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ESPECIALIZAÇÃO EM
SONORIZAÇÃO DE
SHOWS E EVENTOS

Sobre o curso

Nosso curso é projetado para profissionais e entusiastas que desejam aprimorar suas habilidades na área de sonorização. Aprenda técnicas avançadas de mixagem, acústica, configuração de equipamentos e soluções de áudio para shows e eventos. Com a orientação de especialistas do setor, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas e teóricas, garantindo experiências sonoras excepcionais. Junte-se a nós e leve a qualidade do som em shows e eventos a um novo patamar!

Grupo exclusivo para alunos no Whatsapp.

Vídeo

Disciplinas

A natureza do som
– Frequência, período e comprimento de onda
– Sistema massa-mola
– Fase entre ondas
– Interferência
– Harmônicos

O decibel
– Logaritmos
– dB para potências elétricas
– dB para tensões elétricas
– Os níveis de referência

O sistema auditivo
– Percepção à variação de frequências
– Percepção à variação de níveis
– Dependência conjunta da frequência e da intensidade
– Percepção à variação no tempo
– Diferentes efeitos das reflexões do som

Propagação do som ao ar livre
– Alterações na intensidade
– Perda extra devido à umidade
– Alterações na velocidade de propagação do som
– Alterações no curso de propagação do som

Eletrônica
– Princípios da eletricidade
– Corrente contínua (CC)
– Corrente alternada (CA)
– Sistemas digitais

Acústica
– Isolamento acústico
– Box in a box
– Piso
– Paredes
– Forro
– Lei da massa (transmission loss – TL)
– Classe de transmissão sonora (STC)
– Perda de isolamento

Condicionamento acústico
– Modos

Tempo de reverberação

– Microfones
– Direct Box
– Cabos e Conectores
– Pré Amplificadores
– Áudio Digital
– Consoles de Áudio
– Equalizadores
– Processadores Dinâmicos
– Processadores de Efeitos
– Plug-ins de Áudio
– Gravadores de Áudio
– Interfaces de Áudio
– Divisores e Crossovers de Áudio
– Amplificadores de Potência
– Caixas Acústicas (Parte 1)

– Consoles Digitais ao Vivo
– Evolução dos Consoles de Mixagem
– Aplicações dos Consoles de Mixagem
– Configurações dos Consoles Digitais
– Processamento Digital em Consoles Digitais
– Conversores de Áudio em Consoles Digitais
– Famílias dos Consoles Digitais
– Módulos dos Consoles Digitais
– Distribuição dos Canais nos Consoles
– Automação, Sessões e Cenas
– Vantagens dos Consoles Digitais
– Desvantagens dos Consoles Digitais
– O Futuro dos Consoles Digitais

– Sistemas de Transmissão e Recepção
– Equipamentos / Acessórios para Sistemas de RF
– Coordenação de Sistemas RF
– Exemplos de Sistemas em Trabalho

– O que é Áudio sobre Redes de IP?
– Vantagens do Áudio sobre IP
– Órgãos Reguladores
– Rede
– Elementos Físicos da Rede
– Topologia das Redes
– Principais Protocolos de Rede
– Protocolo Dante

– Energia Elétrica
– Como Funcionam as Fases
– Amperagem
– Cálculo de Carga para Sistemas de Sonorização
– Fontes de Energia Elétrica para Sistemas de Sonorização
– Estabilizadores
– Main Power / O que é e como funciona?
– Conectores Elétricos
– Aterramento
– Instrumentos de Medição

– O Software
– O Computador (Configurações)
– Placas de Áudio
– Microfones
– Calibrador
– Decibilímetro
– Diferenças entre Medição Acústica e Elétrica
– Configurações das Medições (Entradas e Saídas)
– Gerador de Ruídos (Pink Noise, Sine, etc.)
– SPL, RTA, Spectrum e Spectrogram
– Transfer Function, Delay, Impulse, Coerência e Fase
– Posicionamento e Distância do Microfone

– Sistemas de Sonorização
– Desenvolvimento dos Sistemas de Sonorização
– Objetivos de um Sistema de Sonorização
– Problemas de um Sistema de Sonorização
– Conceitos de Acústica em Sonorização
– O Ambiente que será Sonorizado
– Gerenciadores de Sistemas de Sonorização
– Partes dos Sistemas de Sonorização
– Sistemas de Sonorização Fixos x Móveis
– Escolhendo um Sistema de Sonorização
– Softwares para a Implementação de Sistemas de Sonorização

