ESPECIALIZAÇÃO EM
PRODUÇÃO MUSICAL

Seja um especialista em produção musical com formação completa! Para se estabelecer no mercado de produção musical é fundamental uma formação que forneça o conhecimento necessário da teoria e das práticas de trabalho em técnicas de gravação, edição, mixagem e masterização, além do domínio de softwares específicos. A Especialização em Produção Musical proporciona esta formação completa, com diversas disciplinas que abordam as múltiplas etapas da produção.
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Disciplinas
Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia
Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante
Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs
Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia
Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset
Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características
Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos
Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)
Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter
Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante
Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação
Introdução: Preparação | Equipamentos | Instrumentos | Ambiente | Limpeza | Marcações
Fluxo de Trabalho: Gravando a banda inteira ao mesmo tempo | Gravando uma guia com os instrumentos primeiro, depois re-gravando os instrumentos individualmente | Gravando alguns instrumentos essenciais (Bateria, Baixo, Guitarra e Voz) primeiro, e depois os outros individualmente | Gravando os instrumentos individualmente, sobre uma guia pré-gravada
Equipamentos: Pre-amplificação | Estrutura de ganho | Equalização | Compressão | Escolha do microfone
Técnicas de Microfonação: Posicionamento do microfone | A fase | Técnicas de captação estéreo – Coincidente (X-Y), Semi coincidente (ORTF), Espaçado (AB), M/S
Microfonando Instrumentos: Bateria | Baixo acústico | Baixo elétrico | Violão | Guitarra | Bandolim/Cavaco | Cordas | Metais | Piano acústico | Percussão | Vocais e Locução
Mixagem: Fluxograma de trabalho | Edição | Fase | Monitoração – Níveis de SPL na Mix, Calibração L/R + Sub, Referência | Distribuição Espacial, as 3 dimensões – 1ᵃ dimensão (pan, estéreo expander, dobras), 2ᵃ dimensão (EQ, regiões de frequências e suas características, interrelações entre regiões de frequências, regras básicas, EQ em uso na mix) | 3ᵃ dimensão (ambiência, compressão, layers, summing mix, interfaces digitais, preparando o Master)
Masterização: Fluxograma de Trabalho | EQ | Dinâmica – compressão básica, compressão multibanda, compressão paralela | Decodificação M/S | Finalizando a Master
Metodologia
● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certificado Digital
CARGA HORÁRIA
138h
DIAS E HORÁRIOS
Terças, Quartas e Quintas, 18h45 às 21h45
LOCAL
Fundição Progresso / 2R Estúdio
INÍCIO
04/10/2022
Por que estudar no IATEC

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Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio…

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Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI…

JOHANNA WEGLINSKI
Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a...
Observações
Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.
CRONOGRAMA DE AULAS
Áudio Fundamentos
04/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
19/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
20/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
26/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
27/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
03/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
09/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
Áudio Equipamentos
10/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
16/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
22/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
23/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
24/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
29/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
30/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
Pro Tools
01/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
07/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
14/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
15/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
Técnicas de Gravação
03/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
04/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
05/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
10/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
11/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
12/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
17/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
18/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
Mixagem e Masterização
19/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
24/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
25/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
26/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
31/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
01/02/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
02/02/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
07/02/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
Endereços:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Lapa/RJ
2R Estudio: R. Carlos Machado, 176 – Jacarepaguá/RJ