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ESPECIALIZAÇÃO EM
ÁUDIO PARA TV E CINEMA

SOBRE O CURSO
A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.

Grupo exclusivo para alunos no Whatsapp.

Vídeo

Disciplinas

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância – Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis – a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis – curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação

Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência

Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch

Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores

Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo

Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas

Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual – Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track

Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca

Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code

Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição

Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras

Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3×1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)

Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático

Metodologia

● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certifiado Digital
● O material didático, gravações de aulas (Online/EAD), vídeos e conteúdos extras são disponibilizados exclusivamente aos alunos via Google Classroom. Para ter acesso é necessário que o aluno tenha uma conta Google.

Detalhes

CARGA HORÁRIA

138h

DIAS E HORÁRIOS

Em Breve

LOCAL

Em Breve

INÍCIO

Em Breve

Por que estudar no IATEC

BENEFÍCIOS

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

AMBIENTE VIRTUAL PARA SUPORTE AOS ALUNOS

Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.

PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR

A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

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CARLOS ROBERTO PEDRUZZI

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização...

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FRED JUNIOR

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico...

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JOÃO MUGRABI

Dono do estúdio de produção Mugrabi Studios, atua também como técnico de som...

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CARLOS RONCONI

Técnico, coordenador e consultor de Áudio, trabalhou por 31 anos na TV Globo como...

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RENATO MUÑOZ

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MARCUS WATSON

Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos…

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Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com...

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RICARDO GAMA

Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o...

Observações

Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.

 

Endereço:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Lapa/RJ

Investimento

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Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Fred Junior

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Responsável Técnico da empresa M2 Eventos(RJ)

Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Regular de Áudio, atuou de 2002 a 2017 como Professor do Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio e no Programa de Treinamento (PET), nas disciplinas de Técnicas de Sonorização, Operação de Sistemas, Dimensionamento de Sistemas, Acústica I, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Aplicações e Treinamento em Consoles Digitais.

Iniciou profissionalmente com áudio em 1990, no studio K e DC VOX, no Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991 /1992), Banda Bagabalô (Reagge Sem Fronteiras e Transparente), Banda Usina Pop, entre outros.

Em sonorização, como Técnico de P.A e Monitor atuou com banda Auê, the Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zélia Duncan, Zé da Velha e Silvério Pontes, Lorena Simpson, Anita, Adriana Arydes, Diego Fernandes, Ítalo Villar, Ziza Fernandes, entre outros.

Responsável técnico pelos espetáculos Tralalá – 100 anos de Lamartino Babo e As Violetas Voltaram, com a direção de Ricardo Cravo Albim.

João Mugrabi

Dono do estúdio de produção Mugrabi Studios, atua também como técnico de som e produtor técnico de shows e eventos. Atualmente Engenheiro de Som de uma das maiores duplas de música eletrônica, o Dubdogz.

Técnico de Som Direto pra séries e publicidade. Na TV, já prestou serviços para o Jornalismo do SBT, transmissão de jogos, Reality Shows como o Programa MasterChef, entre outros.

Carlos Ronconi

Técnico, coordenador e consultor de Áudio, trabalhou por 31 anos na TV Globo como Assessor Técnico de Áudio coordenando programas e novelas; fazendo também a supervisão de som de 4 filmes realizados pelos Estudios Globo, “O Auto da Compadecida”, “Os Normais I e II” e “Casseta & Planeta: Seus Problemas Acabaram”. Hoje tem sua própria empresa de consultoria, a Linklab Pro, com clientes como a Dolby Labs e a TV Globo.

Renato Muñoz

Iniciou profissionalmente no Áudio em 1990. Atua em Estúdios como o Nas Nuvens e Discover; e presta serviço para as empresas de som Lang Brothers e Loudness. Trabalhou com artistas renomados como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Barão Vermelho, Skank, Cidade Negra, Titãs, Paralamas do Sucesso e Lulu Santos, entre outros. Trabalhos de mixagem para broadcast em eventos como o Rock in Rio, Lollapalooza, Prêmio Multishow de Música, Copa do Mundo 2014 e MTV (VMB). Professor do IATEC desde a sua fundação.