– As Funções em Sistemas de Sonorização
– Coordenação e Planejamento
– Rider Técnico da Empresa de Sonorização
– Rider Técnico da Banda
– Mixagem da Banda para Ela Mesma
– Mixagem da Banda para o Público

Metodologia

● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certificado Digital
● O material didático, gravações de aulas (Online/EAD), vídeos e conteúdos extras são disponibilizados exclusivamente aos alunos via Google Classroom. Para ter acesso é necessário que o aluno tenha uma conta Google.

Detalhes

CARGA HORÁRIA

138h

DIAS E HORÁRIOS

Terças, Quartas e Quintas
Ver calendário em OBSERVAÇÕES

LOCAL

Turma Híbrida

INÍCIO

16/04/2024

Por que estudar no IATEC

BENEFÍCIOS

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

AMBIENTE VIRTUAL PARA SUPORTE AOS ALUNOS

Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.

PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR

A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

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carlos roberto pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização...

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Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico...

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Dono do estúdio de produção Mugrabi Studios, atua também como técnico de som...

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Há 24 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação...

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Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em...

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marcus watson

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica…

Observações

CALENDÁRIO DE AULAS

Áudio Fundamentos – Aulas online

16/04/2024 – 19h às 22h

17/04/2024 – 19h às 22h

18/04/2024 – 19h às 22h

23/04/2024  – 19h às 22h

24/04/2024 – 19h às 22h

25/04/2024 – 19h às 22h

30/04/2024 – 19h às 22h

02/05/2024 – 19h às 22h

07/05/2024 – 19h às 22h

08/05/2024 – 19h às 22h

09/05/2024 – 19h às 22h

14/05/2024 – 19h às 22h

15/05/2024 – 19h às 22h

16/05/2024 – 19h às 22h

21/05/2024 – 19h às 22h

 

Áudio Equipamentos – Aulas online

22/05/2024 – 19h às 22h

23/05/2024 – 19h às 22h

28/05/2024 – 19h às 22h

29/05/2024 – 19h às 22h

04/06/2024 – 19h às 22h

05/06/2024 – 19h às 22h

06/06/2024 – 19h às 22h

11/06/2024 – 19h às 22h

 

Consoles Digitais

12/06/2024       19h às 22h – online

13/06/2024       19h às 22h – online

18/06/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

19/06/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

 

Sistemas de Áudio sobre Rede IP

20/06/2024       19h às 22h

25/06/2024       19h às 22h

26/06/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

 

Gerenciamento de Sistemas de RF

27/06/2024       19h às 22h

02/07/2024       19h às 22h

03/07/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

 

Elétrica aplicada aos Sistemas de Sonorização

04/07/2024       19h às 22h

10/07/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

 

Dimensionamento e Instalação

09/07/2024       19h às 22h

11/07/2024       19h às 22h

17/07/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

24/07/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

 

Medição de Desempenho em Sistemas de Sonorização 

16/07/2024       19h às 22h

31/07/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

 

Operação de Sistemas

18/07/2024       19h às 22h

23/07/2024       19h às 22h

25/07/2024       19h às 22h

07/08/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

14/08/2024       18:45h às 21:45h – prática presencial

Aulas online ao vivo via Zoom.

Local das aulas práticas:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24, Lapa/RJ

Encaminhamento ao DRT:

O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo(s) sindicato(s), não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.

Investimento

Garanta hoje mesmo a sua vaga!

1º LOTE

12xR$ 389,98

ou R$ 3.907,45 à vista.

15% OFF ATÉ 09/02/24

2° lote

12xR$ 412,42

ou R$ 4.137,30 à vista.

10% OFF ATÉ 11/04/24

3° lote

12xR$ 458,80

ou R$ 4.597,00 à vista.

Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Fred Junior

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Responsável Técnico da empresa M2 Eventos(RJ)

Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Regular de Áudio, atuou de 2002 a 2017 como Professor do Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio e no Programa de Treinamento (PET), nas disciplinas de Técnicas de Sonorização, Operação de Sistemas, Dimensionamento de Sistemas, Acústica I, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Aplicações e Treinamento em Consoles Digitais.

