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ESPECIALIZAÇÃO EM
SONORIZAÇÃO DE
SHOWS E EVENTOS

Sobre o curso

Aprenda a dimensionar e operar um Sistema de Sonorização profissional! O Especialista em Sistemas de Sonorização é responsável por dimensionar e ajustar os sistemas especificamente para o local de cada evento, mantendo-os em bom funcionamento. Além disso, de acordo com muitos dos mais renomados profissionais da área (seja para um show, uma peça de teatro, uma palestra ou um culto em uma igreja), um grande técnico precisa não só dominar teorias e ferramentas, mas confiar no que ouve e em seus padrões.

Grupo exclusivo para alunos no Whatsapp.

Vídeo

Disciplinas

A Natureza do Som: Frequência, período e comprimento de onda | Sistema massa-mola | Fase entre Ondas | Interferência | Harmônico | ADSR – Attack, Decay, Sustain, Release.
Eletricidade Básica: O circuito DC elementar | As grandezas elétricas – V, I, R e P | Relação entre essas grandezas | Níveis, RMS e de pico | Circuito AC elementar | Conceito de impedância – Z

Eletrônica Digital Básica: Sample rate e bit rate | Margem dinâmica, nível | Conversão – conversores (Intersample peaks) e Dither | Protocolos digitais | Clock – Word clock e Jitter | DSP | Latência

Características da Audição Humana: Percepção à variação de frequências – a extensão de nossa audição, intervalos de oitavas, nossa reação logarítmica de base 2 | Percepção à variação de níveis – a extensão de nossa audição, nossa resolução, o decibel (dBW, dBm, dBV, dBu, dBSPL) | Percepção conjunta à variações de frequências e níveis – curvas de Fletcher-Munson, escalas A, B e C em decibelímetros e analisadores de espectro, dinâmica, envelope, timbre | Percepção à variação de tempo – Efeito Hass e aplicações (em painéis refletores em Teatros e em torres de delay em sonorização), dobra, eco

Propagação do Som ao Ar Livre: Lei do inverso do quadrado da distância, fonte puntual – ondas esféricas | Lei do inverso da distância, fonte em linha – ondas cilíndricas | Perda extra devido à umidade | Alterações na velocidade de propagação | Alterações no curso da propagação

Acústica: Conceitos fundamentais | Isolamento acústico – conceitos, arranjos e materiais, lei da massa, Sound Transmission Class (STC), curva de perda de isolação, ferramentas computacionais, Normas Brasileiras (NBR 10151 e NBR 10152) | Condicionamento acústico – conceitos, painéis, elementos e materiais, análise modal, Tempo de Reverberação (RT60), coloração, inteligibilidade, painéis acústicos, ferramentas computacionais | Projetos acústicos | Medições acústicas

Microfones e DIs (Direct Injection boxes): Classificação quanto à forma de transdução – dinâmico (de bobina móvel e de fita), condensador, eletreto, cristal ou piezoelétrico, carvão ou carbono | Classificação quanto à figura de captação – omnidirecional, bidirecional e direcional (cardióide, supercardióide, hipercardióide ou shotgun) | Microfone PZM | Microfone Lavalier | Microfone de contato | Microfone sem fio | DIs, ativas e passivas | Características de microfones e DIs

Cabos e Conectores: Tipos de cabos, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia | Tipos de conectores, suas características e aplicações – de sinal, de caixa e de energia

Placas de Áudio: Para gravação, reprodução e medição | Conexões analógicas, digitais e midi | Conversão: sample rate e bit depth | Clock | Chipset

Consoles de Mixagem: De PA, Gravação e Cinema/TV | Analógica e digital | Canais de entrada | Grupos e VCAs | Seção Master | Características

Equalizadores: Shelving | Hi cut e Low cut | Passa baixas, passa altas e passa banda | Fixos, variáveis e paramétricos

Processadores de Dinâmica: Compressores, limitadores e expansores – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain), tipos de construção (ótico, valvulado ou variable MU, VCA, FET), De-esser, multibandas | Noise gates e ducks – controles (Attack, Hold, Release, Knee, Side chain, Filtros, Gain)

Processadores de efeitos: Reverb | Eco e Delay | Flanger | Phaser | Chorus | Pitch | Aural exciter

Crossovers, Amplificadores e Caixas acústicas: Crossovers passivos e ativos | Topologia dos filtros | Características dos amplificadores | Classes dos amplificadores | Funcionamento do alto-falante | Tipos de caixas acústicas | Relação entre amplificador e alto-falante

