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ESPECIALIZAÇÃO EM
PRODUÇÃO MUSICAL

Sobre o curso

Seja um especialista em produção musical com formação completa! Para se estabelecer no mercado de produção musical é fundamental uma formação que forneça o conhecimento necessário da teoria e das práticas de trabalho em técnicas de gravação, edição, mixagem e masterização, além do domínio de softwares específicos. A Especialização em Produção Musical proporciona esta formação completa, com diversas disciplinas que abordam as múltiplas etapas da produção.

Grupo exclusivo para alunos no Whatsapp.

Vídeo

Disciplinas

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Sistema de Gravação: Hardware – montagem | Software – configuração, ferramentas e características no processo de gravação

Introdução: Preparação | Equipamentos | Instrumentos | Ambiente | Limpeza | Marcações

Fluxo de Trabalho: Gravando a banda inteira ao mesmo tempo | Gravando uma guia com os instrumentos primeiro, depois re-gravando os instrumentos individualmente | Gravando alguns instrumentos essenciais (Bateria, Baixo, Guitarra e Voz) primeiro, e depois os outros individualmente | Gravando os instrumentos individualmente, sobre uma guia pré-gravada

Equipamentos: Pre-amplificação | Estrutura de ganho | Equalização | Compressão | Escolha do microfone
Técnicas de Microfonação: Posicionamento do microfone | A fase | Técnicas de captação estéreo – Coincidente (X-Y), Semi coincidente (ORTF), Espaçado (AB), M/S

Microfonando Instrumentos: Bateria | Baixo acústico | Baixo elétrico | Violão | Guitarra | Bandolim/Cavaco | Cordas | Metais | Piano acústico | Percussão | Vocais e Locução

Mixagem: Fluxograma de trabalho | Edição | Fase | Monitoração – Níveis de SPL na Mix, Calibração L/R + Sub, Referência | Distribuição Espacial, as 3 dimensões – 1ᵃ dimensão (pan, estéreo expander, dobras), 2ᵃ dimensão (EQ, regiões de frequências e suas características, interrelações entre regiões de frequências, regras básicas, EQ em uso na mix) | 3ᵃ dimensão (ambiência, compressão, layers, summing mix, interfaces digitais, preparando o Master)

Masterização: Fluxograma de Trabalho | EQ | Dinâmica – compressão básica, compressão multibanda, compressão paralela | Decodificação M/S | Finalizando a Master

Metodologia

● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certificado Digital

Detalhes

CARGA HORÁRIA

138h

DIAS E HORÁRIOS

Terças, Quartas e Quintas, 18h45 às 21h45

LOCAL

Fundição Progresso / 2R Estúdio

INÍCIO

04/10/2022

Por que estudar no IATEC

BENEFÍCIOS

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

AMBIENTE VIRTUAL PARA SUPORTE AOS ALUNOS

Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.

PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR

A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

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CARLOS ROBERTO PEDRUZZI

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA...

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EZIO FILHO

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em…

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FRED JUNIOR

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador...

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Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos...

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Há 20 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização...

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STEPHANYE CORREA

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CELSO LARA

Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC - Instituto de Artes e…

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WAGNER PEDRETTI

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio…

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MARCUS WATSON

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI…

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JOHANNA WEGLINSKI

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a...

Observações

Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.

CRONOGRAMA DE AULAS

Áudio Fundamentos
04/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
19/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
20/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
26/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
27/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
03/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
09/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

Áudio Equipamentos
10/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
16/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
22/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
23/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
24/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
29/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
30/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

Pro Tools
01/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
07/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
14/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
15/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

Técnicas de Gravação
03/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
04/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
05/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
10/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
11/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
12/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
17/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
18/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)

Mixagem e Masterização
19/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
24/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
25/01/2023  – 18:45h as 21:45 (Online)
26/01/2023 – 18:45h as 21:45 (Online)
31/01/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
01/02/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
02/02/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)
07/02/2023 – 18:45h as 21:45h (2R Estúdio)

Endereços:

Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Lapa/RJ
2R Estudio: R. Carlos Machado, 176 – Jacarepaguá/RJ

Investimento

Garanta hoje mesmo a sua vaga!

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ou R$ 3.998,00 à vista

Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Ezio Filho

Proprietário do estúdio Audiolume, onde faz gravações, mixagens e masterizações. Trabalhou em projetos como o de recuperação de discos de 78RPM no Instituto Moreira Salles (no qual também fez o projeto e instalação dos equipamentos de recuperação), em discos de artistas como Os Cariocas, Wanda Sá, Kleiton e Kledir, songbook Edu Lobo, entre outros.
Também fez projetos de acústica, como o do H1 Produções e Estúdio (Portugal), Estudio da Somlivre (Rio de Janeiro), além de compositor de trilhas sonoras para TV e publicidade.
Baixista e diretor musical da cantora Zélia Duncan desde o início da carreira. Como músico já trabalhou com artistas como Tim Maia, Edu Lobo, Djavan, Leila Pinheiro, entre outros.

Fred Junior

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Proprietário da Union Systems Som, Luz e Imagem Ltda (Niterói, RJ).

Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Regular de Áudio, atuou de 2002 a 2017 como Professor do Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio e no Programa de Treinamento (PET), nas disciplinas de Técnicas de Sonorização, Operação de Sistemas, Dimensionamento de Sistemas, Acústica I, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Aplicações e Treinamento em Consoles Digitais.

