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FUNDAMENTOS DE ÁUDIO

Apresentação

Na primeira parte deste livro são apresentados aspectos de alguns dos conhecimentos fundamentais para o bom desempenho de qualquer atividade em áudio.

Estudaremos o som, sua natureza, como é gerado e como se propaga. Veremos nosso sistema auditivo e a maneira ele reage às variações nos níveis de sinais, nas frequências de sinais e no tempo entre sinais. Eletricidade e decibel são também matérias de nosso foco aqui, já que são fundamentais em instalações, leituras e medições em áudio. Na segunda parte, são apresentados os principais aspectos da área de eletricidade, eletrônica e dos sistemas digitais.

Estudaremos matéria, natureza da eletricidade e as grandezas elétricas: tensão, corrente, resistência e potência. Também veremos as duas Leis de Ohm e corrente alternada. Na etapa final estudaremos os sistemas digitais, bem como o seu impacto para o mundo do áudio. Na terceira e última etapa do livro, trazemos a disciplina de Acústica, apresentando e discutindo conceitos e princípios básicos que envolvem o isolamento acústico e o condicionamento acústico de ambientes, seus componentes e principais parâmetros, a partir de uma visão crítica quanto às suas estruturas e desempenho. Propõe o reconhecimento e análise dos elementos acústicos presentes em um ambiente, bem como o entendimento da dinâmica das avaliações e definições de um projeto. 

Sumário

1 - FUNDAMENTOS

1.1 – A natureza do som; 
1.1.1 – Frequência, período e comprimento de onda; 
1.1.2 – Sistema Massa-Mola; 
1.1.3 – Fase entre ondas;
1.1.4 – Interferência; 
1.1.5 – Harmônicos; 

1.2 – O decibel; 
1.2.1 – Logaritmos; 
1.2.2 – dB para potências elétricas; 
1.2.3 – dB para tensões elétricas; 
1.2.4 – Os Níveis de Referência; 

1.3 – O sistema auditivo;
1.3.1 – Percepção à variação de frequências; 
1.3.2 – Percepção à variação de níveis;
1.3.3 – Dependência conjunta da frequência e da intensidade; 
1.3.4 – Percepção à variação no tempo; 
1.3.5 – Diferentes efeitos das reflexões do som; 

1.4 – Propagação do som ao ar livre; 
1.4.1 – Alterações na intensidade; 
1.4.2 – Perda extra devido à umidade; 
1.4.3 – Alterações na velocidade de propagação do som; 
1.4.4 – Alterações no curso de propagação do som;

1.5 – Exercícios Propostos; 
1.6 – Referências; 
1.7 – Leitura Complementar Sugerida; 

2 - ELETRÔNICA

2.1 – Princípios da Eletricidade; 
2.2 – Corrente Contínua (CC); 
2.3 – Corrente Alternada (CA); 
2.4 – Sistemas Digitais; 
2.5 – Exercícios Propostos; 
2.6 – Referências; 
2.7 – Leitura Complementar Sugerida; 

3 - ACÚSTICA

3.1 – Isolamento Acústico; 
3.1.1 – Box-in-a-Box; 
3.1.2 – Piso; 
3.1.3 – Paredes; 
3.1.4 – Forro; 
3.1.5 – Lei da Massa (Transmission Loss – TL); 
3.1.6 – Classe de Transmissão Sonora (STC); 
3.1.7 – Perda de Isolação; 
3.2 – Condicionamento Acústico; 
3.2.1 – Modos; 
3.2.2 – Tempo de Reverberação (RT60); 
3.4 – Exercícios Propostos; 
3.5 – Ferramentas; 
3.6 – Referências; 
3.7 – Leitura Complementar Sugerida.

Para quem se aplica:

●  Pessoas que estão iniciando seu caminho na área de Áudio e profissionais que buscam reciclagem;

 Interessados em sonorização (seja em sistema de pequeno, médio ou grande porte) e/ou instalações fixas ou itinerantes, com a finalidade de reprodução de música ao vivo ou mecânica;

Músicos e técnicos de Bandas (PA e MON), técnicos de sonorização em Igrejas, projetistas e gerentes de Sistemas de Sonorização, entre outros.

 

PROFESSORES

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CARLOS ROBERTO PEDRUZZI

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA...

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MARCUS WATSON

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI…

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CELSO LARA

Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC - Instituto de Artes e…

Qual o benefício desse material PARA QUEM O COMPRAR?

Aquele que se interessa pelo áudio acaba por navegar entre diversas fontes na Internet e em livros, coletando informações pontuais sobre assuntos fundamentais e, muitas vezes de forma equivocada, forçado a preencher as lacunas que entrelaçam os assuntos de maneira autônoma. Esse caminho acaba por mal formar, frustrar, retardar ou levar o aprendiz ao abandono de sua busca.

Esse ebook abarca toda uma gama de conhecimentos necessários para todos aqueles que pretendem trabalhar ou já trabalham com áudio

Em três capítulos que se complementam, o ebook reúne em uma única obra os conceitos fundamentais do ambiente do áudio, o que normalmente é encontrado em diversas publicações diferentes. Todo o material foi escrito visando a forma mais didática e lúdica possível, utilizando linguagem assertiva e, principalmente, encadeando a apresentação dos assuntos em uma sequência coerente com tópicos relevantes e atuais. 

Ricamente ilustrado, o ebook foi estruturado com uma série de complementos e exercícios, contendo links para matérias publicadas na Internet ou vídeos no Youtube ou, ainda, com referências normativas e indicações de glossário para os termos mais relevantes. Os autores são professores do IATEC, profissionais atuantes em suas respectivas áreas de conhecimento.

Qual o diferencial deste e-Book para outros produtos similares no mercado?

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Investimento

12xR$ 11,48

ou R$ 115,00 à vista

Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Marcus Watson

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI como PMP e especialista em Finanças, Gerenciamento de Projetos, Informática Educativa e Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância.

Celso Lara

Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação . Estudou Engenharia Mecatrônica na instituição de ensino Universidade Católica de Petrópolis.

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