Desenvolvimento dos Consoles Digitais
Áudio Digital para Consoles Digitais
Configurações de um Console Digital: O patch bay
Módulos dos Consoles Digitais: Equalização | Processamento dinâmico | Processadores de efeitos
Automação

Sistemas de Transmissão e Recepção

Frequência: Comprimento de onda eletromagnética | Propagação e efeitos | Modulação | Espectro de rádio frequência

Transmissão e Recepção: Pre/De Ênfase (equalização) | Compressão/Expansão (Compander) | Filtros | Diversidade | Squelch

Cabos de RF: Tipos | Atenuação | Conectores

Antenas: Tipos – Isotrópica, Dipolo, Log Periódica (LPDA), Helicoidal | Características – Polaridade, Ativas e Passivas | Equipamentos associados – Amplificadores, Distribuidores (Splitters) e Combinadores (Combiners) | Interferências – Direta, Indireta, Canais de TV, Intermodulação, Ruído de fundo

Coordenação de Sistemas: Equipamentos – Scanners, Sintonizador/Receiver, Softwares | Posicionamento – Sistemas, Antenas | Erros Comuns | Dicas de Trabalho | Exemplos de Sistemas

Protocolos de Transmissão de Áudio Digital: Transporte de Áudio Digital – Word Clock, Sample Rate, Banda (número de canais), Dados | Protocolos de 2 canais – AES/EBU, SPDIF | Protocolos Multicanais – ADAT (Lightpipe), COBRANET, DANTE, MADI, AVB | Formas de Transmissão P2P x IP – Principais diferenças

Protocolos de Transmissão IP: Hardware – Par trançado, Fibra ótica, Conectores, Switches, Acessórios | Software – Dante Controller, Ravena Aneman, HiQ Net | Topologias de redes mais utilizadas – Barramento, Anel, Estrela

Aplicações de Redes de Áudio IP: Projeto – Necessidade do sistema, Componentes do sistema, Fluxo do sinal | Configuração – Prática de configuração de Rede em Protocolo DANTE

As Fontes de Energia e os Equipamentos: Transformador – Monofásico, Trifásico | Gerador – Monofásico, Trifásico | Aterramento | Main Power | Estabilizador | Cabos – especificações e padrão de cores | Multímetro – medidas de voltagem, medidas de corrente

A Carga: Regime de trabalho (Duty Cycle) | Fator de Crista | Cálculo da potência – potência instalada | Cálculo da carga – potência consumida | Distribuição da energia pelo sistema

Equipamentos: O Decibelímetro | O Analisador de Espectro | Softwares – A função de transferência, Medição de amplitude, Medição de fase, Medição de delay, outras medições

Uso dos softwares para alinhamento de Sistemas

Os Equipamentos: Consoles – Para aplicações ao vivo, Analógicas x Digitais | Ligações – Cabos de microfone, Subsnakes, Splitters, Multicabos, Rede | Gerenciadores – Entradas e saídas, Processamento interno | Amplificadores – Gerenciamento nos amplificadores, Amplificadores em caixas | Sistemas de Caixas – Array x Line Array, Distribuição de Caixas (L/R apoiado, L/R suspenso, Outer fill, Center fill, Front fill, Down fill, Delays, Subs (apoiado, suspenso, cardióide, supercardióide))

O Sistema e o Ambiente: O Ambiente do Evento | Geometria | Distribuição do Público | Softwares de Previsão de Comportamento

Instalação, Teste, Alinhamento e Equalização: Instalações Fixas x Instalações Móveis | Infraestrutura necessária para o “fly” e sua instalação | Instalação dos Subs | Testes de funcionamento | Alinhamento de cada grupo de caixas e entre eles | Equalização de cada grupo de caixas e entre eles

As Funções em Sonorização: Produtor do Evento | Produtor Técnico do Evento | Produtor Técnico da Banda | Técnico Responsável pelo Sistema | Técnico de Mixagem FOH | Técnico de Mixagem MON | Outros Profissionais

Coordenação e Planejamento: Tipo de Evento | Onde e quando será realizado | O Rider | A posição do House Mix

Monitoração: Caixas de chão e suas posições | Side fills, no chão e fly | In ear, fones | Subs | Shaker

Mixagem: Conhecer os instrumentos – ouvir os instrumentos em vários locais de seu entorno | Conhecer o programa – As variadas estéticas | Como captar o programa – Escolha do microfone ou DI, Posicionamento do microfone, Uso de mais de um microfone para a mesma fonte, Uso de microfone e DI para a mesma fonte | Uso de Compressores, Gates e outros processadores de dinâmica | Uso de Efeitos | Outras técnicas na mixagem