Iniciou profissionalmente com áudio em 1990, no studio K e DC VOX, no Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991 /1992), Banda Bagabalô (Reagge Sem Fronteiras e Transparente), Banda Usina Pop, entre outros.

Em sonorização, como Técnico de P.A e Monitor atuou com banda Auê, the Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zélia Duncan, Zé da Velha e Silvério Pontes, Lorena Simpson, Anita, Adriana Arydes, Diego Fernandes, Ítalo Villar, Ziza Fernandes, entre outros.

Responsável técnico pelos espetáculos Tralalá – 100 anos de Lamartino Babo e As Violetas Voltaram, com a direção de Ricardo Cravo Albim.

João Mugrabi

Dono do estúdio de produção Mugrabi Studios, atua também como técnico de som e produtor técnico de shows e eventos. Atualmente Engenheiro de Som de uma das maiores duplas de música eletrônica, o Dubdogz.

Técnico de Som Direto pra séries e publicidade. Na TV, já prestou serviços para o Jornalismo do SBT, transmissão de jogos, Reality Shows como o Programa MasterChef, entre outros.

João Vicente

Há 24 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização. Atualmente mixando P.A. nas turnês dos artistas Zélia Duncan, Jorge Vercillo, Mahmundi ,Drenna e Luana Mallet

Trabalhou em empresas como Mac Audio, BKS Audio; e com diversos artistas como: Beth Carvalho, Lobão, Latino, Emílio Santiago, Farofa Carioca ,Hamilton de Holanda, Rita Benedito ,Erasmo Carlos entre outros.

Renato Muñoz

Iniciou profissionalmente no Áudio em 1990. Atua em Estúdios como o Nas Nuvens e Discover; e presta serviço para as empresas de som Lang Brothers e Loudness. Trabalhou com artistas renomados como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Barão Vermelho, Skank, Cidade Negra, Titãs, Paralamas do Sucesso e Lulu Santos, entre outros. Trabalhos de mixagem para broadcast em eventos como o Rock in Rio, Lollapalooza, Prêmio Multishow de Música, Copa do Mundo 2014 e MTV (VMB). Professor do IATEC desde a sua fundação.

Stephanye Correa

Técnica de som, atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Participou de treinamentos com a Britsh Council, no espetáculo MIANN e no Manchester Day 2017, em intercâmbio no Reino Unido.

Sonoplasta na Globo, participa das transmissões nos canais Multishow, BIS, Sportv, Premiere e Combate, atuando em eventos como Lollapalooza, Tardezinha, Tim Music Rio, Copa do Mundo 2022, Ça Va Paris, entre outros. No teatro, atuou como técnica de som em peças como “Josephine Baker – a vênus negra”, “Vamos comprar um poeta?”, “Deixa a dor por minha conta – um musical sobre Sidney Miller”, “Pluft, o fantasminha”, “O Pescador e a Estrela”, “Preta Gil: Mais Preta que Nunca”, entre outras, além de ter sido a técnica da casa no Teatro XP Investimentos por 2 anos. 

Também atua com shows ao vivo, tendo sido técnica de PA e monitor da Mc Rebecca, e técnica de som no Festival FARO 2020, da rádio Mood FM, onde atuou com artistas como Marina Íris, Pietá, Anderson Primo, Caio Prado e Júlia Mestre. Técnica em eletrônica, recebeu o VI Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos com um projeto de sonorização para o Espaço Furnas Cultural.

Celso Lara

Professor no SENAI/RJ, Universidade Estácio de Sá e no IATEC, entre outras. Especialista em Engenharia Mecatrônica na Universidade Católica de Petrópolis. Graduado em Eletrônica e Matemática (em curso). Técnico em Eletrônica e Eletrotécnica.

Wallace Novaes

Atualmente Técnico de Monitor do Jorge Vercillo; profissional de áudio com mais de 15 anos de experiência no mercado, trabalhou também com grandes empresas de sonorização, produtoras de eventos e diversos artistas, os quais:  Alcione, Vanessa da Mata, Zélia Duncan, Frejat, Gabriel o Pensador entre outros. 

