

APRESENTAÇÃO

Este material foi elaborado com o objetivo de mostrar e ensinar os primeiros passos da Pós-Produção de som para TV, Cinema e outras Mídias fazendo um paralelo da arte sonora do Cinema até a chegada das mídias digitais, passando por equipamentos e suportes analógicos de cada geração, dando ao aluno uma real noção do desenvolvimento e transformação da tecnologia pontuando as suas dificuldades e soluções dadas pelos Engenheiros até os dias de hoje. Este material não se propõe a ensinar tudo e sim dar um olhar mais atento para o som no audiovisual que cresce a partir de 1927, com a chegada do SOM no cinema, evoluindo significativamente até os dias de hoje. 

  • Esta obra é protegida pela Lei de Direitos Autorais 9.610/98 e é proibida sua reprodução ou impressão.

Sumário

1 - INTRODUÇÃO
2 - PRÉ-PRODUÇÃO

2.1 O que é Pré-Produção; 
2.2 Desenho de Som; 
2.3 Visitas a Locação; 
2.4 Leitura de Texto; 
2.5 Bate-Papo com Elenco; 
2.6 Entendendo o Orçamento; 
2.7 Equipamentos; 
2.8 Acessórios;

3 - PRODUÇÃO

3.1 Momento da Gravação; 
3.2 Roteiro de Gravação/Ordem do dia;
3.3 Departamento de Som; 
3.4 Equipe de Som; 
3.4.1 Técnico de Som; 
3.4.2 Operador de Microfone Boom;
3.4.3 Assistente de Áudio; 
3.5 Montagem e Cuidado Diário dos Equipamentos; 

4 - PÓS-PRODUÇÃO;

4.1 O que é pós-produção; 
4.2 Etapas da Pós-Produção de Áudio; 
4.2.1 Edição de Diálogos; 
4.2.2 ADR – Aditional Dialogue Replacment – Dublagem; 
4.2.3 Montagem Ambientes, SFX e Foley; 
4.2.4 Montagem do SFX; 
4.2.5 Foley; 
4.2.6 Montagem das Músicas; 
4.2.7 Mixagem;
4.2.8 Envelopamento para diferentes mídias; 
4.2.9 Loudness; 

5 - TIME-CODE PARA PÓS-PRODUÇÃO

5.1 Tipos de Timecode;
5.2 Non-Drop Frame timecode vs Drop-Frame Timecode; 
5.3 Frame Rate;

6 - DOLBY ATMOS
7 - CINEMA – SALAS DIGITAIS;

7.1 Película x Digital; 
7.2 Evolução das Salas Digitais no Brasil;

8 - TECNOLOGIA

8.1 Back-Up; 
8.2 Mídias; 
8.3 Plug-ins x Stand-Alone;
8.4 Plug-ins utilizados na Edição de Som; 

9 - MERCADO DE TRABALHO
10 - EXERCÍCIOS PROPOSTOS
11 - REFERÊNCIAS

Para quem se aplica:

●  Interessados em ingressar no departamento de áudio em emissoras de rádio, de televisão e de produtoras de vídeo.

 

PROFESSOR

WhatsApp Image 2022-05-23 at 09.20.27

EDUARDO LA CAVA

Bacharel em Cinema e Engenharia Elétrica, Eduardo La Cava é atualmente sonoplasta da TV Globo....

Qual o benefício desse material para quem o comprar?

Este material foi elaborado com o objetivo de mostrar e ensinar os primeiros passos da pré-produção, produção e pós-produção de som para TV e Cinema, fazendo um paralelo da arte sonora do cinema até a chegada das mídias digitais, passando por equipamentos e suportes analógicos de cada geração, dando ao aluno uma real noção do desenvolvimento e transformação da tecnologia pontuando as suas dificuldades e soluções dadas pelos Engenheiros até os dias de hoje.

Qual o diferencial deste e-Book para outros produtos similares no mercado?

Organizado e criado por professores do IATEC que também são técnicos e atuam diretamente no mercado, o e-Book possui um material atual, com informações e técnicas utilizadas no dia a dia por estes profissionais.

Elaborado para ser didático, informativo e direto, possui um texto conciso e explicativo, com imagens e ilustrações demonstrando métodos de trabalho que ajudam o leitor a aproveitar melhor a leitura.

Investimento

12xR$ 8,98

ou R$ 90,00 à vista

15% off até 15/03

Eduardo La Cava

Bacharel em Cinema e Engenharia Elétrica, Eduardo La Cava é atualmente sonoplasta da TV Globo,. 

Trabalhou na recuperação dos primeiros discos de 78 RPM prensados no Brasil para o renomado projeto Casa Édison, lançado pela gravadora Biscoito Fino. 

Também foi profissional da Rob Filmes, fazendo a finalização de comerciais para as salas de cinema.

Abrir chat
Olá! como podemos ajudar?