Stephanye Correa

Técnica de som, atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Participou de treinamentos com a Britsh Council, no espetáculo MIANN e no Manchester Day 2017, em intercâmbio no Reino Unido.

Sonoplasta na Globo, participa das transmissões nos canais Multishow, BIS, Sportv, Premiere e Combate, atuando em eventos como Lollapalooza, Tardezinha, Tim Music Rio, Copa do Mundo 2022, Ça Va Paris, entre outros. No teatro, atuou como técnica de som em peças como “Josephine Baker – a vênus negra”, “Vamos comprar um poeta?”, “Deixa a dor por minha conta – um musical sobre Sidney Miller”, “Pluft, o fantasminha”, “O Pescador e a Estrela”, “Preta Gil: Mais Preta que Nunca”, entre outras, além de ter sido a técnica da casa no Teatro XP Investimentos por 2 anos. 

Também atua com shows ao vivo, tendo sido técnica de PA e monitor da Mc Rebecca, e técnica de som no Festival FARO 2020, da rádio Mood FM, onde atuou com artistas como Marina Íris, Pietá, Anderson Primo, Caio Prado e Júlia Mestre. Técnica em eletrônica, recebeu o VI Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos com um projeto de sonorização para o Espaço Furnas Cultural.

Marcus Watson

Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos e músico amador. Técnico Eletrônico pelo CEFET-RJ, possui bacharelado e licenciatura em Informática, especialização em Gerenciamento de Projetos, certificado PMP pelo PMI, e especializações em Informática Educativa, Design Instrucional e MBA em Gerenciamento de Projetos, com extensão em finanças corporativas e também em educação a distância.

Atualmente cursando graduação em Arquitetura, especialização na PUC Rio em Business Intelligence e concluindo pós em Projeto de Acústica e Iluminação, da Audium.

Já atuou como assistente do Engs. Sólon do Valle e Carlos Pedruzzi. Com Pedruzzi, criaram a CONTROLE Eletroacústica em 2016.

Professor de Acústica no IATEC e do Curso Técnico de Informática na FAETEC. No IATEC atuou como tutor a distância, coordenador de EaD e consultor no IATEC Engenharia. Editor e Designer Instrucional na Anil Editorial, funcionário da PETROBRAS e membro de diversas organizações. 

Coautor de um livro sobre fundamentos de áudio e colaborador de outro livro sobre a indústria naval e offshore do Brasil. Finalista do Prêmio Profissão Entretenimento em 2017.

Johanna Weglinski

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle Eletroacústica. Na Controle, participou de projetos de acústica de estúdios, centros culturais e igrejas. Flautista e saxofonista, teve formação musical no curso técnico de Flauta da Escola de Música Villa Lobos (2009) e na UniRio (incompleto). Enquanto soprista, participou de diversos conjuntos, transitando entre a música de concerto e a música popular brasileira. É graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRJ (2018), com intercâmbio em urbanismo sustentável e planejamento urbano em Reims, na França. Possui Pós graduação em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, pelo IPPUR/UFRJ (2020). Trabalha como arquiteta autônoma desde 2018, tendo experiências de projeto diversas (residencial, comercial, interiores, intervenções urbanas e urbanização, conservação e restauro).

Ricardo Gama

Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o responsável pelo desenho de áudio de diversos programas da linha de shows como Esquenta, TV Xuxa, entre outros. Como sonoplasta, trabalha na TV Globo desde 1995 em programas como Angel MIX, Domingão do Faustão, Toma lá da cá, Criança Esperança, BBB (2 ao 11), eventos especiais e musicais como 100 anos de MPB, Festival dos Festivais, Roberto Carlos, Visita do PAPA, varios Carnavais, Rock in Rio e SWU, entre outros.

Trabalhou na TV Manchete gravando trilhas para novelas e programas como Pantanal (incidentais), Cabaré do Barata, Um Toque de Classe, além de diversos Carnavais. Trabalhou no Estúdio F/AVERT Produções, como técnico de gravação, e na LABOTEC como técnico de PA/FOH em shows como Seis e Meia, Teatro Carlos Gomes, no Projeto Luz do Solo, e eventos corporativos. Estagiou na Intersong/Polygram e foi técnico de manutenção da Taito Fliperamas.

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