fbpx

ESPECIALIZAÇÃO EM
PRODUÇÃO MUSICAL

Sobre o curso

Nosso curso é perfeito para músicos, produtores e entusiastas da música que desejam aprimorar suas habilidades na criação, gravação e mixagem de músicas. Aprenda técnicas avançadas de produção, use equipamentos de ponta e explore as últimas tendências da indústria. Com a orientação de profissionais experientes, você desenvolverá seu estilo e alcançará resultados sonoros excepcionais. Junte-se a nós e leve suas habilidades musicais para o próximo nível!

Grupo exclusivo para alunos no Whatsapp.

Vídeo

Disciplinas

A natureza do som
– Frequência, período e comprimento de onda
– Sistema massa-mola
– Fase entre ondas
– Interferência
– Harmônicos

O decibel
– Logaritmos
– dB para potências elétricas
– dB para tensões elétricas
– Os níveis de referência

O sistema auditivo
– Percepção à variação de frequências
– Percepção à variação de níveis
– Dependência conjunta da frequência e da intensidade
– Percepção à variação no tempo
– Diferentes efeitos das reflexões do som

Propagação do som ao ar livre
– Alterações na intensidade
– Perda extra devido à umidade
– Alterações na velocidade de propagação do som
– Alterações no curso de propagação do som

Eletrônica
– Princípios da eletricidade
– Corrente contínua (CC)
– Corrente alternada (CA)
– Sistemas digitais

Acústica
– Isolamento acústico
– Box in a box
– Piso
– Paredes
– Forro
– Lei da massa (transmission loss – TL)
– Classe de transmissão sonora (STC)
– Perda de isolamento

Condicionamento acústico
– Modos

Tempo de reverberação

– Microfones
– Direct Box
– Cabos e Conectores
– Pré Amplificadores
– Áudio Digital
– Consoles de Áudio
– Equalizadores
– Processadores Dinâmicos
– Processadores de Efeitos
– Plug-ins de Áudio
– Gravadores de Áudio
– Interfaces de Áudio
– Divisores e Crossovers de Áudio
– Amplificadores de Potência
– Caixas Acústicas (Parte 1)

– Sistema de Gravação
– Introdução ao Pro Tools
– Hardware (Montagem)
– Software
– Ferramentas de Edição

Introdução
– Preparação
– Equipamentos
– Instrumentos
– Ambiente
– Limpeza
– Marcações

Fluxo de Trabalho
– Gravando a Banda Inteira ao Mesmo Tempo
– Gravando uma Guia com os Instrumentos Primeiro, Depois Re-gravando os Instrumentos Individualmente
– Gravando Alguns Instrumentos Essenciais (Bateria, Baixo, Guitarra e Voz) Primeiro, e Depois os Outros Individualmente
– Gravando os Instrumentos Individualmente, Sobre uma Guia Pré-gravada

Equipamentos
– Pré-amplificação
– Estrutura de Ganho
– Equalização
– Compressão
– Escolha do Microfone

Técnicas de Microfonação
– Posicionamento do Microfone
– A Fase
– Técnicas de Captação Estéreo

Microfonando Instrumentos
– Bateria
– Baixo Acústico
– Baixo Elétrico
– Violão
– Guitarra
– Bandolim/Cavaco
– Cordas
– Metais
– Piano Acústico
– Percussão
– Vocais e Locução

Mixagem:
– Fluxograma de Trabalho
– Edição
– Fase
– Monitoração
– Níveis de SPL na Mix, Calibração L/R + Sub, Referência

Distribuição Espacial, as 3 Dimensões:
– 1ª Dimensão (Pan, Estéreo Expander, Dobras)
– 2ª Dimensão (EQ, Regiões de Frequências e suas Características, Interrelações entre Regiões de Frequências, Regras Básicas, EQ em Uso na Mix)
– 3ª Dimensão (Ambiência, Compressão, Layers, Summing Mix, Interfaces Digitais, Preparando o Master)

Masterização:
– Fluxograma de Trabalho
– EQ
– Dinâmica – Compressão Básica, Compressão Multibanda, Compressão Paralela, Decodificação M/S
– Finalizando a Master

Metodologia

● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certificado Digital
● O material didático, gravações de aulas (Online/EAD), vídeos e conteúdos extras são disponibilizados exclusivamente aos alunos via Google Classroom. Para ter acesso é necessário que o aluno tenha uma conta Google.

