ESPECIALIZAÇÃO EM
ÁUDIO PARA TV E CINEMA
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Disciplinas
A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância – Z
Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência
Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis – a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis – curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco
Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação
Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos
Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia
Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante
Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação
Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência
Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch
Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores
Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo
Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas
Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual – Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track
Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca
Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code
Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição
Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras
Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3×1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)
Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático
Metodologia
● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certifiado Digital
● O material didático, gravações de aulas (Online/EAD), vídeos e conteúdos extras são disponibilizados exclusivamente aos alunos via Google Classroom. Para ter acesso é necessário que o aluno tenha uma conta Google.
CARGA HORÁRIA
138h
DIAS E HORÁRIOS
Em Breve
LOCAL
Em Breve
INÍCIO
Em Breve
Por que estudar no IATEC
Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.
Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.
A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
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Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização...
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Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico...
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Dono do estúdio de produção Mugrabi Studios, atua também como técnico de som...
CARLOS RONCONI
Técnico, coordenador e consultor de Áudio, trabalhou por 31 anos na TV Globo como...
RENATO MUÑOZ
Iniciou profissionalmente no Áudio em 1990. Atua em Estúdios como o Nas Nuvens e Discover...
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Técnica de som, atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Participou...
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Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos…
johanna weglinski
Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com...
RICARDO GAMA
Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o...
Observações
Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
Endereço:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Lapa/RJ