ESPECIALIZAÇÃO EM
ÁUDIO PARA TV E CINEMA

A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.
Grupo exclusivo para alunos no Whatsapp.
Disciplinas
A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância – Z
Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência
Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis – a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis – curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco
Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação
Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos
Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia
Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante
Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação
Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência
Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch
Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores
Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo
Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas
Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual – Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track
Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca
Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code
Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição
Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras
Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3×1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)
Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático
Metodologia
● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certifiado Digital
CARGA HORÁRIA
138h
DIAS E HORÁRIOS
Terças, Quartas e Quintas, 18h45 às 21h45
LOCAL
Fundição Progresso / Mac Audio
INÍCIO
04/10/2022
Por que estudar no IATEC

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.
Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.
A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.
CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

CARLOS ROBERTO PEDRUZZI
Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização...

FRED JUNIOR
Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico...

JOÃO MUGRABI
Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de...

CARLOS RONCONI
Técnico, coordenador e consultor de Áudio, trabalhou por 31 anos na TV Globo como...

RENATO MUÑOZ
Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio...

STEPHANYE CORREA
Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo...

MARCUS WATSON
Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado...

johanna weglinski
Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com...

RICARDO GAMA
Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o...
Observações
Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
CRONOGRAMA DE AULAS
Áudio Fundamentos
04/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
19/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
20/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
26/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
27/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
03/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
09/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
Áudio Equipamentos
10/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
16/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
22/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
23/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
24/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
29/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
30/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
Pro Tools
01/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
07/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
14/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
15/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
Gerenciamento de Sistemas de RF
03/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
04/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)
Técnicas de Captação de Áudio
10/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
12/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
19/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
24/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)
26/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)
Áudio para TV e Cinema
31/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
02/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
07/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)
09/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)
Endereços:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Lapa/RJ
Mac Audio: Avenida Ten. Cel. Muniz Aragão, 965 – Anil – Jacarepaguá/RJ