Participou de grandes  eventos, entre eles:  Réveillon de Copacabana, Arena Fifa Fan Fest, Ted Talks, I Love Jazz, Lollapaloza, João Rock, entre outros. Espetáculos teatrais e companhias de balé nacionais e internacionais. Gravou e participou inúmeras vezes de registros de CD e DVD de grandes artistas da música.

Atua também com desenvolvimento e consultoria de  projetos para sonorização.

Rodrigo Duarte

Técnico de Áudio formado na Rio Música, começou a carreira em 2002 no Discover Studio, estúdio pioneiro no uso de Pro Tools no Brasil. Participou de gravações de artistas como Guinga, João Bosco, Cidade Negra, Lulu Santos, Marina Lima, Buchecha, entre outros. Trabalhou nas edições e mixagens do Álbum “Cantando Histórias” de Ivan Lins, vencedor do Grammy Latino de Álbum do Ano e Gravação do Ano em 2005.

Em 2003 começou como técnico de monitor da banda Dibob e em 2006 assumiu os monitores do Barão Vermelho. Já operou monitores em festivais internacionais como BMW Jazz Festival, Rock in Rio e de artistas como Snarky Puppy, Pat Metheny, Chris Botti, Brad Mehldau, Maria Gadú, Marcelo D2, Paulo Gustavo, Edú Lobo, Skank, Cidade Negra, Ney Matogrosso, entre outros.

Entre 2013 e 2017, assumiu a Coordenação de Áudio da Cidade Das Artes, maior complexo cultural do Rio de Janeiro com 95000 m² e mais de 6 salas de exibição. 

Técnico de monitor do artista Frejat desde 2008.

Alexandre Simi

Técnico de Monitor do Skank / Técnico Freelancer na empresa Loudness.

Formado em Técnico de Eletrônica, Funcionário da Mac Audio (2000 a 2002), Lang Brothers Sonorização (2003 a 2011) e Free lance na Loudness Sonorização, Gabi Som e outras. Certificações na Rio Musica em Sonorização, Shure em Rádio Frequência, Meyer Sound em Sound System Design, Rational Acoustics em Smaart, Audinate em Dante e mais de vinte anos de atuação no mercado de Sonorização de shows e eventos atuando como técnico de sistema em empresas e também técnico de monitor de bandas.

Johanna Weglinski

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle Eletroacústica. Na Controle, participou de projetos de acústica de estúdios, centros culturais e igrejas. Flautista e saxofonista, teve formação musical no curso técnico de Flauta da Escola de Música Villa Lobos (2009) e na UniRio (incompleto). Enquanto soprista, participou de diversos conjuntos, transitando entre a música de concerto e a música popular brasileira. É graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRJ (2018), com intercâmbio em urbanismo sustentável e planejamento urbano em Reims, na França. Possui Pós graduação em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, pelo IPPUR/UFRJ (2020). Trabalha como arquiteta autônoma desde 2018, tendo experiências de projeto diversas (residencial, comercial, interiores, intervenções urbanas e urbanização, conservação e restauro).

Marcus Watson

Professor, editor, projetista acústico, especialista em gerenciamento de projetos e músico amador. Técnico Eletrônico pelo CEFET-RJ, possui bacharelado e licenciatura em Informática, especialização em Gerenciamento de Projetos, certificado PMP pelo PMI, e especializações em Informática Educativa, Design Instrucional e MBA em Gerenciamento de Projetos, com extensão em finanças corporativas e também em educação a distância.

Atualmente cursando graduação em Arquitetura, especialização na PUC Rio em Business Intelligence e concluindo pós em Projeto de Acústica e Iluminação, da Audium.

Já atuou como assistente do Engs. Sólon do Valle e Carlos Pedruzzi. Com Pedruzzi, criaram a CONTROLE Eletroacústica em 2016.

Professor de Acústica no IATEC e do Curso Técnico de Informática na FAETEC. No IATEC atuou como tutor a distância, coordenador de EaD e consultor no IATEC Engenharia. Editor e Designer Instrucional na Anil Editorial, funcionário da PETROBRAS e membro de diversas organizações. 

Coautor de um livro sobre fundamentos de áudio e colaborador de outro livro sobre a indústria naval e offshore do Brasil. Finalista do Prêmio Profissão Entretenimento em 2017.

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