Detalhes

CARGA HORÁRIA

138h

DIAS E HORÁRIOS

Terças, Quartas e Quintas, 19h às 22h (Online) | 18h45 às 21h45 (Presencial)
Ver calendário das aulas em OBSERVAÇÕES

LOCAL

Turma Híbrida

INÍCIO

16/04/2024

Por que estudar no IATEC

BENEFÍCIOS

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

AMBIENTE VIRTUAL PARA SUPORTE AOS ALUNOS

Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.

PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR

A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

foto_pedruzzi_2022_-_quadrado_site_3

CARLOS ROBERTO PEDRUZZI

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA...

eziofilho

EZIO FILHO

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em…

fredjunior

FRED JUNIOR

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador...

mugrabi

JOÃO MUGRABI

Dono do estúdio de produção Mugrabi Studios, atua também como técnico de som...

joao_vicente

JOÃO VICENTE

Há 24 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação...

stef

STEPHANYE CORREA

Técnica de som, atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Participou...

celsolara

CELSO LARA

Professor no SENAI/RJ, Universidade Estácio de Sá e no IATEC, entre outras. Especialista...

wagnerpedretti

WAGNER PEDRETTI

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio…

watson_2

MARCUS WATSON

Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos…

johanna_3

JOHANNA WEGLINSKI

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a...

Observações

CALENDÁRIO DE AULAS

Áudio Fundamentos – Aulas online

16/04/2024 – 19h às 22h

17/04/2024 – 19h às 22h

18/04/2024 – 19h às 22h

23/04/2024  – 19h às 22h

24/04/2024 – 19h às 22h

25/04/2024 – 19h às 22h

30/04/2024 – 19h às 22h

02/05/2024 – 19h às 22h

07/05/2024 – 19h às 22h

08/05/2024 – 19h às 22h

09/05/2024 – 19h às 22h

14/05/2024 – 19h às 22h

15/05/2024 – 19h às 22h

16/05/2024 – 19h às 22h

21/05/2024 – 19h às 22h

Áudio Equipamentos – Aulas online

22/05/2024 – 19h às 22h

23/05/2024 – 19h às 22h

28/05/2024 – 19h às 22h

29/05/2024 – 19h às 22h

04/06/2024 – 19h às 22h

05/06/2024 – 19h às 22h

06/06/2024 – 19h às 22h

11/06/2024 – 19h às 22h

 

Pro Tools – Aulas online

12/06/2024

13/06/2024

18/06/2024

19/06/2024

20/06/2024

25/06/2024

26/06/2024

Técnicas de Gravação

27/06/2024 – online      

02/07/2024 – online      

03/07/2024 – online      

04/07/2024 – – online    

06/07/2024 (sábado) – 9h às 16h – prática presencial – 2R ESTÚDIO

13/07/2024 (sábado) – 9h às 16h – prática presencial – 2R ESTÚDIO

 

Mixagem e Masterização

09/07/2024 – online

10/07/2024 – online

11/07/2024 – online

16/07/2024 – online

17/07/2024 – 18:45h às 21:45h – prática presencial – 2R ESTÚDIO

18/07/2024 – 18:45h às 21:45h – prática presencial – 2R ESTÚDIO

23/07/2024 – 18:45h às 21:45h – prática presencial – 2R ESTÚDIO

24/07/2024 – 18:45h às 21:45h – prática presencial – 2R ESTÚDIO

Aulas online ao vivo via Zoom.

Local das aulas práticas:

2R Estudio: R. Carlos Machado, 176 – Jacarepaguá/RJ

 

Encaminhamento ao DRT:

O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo(s) sindicato(s), não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.

Investimento

Garanta hoje mesmo a sua vaga!