Metodologia

● As aulas são teóricas e em laboratório (demonstração);
● Há testes práticos, com a finalidade de avaliar e estimular o aluno;
● É distribuída apostila digital com os assuntos tratados no Curso;
● Nas aulas com softwares, o aluno deve usar fone e computador portátil pessoal;
● Algumas aulas podem ocorrer fora da sede do IATEC. O aluno deverá se informar sobre o calendário na secretaria da escola;
● Certificado Digital

Detalhes

CARGA HORÁRIA

138h

DIAS E HORÁRIOS

Terças, Quartas e Quintas, 18h45 às 21h45

LOCAL

Fundição Progresso / Mac Audio

INÍCIO

04/10/2022

Por que estudar no IATEC

BENEFÍCIOS

Pacotes de cursos e treinamentos profissionalizantes, alunos e ex-alunos que desejam cursar outras disciplinas na Instituição, funcionários e dependentes de Empresas conveniadas.

AMBIENTE VIRTUAL PARA SUPORTE AOS ALUNOS

Sistema de conteúdos online via Google Classroom, onde os alunos têm acesso aos materiais de aula e apostilas.

PARCERIAS COM EMPRESAS DO SETOR

A Escola promove Visitas Técnicas direcionadas com as maiores Empresas e Instituições no setor Audiovisual, de Produção de Eventos e Telecomunicações.

CONHEÇA OS SEUS PROFESSORES

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Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização...

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Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos...

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Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC - Instituto...

Observações

Encaminhamento ao DRT: O IATEC somente faz o encaminhamento aos sindicatos competentes, não sendo responsável pela emissão do registro. A aprovação ou não do registro é algo de competência do(s) sindicato(s). A categoria do registro, é usualmente concedida como operador de áudio. As categorias e normas de concessão podem ser alteradas, ou até mesmo suspensas pelo(s) respectivo (s) sindicato (s). Não tendo o IATEC responsabilidade sobre os fatos e consequências dessas alterações, suspensões ou negativas de aprovações de cadastro.

 

CRONOGRAMA DE AULAS:
Obs: Aulas teóricas presenciais na Fundição Progresso (RJ) / aulas práticas presenciais na Mac Audio (RJ)

Áudio Fundamentos
04/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
06/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
13/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
19/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
20/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
26/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
27/10/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
03/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
08/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
09/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

Áudio Equipamentos
10/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
16/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
22/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
23/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
24/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
29/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
30/11/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)

 

Consoles Digitais
01/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Fundição Progresso)
06/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Fundição Progresso)
07/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Fundição Progresso)
08/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Fundição Progresso)

 

Sistemas de Áudio sobre Rede IP
13/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
14/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
15/12/2022 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)

 

Gerenciamento de Sistemas de RF
03/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
04/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
05/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)

Elétrica aplicada aos Sistemas de Sonorização
10/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
11/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)

 

Dimensionamento e Instalação
12/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
17/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
18/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)
19/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)

Medição de Desempenho em Sistemas de Sonorização
24/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
25/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)

 

Operação de Sistemas
26/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
31/01/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
01/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Teórica – Fundição Progresso)
02/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)
07/02/2023 – 18:45h às 21:45 (Prática – Mac Audio)

 

Endereços:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Lapa/RJ
Mac Audio: Avenida Ten. Cel. Muniz Aragão, 965 – Anil – Jacarepaguá/RJ

Investimento

Garanta hoje mesmo a sua vaga!

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Carlos Roberto Pedruzzi

Engenheiro de Telecomunicações, consultor em sistemas de sonorização, e técnico de PA.

Participou da sonorização de eventos como: Projetos Aquários, Réveillon em Copacabana, Rock in Rio I e II, Missa Campal com o Papa João Paulo II, Festivais Free Jazz, Prêmios Sharp e Shell de Música, ECO 92, apresentações de artistas como Paul McCartney, Tina Turner, Billy Paul, Eric Clapton, Placido Domingos, Groove Washington Jr., entre outros.

Mixou para artistas como Joanna, Alcione, Guilherme Arantes, Marina Lima, Gonzaguinha, Emílio Santiago, Maria Bethânia, e atualmente para Zélia Duncan, Simone, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato.

É membro da Audio Engineering Society (AES) e da ABPAudio.

Fred Junior

Consultor e projetista de sistemas de sonorização e de condicionamento acústico; técnico e operador de sistemas de PA e Monitor. Proprietário da Union Systems Som, Luz e Imagem Ltda (Niterói, RJ).

