fbpx

ESPECIALIZAÇÃO EM
ÁUDIO PARA TV E CINEMA

SOBRE O CURSO

A Especialização em Áudio para Rádio, TV e Cinema destina-se a quem deseja trabalhar com broadcast e/ou radiodifusão, mercado em franca ascensão no Brasil. Além da microfonação, fundamental em uma produção radiofônica ou audiovisual, o aluno estuda as técnicas de montagem de trilha sonora, de sonorização na pós-produção e de sonoplastia.

Grupo exclusivo para alunos no Whatsapp.

Vídeo

Disciplinas

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância – Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis – a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis – curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação

Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência

Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch

Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores

Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo

Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas

Introdução à Captação: Som direto – Diálogo, Efeitos sonoros, Música | O profissional – Recordista, Operador de boom | Narrativa e linguagem áudio visual – Room Tone, Ambience, Impulse Responde, Wild Track

Captação de Ambientes e Ruídos: Auxílio aos diálogos | Biblioteca

Sistema: Equipamentos – Câmeras, microfones, Mixers de áudio, Sincronizadores, Gravadores, Acessórios | Sincronismo entre Áudio e Vídeo – Claquete, Time Code

Etapas do Processo de Sonorização: Metadados | Sincronismo | Edição

Os Equipamentos: Microfones – Condensador, Shot gun, Lapela, Boundary, ORTF, Binural | Acessórios – Suportes, Vara extensível, Protetor de vento, Parábola, Painéis | Mixers – Analógicos x digitais, Portátil, Placas | Monitores – Headfones, Caixas – estéreo, 5.1 | Gravadores digitais e câmeras

Procedimentos e Técnicas de Microfonação: A perche | Cabos, ruídos e posicionamento corporal | A colocação do microfone | Técnicas de captação | Técnicas de captação estéreo – par coincidente (X-Y, M/S, Blunlein), par espaçado (AxB, 3×1, Deca Tree), par quase coincidente (ORTF), cabeça artificial (Dummy Head)

Sincronismo de Áudio e Vídeo: Claquete | Sincronismo automático

Metodologia

● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certifiado Digital

Detalhes

CARGA HORÁRIA

138h

DIAS E HORÁRIOS

Terças, Quartas e Quintas, 18h45 às 21h45

LOCAL

Fundição Progresso / Mac Audio

INÍCIO

04/10/2022

Por que estudar no IATEC

BENEFÍCIOS

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

AMBIENTE VIRTUAL PARA SUPORTE AOS ALUNOS

Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.

PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR

A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

foto_pedruzzi_2022_-_quadrado_site_3

CARLOS ROBERTO PEDRUZZI

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização...

fredjunior

FRED JUNIOR

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico...

mugrabi

JOÃO MUGRABI

Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de...

ronconi_quadrado2

CARLOS RONCONI

Técnico, coordenador e consultor de Áudio, trabalhou por 31 anos na TV Globo como...

renato_munoz_divulgacao

RENATO MUÑOZ

Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio...

stef

STEPHANYE CORREA

Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo...

watson_2

MARCUS WATSON

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado...

johanna_3

johanna weglinski

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com...

ricardo_gama

RICARDO GAMA

Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o...

Observações

Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.

CRONOGRAMA DE AULAS

Áudio Fundamentos
04/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
19/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
20/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
26/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
27/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
03/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
09/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

Áudio Equipamentos
10/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
16/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
22/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
23/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
24/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
29/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
30/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

Pro Tools
01/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
07/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
14/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
15/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

Gerenciamento de Sistemas de RF
03/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
04/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)

Técnicas de Captação de Áudio
10/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
12/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
19/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
24/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)
26/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)

Áudio para TV e Cinema
31/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
02/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
07/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)
09/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – 2R Estúdio)

 

Endereços:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Lapa/RJ
Mac Audio: Avenida Ten. Cel. Muniz Aragão, 965 – Anil – Jacarepaguá/RJ

Investimento

Garanta hoje mesmo a sua vaga!

1° lote

12xR$ 339,16

ou R$ 3.398,30 à vista

15% off até 04/09

2° lote

12xR$ 359,11

ou R$ 3.598,20 à vista

10% off até 27/09

3° lote

12xR$ 399,01

ou R$ 3.998,00 à vista

Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Fred Junior

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Proprietário da Union Systems Som, Luz e Imagem Ltda (Niterói, RJ).

Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Regular de Áudio, atuou de 2002 a 2017 como Professor do Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio e no Programa de Treinamento (PET), nas disciplinas de Técnicas de Sonorização, Operação de Sistemas, Dimensionamento de Sistemas, Acústica I, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Aplicações e Treinamento em Consoles Digitais.