1º LOTE

12xR$ 389,98

ou R$ 3.907,45 à vista

15% OFF ATÉ 09/02/24

2° lote

12xR$ 412,42

ou R$ 4.137,30 à vista

10% OFF ATÉ 11/04/24

3° lote

12xR$ 458,80

ou R$ 4.597,00 à vista

Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Ezio Filho

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em projetos como o de recuperação de discos de 78RPM no Instituto Moreira Salles (no qual também fez o projeto e instalação dos equipamentos de recuperação), em discos de artistas como Os Cariocas, Wanda Sá, Kleiton e Kledir, songbook Edu Lobo, entre outros.
Também fez projetos de acústica, como o do H1 Produções e Estúdio (Portugal), Estudio da Somlivre (Rio de Janeiro), além de compositor de trilhas sonoras para TV e publicidade.
Baixista e diretor musical da cantora Zélia Duncan desde o início da carreira. Como músico já trabalhou com artistas como Tim Maia, Edu Lobo, Djavan, Leila Pinheiro, entre outros.

Fred Junior

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Responsável Técnico da empresa M2 Eventos(RJ)

Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Regular de Áudio, atuou de 2002 a 2017 como Professor do Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio e no Programa de Treinamento (PET), nas disciplinas de Técnicas de Sonorização, Operação de Sistemas, Dimensionamento de Sistemas, Acústica I, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Aplicações e Treinamento em Consoles Digitais.

Iniciou profissionalmente com áudio em 1990, no studio K e DC VOX, no Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991 /1992), Banda Bagabalô (Reagge Sem Fronteiras e Transparente), Banda Usina Pop, entre outros.

Em sonorização, como Técnico de P.A e Monitor atuou com banda Auê, the Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zélia Duncan, Zé da Velha e Silvério Pontes, Lorena Simpson, Anita, Adriana Arydes, Diego Fernandes, Ítalo Villar, Ziza Fernandes, entre outros.

Responsável técnico pelos espetáculos Tralalá – 100 anos de Lamartino Babo e As Violetas Voltaram, com a direção de Ricardo Cravo Albim.

João Mugrabi

Dono do estúdio de produção Mugrabi Studios, atua também como técnico de som e produtor técnico de shows e eventos. Atualmente Engenheiro de Som de uma das maiores duplas de música eletrônica, o Dubdogz.

Técnico de Som Direto pra séries e publicidade. Na TV, já prestou serviços para o Jornalismo do SBT, transmissão de jogos, Reality Shows como o Programa MasterChef, entre outros.

João Vicente

Há 24 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização. Atualmente mixando P.A. nas turnês dos artistas Zélia Duncan, Jorge Vercillo, Mahmundi ,Drenna e Luana Mallet

Trabalhou em empresas como Mac Audio, BKS Audio; e com diversos artistas como: Beth Carvalho, Lobão, Latino, Emílio Santiago, Farofa Carioca ,Hamilton de Holanda, Rita Benedito ,Erasmo Carlos entre outros.

Stephanye Correa

Técnica de som, atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Participou de treinamentos com a Britsh Council, no espetáculo MIANN e no Manchester Day 2017, em intercâmbio no Reino Unido.

Sonoplasta na Globo, participa das transmissões nos canais Multishow, BIS, Sportv, Premiere e Combate, atuando em eventos como Lollapalooza, Tardezinha, Tim Music Rio, Copa do Mundo 2022, Ça Va Paris, entre outros. No teatro, atuou como técnica de som em peças como “Josephine Baker – a vênus negra”, “Vamos comprar um poeta?”, “Deixa a dor por minha conta – um musical sobre Sidney Miller”, “Pluft, o fantasminha”, “O Pescador e a Estrela”, “Preta Gil: Mais Preta que Nunca”, entre outras, além de ter sido a técnica da casa no Teatro XP Investimentos por 2 anos. 

Também atua com shows ao vivo, tendo sido técnica de PA e monitor da Mc Rebecca, e técnica de som no Festival FARO 2020, da rádio Mood FM, onde atuou com artistas como Marina Íris, Pietá, Anderson Primo, Caio Prado e Júlia Mestre. Técnica em eletrônica, recebeu o VI Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos com um projeto de sonorização para o Espaço Furnas Cultural.

Celso Lara

Professor no SENAI/RJ, Universidade Estácio de Sá e no IATEC, entre outras. Especialista em Engenharia Mecatrônica na Universidade Católica de Petrópolis. Graduado em Eletrônica e Matemática (em curso). Técnico em Eletrônica e Eletrotécnica.