Formado pelo IATEC em 2002 no Curso de Regular de Áudio, atuou de 2002 a 2017 como Professor do Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio e no Programa de Treinamento (PET), nas disciplinas de Técnicas de Sonorização, Operação de Sistemas, Dimensionamento de Sistemas, Acústica I, Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos e Aplicações e Treinamento em Consoles Digitais.

Iniciou profissionalmente com áudio em 1990, no studio K e DC VOX, no Rio de Janeiro. Participou da gravação de artistas como Roberto Carlos (programação de bateria em 1991 /1992), Banda Bagabalô (Reagge Sem Fronteiras e Transparente), Banda Usina Pop, entre outros.

Em sonorização, como Técnico de P.A e Monitor atuou com banda Auê, the Fevers, Allobend (ex-Banda Mel), Rosa Maria, Tony Platão, Zélia Duncan, Zé da Velha e Silvério Pontes, Lorena Simpson, Adriana Arydes, Diego Fernandes, Ítalo Villar, Ziza Fernandes, entre outros.

Responsável técnico pelos espetáculos Tralalá – 100 anos de Lamartino Babo e As Violetas Voltaram, com a direção de Ricardo Cravo Albim.

João Mugrabi

Profissional especializado em instalação, montagem e operação de equipamentos de som de pequenos a grandes eventos.

Além de instrutor do IATEC, presta serviços na área de áudio para o jornalismo do SBT Rio, além de atuar como técnico de som em diversos shows e eventos.

João Vicente

Há 20 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização. Atualmente mixando P.A. nas turnês dos artistas Zélia Duncan, Erasmo Carlos, Gabriel Moura, JoãoDonato, Mahmundi e DDP Diretoria.

Trabalhou em empresas como Mac Audio, BKS Audio; e com diversos artistas como: Beth Carvalho, Lobão, Latino, Emílio Santiago, Hamilton de Holanda, entre outros.

Renato Muñoz

Formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma Xef Sound (Rio de Janeiro). No ano seguinte, assumiu o PA da cantora Elba Ramalho, onde trabalhou até 1997.

Entre 1993 e 1998, trabalhou no Estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu e Marisa Monte, entre outros. Em 1997, assumiu o PA do Barão Vermelho e depois também o PA do Frejat em seu projeto solo, quando foi responsável pela gravação e mixagem dos dois discos do cantor. Ganhador do prêmio profissional de PA do ano, também prestou serviços para a firma de sonorização Lang Brothers.

Stephanye Correa

Técnica de som no Teatro XP Investimentos (antigo Teatro do Jockey), atua com som ao vivo, especialmente em musicais e teatro. Técnica em eletrônica, recebeu o VI Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos.

Participou de treinamentos com a Britsh Council, no espetáculo MIANN (no Teatro Carlos Gomes) e no Manchester Day 2017, em intercâmbio no Reino Unido. Já atuou com captação de som direto na Globo (2019), e como operadora de som no Teatro Maison de France, SESC Copacabana, Teatro Prudential, Petra Gold, Riachuelo, entre outros. Técnica de som do Festival FARO 2020, da rádio Mood FM.

Marcus Watson

Analista de Sistemas por formação, consultor em projetos de Áudio e Acústica, certificado PMI como PMP e especialista em Finanças, Gerenciamento de Projetos, Informática Educativa e Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância.

Johanna Weglinski

Musicista e Arquiteta-Urbanista, atua na área de acústica desde 2018 em parceria com a Controle Eletroacústica. Na Controle, participou de projetos de acústica de estúdios, centros culturais e igrejas. Flautista e saxofonista, teve formação musical no curso técnico de Flauta da Escola de Música Villa Lobos (2009) e na UniRio (incompleto). Enquanto soprista, participou de diversos conjuntos, transitando entre a música de concerto e a música popular brasileira. É graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRJ (2018), com intercâmbio em urbanismo sustentável e planejamento urbano em Reims, na França. Possui Pós graduação em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, pelo IPPUR/UFRJ (2020). Trabalha como arquiteta autônoma desde 2018, tendo experiências de projeto diversas (residencial, comercial, interiores, intervenções urbanas e urbanização, conservação e restauro).

Alexandre Simi

Técnico de Monitor do Skank / Técnico Freelancer na empresa Loudness.

Celso Lara

Professor na Universidade Estácio de Sá, Escola Técnica Electra e no IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação . Estudou Engenharia Mecatrônica na instituição de ensino Universidade Católica de Petrópolis.

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