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MIXAGEM & MASTERIZAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Apresentaremos de forma prática, do início ao fim, as ferramentas, técnicas e conceitos básicos sobre arte da Mixagem e da Masterização. Iniciando pela preparação e organização necessárias para iniciarmos uma Mix (otimização dos níveis sonoros para monitoração, padrões de nível de sinais, verificações e correção de problemas – fase, limpezas). Em seguida, veremos o fluxo de trabalho numa Mix (parâmetros para conseguir começar a mixar e descobrir a sua forma particular de trabalho). Em seguida, veremos uma concepção de distribuição espacial tridimensional, que se trata da profundidade, imagem, tamanho de uma Mixagem e cada uma das dimensões (equalização, ambiências, compressão, panorama). Na sequência, identificaremos padrão de níveis, faixa dinâmica, estratégias para alcançar um som consistente, detalhado e eficiente. Na Masterização, veremos um fluxo de trabalho e cada parâmetro, equipamento, técnica pertinente (equalização, compressão, limiting, processamento M/S, manipulação de imagem). Abordaremos o áudio digital, incluindo ISRC, Fonogramas e DDP. Na etapa final, avaliaremos os aspectos de dinâmica, “guerra dos volumes”, padrão ITU-AES, loudness units (LU) e seus parâmetros.

Sumário

1 - PREPARANDO O TERRENO
2 - FASE
3 - MONITORAÇÃO

3.1 – Definições;
3.2 – Fletcher-Munson Curve; 
3.3 – Nível de SPL recomendado para a Monitoração; 
3.4 – Calibrando Monitoração LR; 
3.4.1 – Calibrando Monitores Full Range estéreo com sub e 5.1 com RTA (Real Time Analizer);
3.4.2 – Para monitoração de programa estéreo; 
3.5 – Uso da referência de Monitoração; 
3.6 – K-System;

4 - MIXAGEM

4.1 – Fluxo de trabalho – Fase I; 
4.2 – Fluxo de trabalho – Fase II;
4.3 – Fluxo de trabalho – Fase III; 
4.4 – Distribuição Espacial; 
4.4.1 – Distribuição no Estéreo (1ª Dimensão); 
4.4.2 – Equalização (2ª Dimensão); 
4.4.3 – Profundidade (3ª Dimensão); 

5 - MASTER

5.1 – Fluxo de trabalho; 
5.2 – EQ na Master; 
5.2.1 – Equalização Corretiva; 
5.2.2 – Dynamic EQ; 
5.2.3 – Equalização M/S (MID/SIDE); 
5.2.4 – Equalização – Artística / Equilíbrio Sonoro; 
5.2.5 – Dicas para EQ na Master; 
5.3 – Dinâmica (dynamic range – faixa dinâmica); 
5.3.1 – Novo Padrão de Medida e Referências para loudness – ITU BS-1770-4/EBU R128 3.0; 5.3.2 – Usando os Medidores; 
5.3.3 – Funcionamento; 
5.3.4 – Calibrando Monitoração Usando padrão EBU – com referência à LU; 
5.4 – Comprimindo na Master;
5.4.1 – Considerações sobre a dinâmica musical e a compressão; 
5.5 – Uso de compressão na Master; 
5.5.1 – Uso de Compressão Básica; 
5.5.2 – Compressão em Layers (Camadas); 
5.5.3 – Compressor Multibanda na Master;
5.5.4 – Compressão Paralela na Master; 
5.5.5 – Brickwall / Limiting; 
5.5.6 – Identificando excessos de compressão;

6 - ÁUDIO DIGITAL

6.1 – Sampling Rate; 
6.2 – Bit Depth; 
6.3 – Inter-sample Peaks;
6.4 – Dither; 
6.5 – Jitter;

7 - FINALIZANDO A MASTER

7.1 – CD Audio; 
7.2 – CD Text; 
7.3 – DDP; 
7.4 – Dados para o Fonograma;

8 - REFERÊNCIAS.

Para quem se aplica:

●  Interessados em gravação, seja em pequenos, médios ou grandes estúdios fonográficos;

Interessados em produções musicais em estúdios de TV e de rádio, em gravações que podem ser transmitidas “ao vivo” ou para posterior veiculação;

● Pessoas que estão se iniciando na área de áudio;

Profissionais que buscam reciclagem e certificação, como músicos, técnicos e outros na área fonográfica.

 

PROFESSOR

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EZIO FILHO

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações....

Qual o benefício desse material para quem o comprar?

O e-book dá uma visão clara das técnicas e parâmetros de áudio, equipamentos e procedimentos usados para mixar e masterizar. Feito como um guia técnico e prático para se entender todo processo de mix e master desde a preparação até a finalização, seja você iniciante ou avançado. 

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Resultado do acúmulo de pesquisas e experiência prática no mercado em 30 anos de trabalho, da era analógica até o enfoque totalmente digital, o professor Ézio Filho apresenta técnicas conhecidas e o seu modo de trabalhar com mixagens e masterização, buscando desmistificar questões como a compressão, equalização, imagem e profundidade do áudio, padrões técnicos de Loudness na distribuição digital, entre muitos outros.

Elaborado para ser didático, informativo e direto, possui um texto conciso e explicativo, com imagens e ilustrações demonstrando métodos de trabalho que ajudam o leitor a aproveitar melhor a leitura.

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Ezio Filho

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em projetos como o de recuperação de discos de 78RPM no Instituto Moreira Salles (no qual também fez o projeto e instalação dos equipamentos de recuperação), em discos de artistas como Os Cariocas, Wanda Sá, Kleiton e Kledir, songbook Edu Lobo, entre outros.
Também fez projetos de acústica, como o do H1 Produções e Estúdio (Portugal), Estudio da Somlivre (Rio de Janeiro), além de compositor de trilhas sonoras para TV e publicidade.
Baixista e diretor musical da cantora Zélia Duncan desde o início da carreira. Como músico já trabalhou com artistas como Tim Maia, Edu Lobo, Djavan, Leila Pinheiro, entre outros.

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