Wagner Pedretti

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio Engineering Society (AES). Atua na área de soluções acústicas para templos, estúdios e ambientes diversos. Formou mais de 60 turmas – aproximadamente mais de 700 alunos, ministrando as matérias: Pro Tools, Técnicas de Sonorização, Áudio Básico e Edição, Mixagem e Masterização. Dentre seus alunos, destacam-se Mario Jorge Bruno (técnico e sócio da Companhia dos Técnicos), Vinni (cantor), Alex Meirelles (tecladista do Cidade Negra) e Lazão (baterista do Cidade Negra). 

Executou mais de 2.000 shows como técnico de PA ou monitor nas maiores casas de show do Brasil, como Canecão, Apoteose, Maracanãzinho, Credicard Hall, Siará Hall, Chevrolet Hall, Rio Sampa e Mineirinho. Trabalhou como técnico de PA, técnico de monitor ou engenheiro de gravação com os artistas Fernanda Brum, Tutuca Borba (Roberto Carlos), Sergio Knust (Yahoo), Nill (ex-Dominó), Chris Duran, Eyshila, Marina de Oliveira, Voices, 4 por 1, Alda Célia, Jozziane, Marquinhos Gomes, Elaine de Jesus, Raissa e Ravel, Projeto Vida Nova de Irajá, Marco Aurélio, Celina Borges, Adriana, Projeto Vida Nova Parque fluminense, Canta Brasil 500, Canta Rio, Embaixada do Reage, Regis Danese, Banda Doulos, Alfalife, Marcos Góes, Grazy Maia, Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, Banda Pódium, Igreja Batista Nova Filadélfia, Igreja Batista Fonte da Vida (PR), Igreja Batista Nova Ebenezer, Alex e Alex, Emerson Pinheiro, Deusmar, Marcos Kinder, Klênio, Café com Jazz, Linha 2, Léo Trajano, God´s Boy, Grupo Luz, Haguidene, Lizlanne, Cristina Helen, Josy Santos, Família Olicar, Luiz Cláudio, Ariane, Banda e Voz, Carlinhos Felix, Canto da Terra, Vinni, Lazão, entre muitos outros artistas. 

Em 2010, foi o responsável pelo Projeto do CNPQ Universal, no cargo de engenheiro de gravação, edição e mixagem (base de síntese de voz).

Marcus Watson

Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos e músico amador. Técnico Eletrônico pelo CEFET-RJ, possui bacharelado e licenciatura em Informática, especialização em Gerenciamento de Projetos, certificado PMP pelo PMI, e especializações em Informática Educativa, Design Instrucional e MBA em Gerenciamento de Projetos, com extensão em finanças corporativas e também em educação a distância.

Atualmente cursando graduação em Arquitetura, especialização na PUC Rio em Business Intelligence e concluindo pós em Projeto de Acústica e Iluminação, da Audium.

Já atuou como assistente do Engs. Sólon do Valle e Carlos Pedruzzi. Com Pedruzzi, criaram a CONTROLE Eletroacústica em 2016.

Professor de Acústica no IATEC e do Curso Técnico de Informática na FAETEC. No IATEC atuou como tutor a distância, coordenador de EaD e consultor no IATEC Engenharia. Editor e Designer Instrucional na Anil Editorial, funcionário da PETROBRAS e membro de diversas organizações. 

Coautor de um livro sobre fundamentos de áudio e colaborador de outro livro sobre a indústria naval e offshore do Brasil. Finalista do Prêmio Profissão Entretenimento em 2017.

Johanna Weglinski

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle Eletroacústica. Na Controle, participou de projetos de acústica de estúdios, centros culturais e igrejas. Flautista e saxofonista, teve formação musical no curso técnico de Flauta da Escola de Música Villa Lobos (2009) e na UniRio (incompleto). Enquanto soprista, participou de diversos conjuntos, transitando entre a música de concerto e a música popular brasileira. É graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRJ (2018), com intercâmbio em urbanismo sustentável e planejamento urbano em Reims, na França. Possui Pós graduação em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, pelo IPPUR/UFRJ (2020). Trabalha como arquiteta autônoma desde 2018, tendo experiências de projeto diversas (residencial, comercial, interiores, intervenções urbanas e urbanização, conservação e restauro).

Abrir chat
Olá! como podemos ajudar?