Iniciou profissionalmente com áudio em 1990, no studio K e DC VOX, no Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991 /1992), Banda Bagabalô (Reagge Sem Fronteiras e Transparente), Banda Usina Pop, entre outros.

Em sonorização, como Técnico de P.A e Monitor atuou com banda Auê, the Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zélia Duncan, Zé da Velha e Silvério Pontes, Lorena Simpson, Adriana Arydes, Diego Fernandes, Ítalo Villar, Ziza Fernandes, entre outros.

Responsável técnico pelos espetáculos Tralalá – 100 anos de Lamartino Babo e As Violetas Voltaram, com a direção de Ricardo Cravo Albim.

João Mugrabi

Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos a grandes eventos.

Além de instrutor do IATEC, presta serviços na área de áudio para o jornalismo do SBT Rio, além de atuar como técnico de som em diversos shows e eventos.

Carlos Ronconi

Técnico, coordenador e consultor de Áudio, trabalhou por 31 anos na TV Globo como Assessor Técnico de Áudio coordenando programas e novelas; fazendo também a supervisão de som de 4 filmes realizados pelos Estudios Globo, “O Auto da Compadecida”, “Os Normais I e II” e “Casseta & Planeta: Seus Problemas Acabaram”. Hoje tem sua própria empresa de consultoria, a Linklab Pro, com clientes como a Dolby Labs e a TV Globo.

Renato Muñoz

Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma Xef Sound (Rio de Janeiro). No ano seguinte, assumiu o PA da cantora Elba Ramalho, onde trabalhou até 1997.

Entre 1993 e 1998, trabalhou no Estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu e Marisa Monte, entre outros. Em 1997, assumiu o PA do Barão Vermelho e depois também o PA do Frejat em seu projeto solo, quando foi responsável pela gravação e mixagem dos dois discos do cantor. Ganhador do prêmio profissional de PA do ano, também prestou serviços para a firma de sonorização Lang Brothers.

Stephanye Correa

Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Técnica em eletrônica, recebeu o VI Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos.

Participou de treinamentos com a Britsh Council, no espetáculo MIANN (no Teatro Carlos Gomes) e no Manchester Day 2017, em intercâmbio no Reino Unido. Já atuou com captação de som direto na Globo (2019), e como operadora de som no Teatro Maison de France, SESC Copacabana, Teatro Prudential, Petra Gold, Riachuelo, entre outros. Técnica de som do Festival FARO 2020, da rádio Mood FM.

Marcus Watson

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI como PMP e especialista em Finanças, Gerenciamento de Projetos, Informática Educativa e Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância.

Johanna Weglinski

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle Eletroacústica. Na Controle, participou de projetos de acústica de estúdios, centros culturais e igrejas. Flautista e saxofonista, teve formação musical no curso técnico de Flauta da Escola de Música Villa Lobos (2009) e na UniRio (incompleto). Enquanto soprista, participou de diversos conjuntos, transitando entre a música de concerto e a música popular brasileira. É graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRJ (2018), com intercâmbio em urbanismo sustentável e planejamento urbano em Reims, na França. Possui Pós graduação em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, pelo IPPUR/UFRJ (2020). Trabalha como arquiteta autônoma desde 2018, tendo experiências de projeto diversas (residencial, comercial, interiores, intervenções urbanas e urbanização, conservação e restauro).

Ricardo Gama

Atua como consultor de áudio na equipe do Carlos Ronconi desde 2009, onde é o responsável pelo desenho de áudio de diversos programas da linha de shows como Esquenta, TV Xuxa, entre outros. Como sonoplasta, trabalha na TV Globo desde 1995 em programas como Angel MIX, Domingão do Faustão, Toma lá da cá, Criança Esperança, BBB (2 ao 11), eventos especiais e musicais como 100 anos de MPB, Festival dos Festivais, Roberto Carlos, Visita do PAPA, varios Carnavais, Rock in Rio e SWU, entre outros.

Trabalhou na TV Manchete gravando trilhas para novelas e programas como Pantanal (incidentais), Cabaré do Barata, Um Toque de Classe, além de diversos Carnavais. Trabalhou no Estúdio F/AVERT Produções, como técnico de gravação, e na LABOTEC como técnico de PA/FOH em shows como Seis e Meia, Teatro Carlos Gomes, no Projeto Luz do Solo, e eventos corporativos. Estagiou na Intersong/Polygram e foi técnico de manutenção da Taito Fliperamas.

Abrir chat
Olá! como podemos ajudar?