Iniciou profissionalmente com áudio em 1990, no studio K e DC VOX, no Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991 /1992), Banda Bagabalô (Reagge Sem Fronteiras e Transparente), Banda Usina Pop, entre outros.

Em sonorização, como Técnico de P.A e Monitor atuou com banda Auê, the Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zélia Duncan, Zé da Velha e Silvério Pontes, Lorena Simpson, Adriana Arydes, Diego Fernandes, Ítalo Villar, Ziza Fernandes, entre outros.

Responsável técnico pelos espetáculos Tralalá – 100 anos de Lamartino Babo e As Violetas Voltaram, com a direção de Ricardo Cravo Albim.

João Mugrabi

Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos a grandes eventos.

Além de instrutor do IATEC, presta serviços na área de áudio para o jornalismo do SBT Rio, além de atuar como técnico de som em diversos shows e eventos.

João Vicente

Há 20 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização. Atualmente mixando P.A. nas turnês dos artistas Zélia Duncan, Erasmo Carlos, Gabriel Moura, JoãoDonato, Mahmundi e DDP Diretoria.

Trabalhou em empresas como Mac Audio, BKS Audio; e com diversos artistas como: Beth Carvalho, Lobão, Latino, Emílio Santiago, Hamilton de Holanda, entre outros.

Stephanye Correa

Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Técnica em eletrônica, recebeu o VI Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos.

Participou de treinamentos com a Britsh Council, no espetáculo MIANN (no Teatro Carlos Gomes) e no Manchester Day 2017, em intercâmbio no Reino Unido. Já atuou com captação de som direto na Globo (2019), e como operadora de som no Teatro Maison de France, SESC Copacabana, Teatro Prudential, Petra Gold, Riachuelo, entre outros. Técnica de som do Festival FARO 2020, da rádio Mood FM.

Celso Lara

Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação . Estudou Engenharia Mecatrônica na instituição de ensino Universidade Católica de Petrópolis.

Wagner Pedretti

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Técnico de PA e monitor, membro da Audio Engineering Society (AES). Atua na área de soluções acústicas para templos, estúdios e ambientes diversos. Formou mais de 60 turmas – aproximadamente mais de 700 alunos, ministrando as matérias: Pro Tools, Técnicas de Sonorização, Áudio Básico e Edição, Mixagem e Masterização. Dentre seus alunos, destacam-se Mario Jorge Bruno (técnico e sócio da Companhia dos Técnicos), Vinni (cantor), Alex Meirelles (tecladista do Cidade Negra) e Lazão (baterista do Cidade Negra). 

Executou mais de 2.000 shows como técnico de PA ou monitor nas maiores casas de show do Brasil, como Canecão, Apoteose, Maracanãzinho, Credicard Hall, Siará Hall, Chevrolet Hall, Rio Sampa e Mineirinho. Trabalhou como técnico de PA, técnico de monitor ou engenheiro de gravação com os artistas Fernanda Brum, Tutuca Borba (Roberto Carlos), Sergio Knust (Yahoo), Nill (ex-Dominó), Chris Duran, Eyshila, Marina de Oliveira, Voices, 4 por 1, Alda Célia, Jozziane, Marquinhos Gomes, Elaine de Jesus, Raissa e Ravel, Projeto Vida Nova de Irajá, Marco Aurélio, Celina Borges, Adriana, Projeto Vida Nova Parque fluminense, Canta Brasil 500, Canta Rio, Embaixada do Reage, Regis Danese, Banda Doulos, Alfalife, Marcos Góes, Grazy Maia, Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, Banda Pódium, Igreja Batista Nova Filadélfia, Igreja Batista Fonte da Vida (PR), Igreja Batista Nova Ebenezer, Alex e Alex, Emerson Pinheiro, Deusmar, Marcos Kinder, Klênio, Café com Jazz, Linha 2, Léo Trajano, God´s Boy, Grupo Luz, Haguidene, Lizlanne, Cristina Helen, Josy Santos, Família Olicar, Luiz Cláudio, Ariane, Banda e Voz, Carlinhos Felix, Canto da Terra, Vinni, Lazão, entre muitos outros artistas. 

Em 2010, foi o responsável pelo Projeto do CNPQ Universal, no cargo de engenheiro de gravação, edição e mixagem (base de síntese de voz).

Marcus Watson

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI como PMP e especialista em Finanças, Gerenciamento de Projetos, Informática Educativa e Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância.

Johanna Weglinski

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle Eletroacústica. Na Controle, participou de projetos de acústica de estúdios, centros culturais e igrejas. Flautista e saxofonista, teve formação musical no curso técnico de Flauta da Escola de Música Villa Lobos (2009) e na UniRio (incompleto). Enquanto soprista, participou de diversos conjuntos, transitando entre a música de concerto e a música popular brasileira. É graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRJ (2018), com intercâmbio em urbanismo sustentável e planejamento urbano em Reims, na França. Possui Pós graduação em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, pelo IPPUR/UFRJ (2020). Trabalha como arquiteta autônoma desde 2018, tendo experiências de projeto diversas (residencial, comercial, interiores, intervenções urbanas e urbanização, conservação e restauro).

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